Planeta Sustentável

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Estilo gótico e românico


Durante a Idade Média, a arte europeia foi marcada por grande influência da Igreja Católica que tinha um poder nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade.
Então, a arte medieval também teve uma forte temática: a religião. Sendo na pintura, esculturas, livros, construções, e outras manifestações que eram supervisionadas pelo clero católico.

O estilo românico, prevaleceu na Europa na Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII). Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos e de abóbadas (influências da arte romana). Os castelos tinham um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas e existiam poucas ou pequenas janelas. Tanto nas igrejas como nos castelos, passavam uma ideia de construções “pesadas”, voltadas para a defesa. 
As igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das “forças do mal”, enquanto os castelos deveriam proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras.

Nas esculturas e pinturas, era influência do didático-religioso. Pois ocorreu em uma época em que poucos sabiam ler, a Igreja utilizou as esculturas, vitrais e pinturas, principalmente dentro das igrejas, para ensinar os princípios da religião católica. Os temas mais abordados foram: vida de Jesus e dos santos, passagens da Bíblia e outros temas da igreja. 


Já no estilo gótico que predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV), as construções (igrejas, mosteiros, castelos e catedrais) seguiam, algumas características em comum. O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima do céu. Os detalhes e a decoração também foram muito usados. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirâmides. Os arcos de volta-quebrada e ogivas foram também recursos arquitetônicos utilizados. 
Nas esculturas, prevaleceu o realismo. Os escultores davam um aspecto real e humano para as figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).
Na pintura era comum o uso de iluminuras, vitrais, painéis e afrescos. Embora a temática religiosa ainda prevalecesse, e tivesse algumas características do Renascimento: a busca do realismo, expressões dos sentimentos e diversas cores.

 

 
 
Fonte: Histórias da História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores