Planeta Sustentável

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Resumo ( 7o Ano)


1 - As Cruzadas.

Em 1905, o papa Urbano II, em um discurso ao ar livre, expôs aos cristãos a necessidade de reconquista de Jerusalém, considerada a Terra Santa dos cristãos, que estavam sob o domínio dos muçulmanos desde o século VII. Muitas pessoas se comoveram com a fala desse papa. A imensa fé e o objetivo de conquistar riquezas fizeram com que reis, religiosos, camponeses, mendigos, homens, mulheres, até mesmo crianças partissem para o oriente. Foram expedições militares destinadas a conquistar lugares sagrados do cristianismo, em poder dos muçulmanos, convertê-los ao cristianismo e conquistar novos territórios. A motivação religiosa, o espírito guerreiro dos nobres feudais e os interesses comerciais, podem ser citados entre as causas das Cruzadas. As principais consequências das Cruzadas foram: empobrecimento dos senhores feudais, que tiveram suas economias prejudicadas com os esforços de guerra: o aumento com o comércio oriental; desenvolvimento intelectual e cultural pelo contato com os povos do oriente.

2 - A Europa e a crise do sistema feudal.

A partir do ano 1000, a Europa passa por uma época marcada por um considerável aumento da população e da produção agrícola. O comércio começou a florescer, devido às Cruzadas, que reabriram o Mediterrâneo para os europeus. Em consequência desse fato, muitas cidades surgiram, enquanto outras renascem. O aumento da produção agrícola criou excedentes, os quais eram levados aos núcleos urbanos para serem vendidos. O comércio foi desenvolvido e girava em torno das rotas marítimas. Com o renascimento urbano surge uma nova classe social que são os: burgueses. No século XIV o feudalismo passou por várias crises, sedo: guerras; pestes; fome e revoltas populares, causando a desagregação dos feudos e o empobrecimento dos senhores feudais. Com o crescimento das cidades, o desenvolvimento do comércio e as ambições da burguesia em conquistar uma posição de maior destaque na sociedade europeia.

3 – O Renascimento

 Surge um movimento cultural que caracterizou a mudança da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, que é chamado de Renascimento. Foi a partir deste movimento que a Idade Média passou a ser conhecida como a Idade das Trevas, por ter sido uma época de superstição e ignorância. O Renascimento foi um fenômeno de revalorização cultural que atingiu toda a Europa. O Humanismo foi um movimento de valorização do ser humano por meio do estudo, da valorização e interpretação da cultura clássica.  As principais características do renascimento foram: antropocentrismo; individualismo; hedonismo; naturalismo; realismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores