Planeta Sustentável

sábado, 11 de maio de 2013

Mesopotâmia







A palavra Mesopotâmia, tem origem do grego e significa terra entre rios. Tigre e Eufrates, são os rios que contribuíram para que nesse território, surgisse uma das primeiras organizações humanas e políticas da História. A Mespotâmia fez parte do denominado crescente fértil, localização que lembra o formato de uma lua crescente e possuía um solo fértil. Atualmente, neste local, existem os países Iraque, Kuwait e Síria.
Vários povos como sumérios, amoritas, assírios e caldeus, habitaram a Mesopotâmia, sendo que havia constantes batalhas entre eles para obterem o domínio das regiões com terras melhores.
Os Sumérios eram divididos em cidades-Estado, tais como Ur, Uruk e Lagash. É atribuído a eles a invenção da escrita cuneiforme e a roda. Possuíam um governante, com o título de Patesi, que era considerado o representante de Deus na Terra.
Os amoritas formaram o Primeiro Império da Babilônia. Tiveram como grande governante, Hamurabi, que instituiu um código de leis baseado na lei de Talião, “olho por olho, dente por dente”. O Código de Hamurabi, assim chamado, era um código de leis rígidas, severas, que favorecia o homem livre, em detrimento do escravo. Exemplo da lei, era a de que se um arquiteto construísse uma casa, a casa desabasse e matasse o filho do dono, o filho do arquiteto teria que morrer também.
Os assírios localizavam-se em uma região de passagem. Após muitas invasões sofridas em seu território, tornaram-se um povo guerreiro e cruel.
Os caldeus formaram o Novo Império da Babilônia. Tiveram como um dos seus governantes, Nabucodonosor II. Ele foi responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e pela escravização dos povos das tribos de Judá, ocasionando o Cativeiro da Babilônia.
Os povos da mesopotâmia eram politeístas (acreditavam em vários deuses), desenvolveram conhecimentos de astrologia, de matemática e tiveram como principal atividade econômica, a agricultura.
Adelino Francklin

Sugestões de links:

1- Assista aos vídeos da série Grandes Civilizações sobre a Mesopotâmia. Clique aqui. 



Fonte: Blog História com Mídias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores