Planeta Sustentável

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

10 questões história para entender o Enem

História é um tema importantíssimo para o Enem. Desta forma, compreender como as questões de história são apresentadas, assim como os principais temas e formatos é essencial para o querido candidato que quer obter uma excelente média na prova. Sendo assim, vou apresentar para vocês 10 questões de história para entender o Enem.
Candidato fazendo a prova do Enem
Cada questão é analisada em seu contexto e particularidades específicos. Alguna artigos já publicados aqui no blog vão ajudá-los na empreitada de se preparar bem e detonar no Enem
  • Conteúdo de história para prova do ENEM: Você quer passar na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estar entre os primeiros no SiSU? Fique ligado no conteúdo programático de história.
  • Competências e Habilidades em Humanas: Conheça as principais competências e habilidades cobradas pelo Enem na área de ciências humanas, de acordo com a Matriz de Referência criado pelo MEC em

Questões

Questão: Evolução Humana: Esta questão apresenta um gráfico a ser interpretado, além da relação interdisciplinar entre história e biologia. Este diálogo entre disciplinas de diferentes áreas do conhecimento é uma constante no Enem.
Questão: Guerra Fria: Esta questão mostra que o Enem não é só raciocínio e interpretação. É importante também o conhecimento factual, ou seja, domínio dos conteúdos cobrados no programa do MEC. Além disso, a questão trata da Guerra Fria, um dos temas mais cobrados do Enem.
Questão: Economia na Era Vargas: Esta questão é importante na medida que trata da Era Vargas, um tema que aparece em várias edições do Enem. Características do período, como o direito dos trabalhadores, a ditadura do Estado Novo, industrialização e outras mudanças econômicas são recorrentes na prova.
Questão: Alienação do Trabalho: Esta questão, além de tratar da Revolução Industrial – tema também muito cobrado na prova -, confronta duas fontes diferentes a serem interpretadas. Neste caso, temos a utilização de um texto e uma charge. Saber fazer a leitura correta das fontes está previsto nas competências e eixos cognitivos do Enem.
Questão: Pluralidade Cultural: Esta questão mostra que o Enem não tem só a intenção de cobrar conteúdos, ou mesmo testar o raciocínio e interpretação dos candidatos. O Enem também é uma prova que busca educar, através de questões visando posturas politicamente corretas. Nunca esqueça disso.
Questão: Barbárie e Civilização: Já dissemos anteriormente que o questionamento de valores é uma constante no Enem. Esta questão, além de levantar esta análise, também estimula a comparação de imagens enquanto documentos históricos.
Questão: Crítica Social de Portinari: É bom entender a forma como algumas questões de história do Enem são elaboradas. Neste caso, a relação entre texto e imagem é apresentada de forma diferente.  A imagem é inserida como resposta, não como contexto. Legal, né? Mas isso não representa uma tendência do Enem. É mais um caso isolado.
Questão: Suicídio de Vargas: Esta questão mostra que a preocupação com Getúlio extrapola a Era Vargas. Olha o homem aí de novo. Fique atento a momentos marcantes da História do Brasil, pois costumam ser muito cobrados nas provas.
Questão: Povoamento da América: A inclusão desta questão nesta lista é muito simples: não há, no guia de conteúdos do Enem, menção sobre a pré-história da América. Mesmo assim, o assunto foi cobrado. Isto nos leva a conclusão de que não dá para seguir apenas o guia. Para garantir, leia TODOS os resumos de história deste blog.
Questão: Colonização da África: História da África, escravidão, a luta dos negros e seu papel na formação do Brasil são temas recorrentes no Enem. Há várias questões sobre este tema. Portanto, fique atento a ele.
 
 
Fonte: História Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário