- Arte com cd usado!
- Porta-livros com vidro de shampoo
- Árvores de Natal com cd usado
- Porta-lápis com pet
- Sinos com Pet
- Bandeira do Brasil com Pet
- Bandeira do Brasil com rolos
- Lata porta-treco
- Flor com caixa de ovo
- Alfabeto com tampinhas plásticas
- Bolsinhas com vidro de shampoo
- Porta-carregador de celular com vidro de Shampoo
- Porta-maquiagem e porta-lápis com shampoo
- 10 espantalhos feitos com pratinho
Planeta Sustentável
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
RECICLAGEM (FONTE: Espaço Educar)
Especial Reciclagem!
Reciclagem
Dica de reciclagem: bolsinha porta-moedas feita com vidro de shampoo vazio!
Achei fofíssima, fiquei encantada! Um modo genial de reutilizar o frasco vazio do shampoo! Elas ficam coloridas e são úteis! Podem servir de lembrança para o dia das mães! A ideia e as fotos pertencem ao weupcycle. Super criativo!
Basta recortar o vidro de shampoo, deixando uma aba, que será dobrada sobre o outro lado. Em seguida, coloque ou leve a um armarinho para alguém colocar o botão metálico de pressão. Elas guardam miudezas que é uma maravilha!
Basta recortar o vidro de shampoo, deixando uma aba, que será dobrada sobre o outro lado. Em seguida, coloque ou leve a um armarinho para alguém colocar o botão metálico de pressão. Elas guardam miudezas que é uma maravilha!
Criação e imagens: weupcycle
Curiosidade
Quais países estudam a história do Brasil?
Europeus, africanos e asiáticos se dedicam ao tema, mas pouco. O assunto geralmente é ensinado dentro da história da América Latina
Marcel Verrumo
Zé Carioca ainda é um porta-voz do Brasil. A animação da Disney Você Já Foi à Bahia? (1944), estrelada pelo papagaio, é muito usada na hora de introduzir o Brasil em salas de aula no exterior. "O desenho foi criado como parte da política de boa vizinhança", diz Lise Sedrez, professora da UFRJ, que lecionou nos Estados Unidos. O destaque dado em classe depende das relações - históricas, culturais, comerciais etc. - entre os países. "Nos EUA, as escolas de ensino médio que ensinam português também tratam da história brasileira", diz Lise. Lá, é comum escolas próximas a comunidades de brasileiros ensinarem essas disciplinas. Já o país historicamente mais ligado a nós, Portugal, não dá tanta importância ao tema (veja abaixo). Outros europeus, como Espanha, França e Reino Unido, encaixam o assunto na grade de história da América Latina. Historicamente, o Brasil ainda é periferia.
O passado brasileiro no mundo
Temas e personagens nacionais estudados além das fronteiras
América
Nos países latinos, o tema mais recorrente é Getúlio Vargas, que é discutido junto a seus pares populistas, como Juan Domingo Perón, na Argentina. Nos EUA, os assuntos mais comuns são colonização e escravidão.
Europa
O tema é pouco discutido e aparece em subdivisões da disciplina que podem soar estranhas para nós, como história atlântica. Nem Portugal dá destaque. Lá, o Brasil é estudado junto com o finado império português.
África
Embora alguns países africanos compartilhem conosco o colonizador e, consequentemente, a língua, eles não se aprofundam em nossa história. Angola e Moçambique, por exemplo, enfocam só a escravidão.
Ásia
Há institutos específicos no Japão. Mas no Timor-Leste, ex-colônia de Portugal, é pior. Verônica Lima, da Universidade Nacional do país, diz que o maior contato com nossa cultura vem da música sertaneja. Ai, Se Eu te Pego é o novo Zé Carioca.
Fontes Demian de Melo e Lise Sedrez, professores de história da UFRJ; Koji Sasaki, professor da Universidade de Tóquio, Japão; Maicon Carrijo, pesquisador de história na USP; Verônica Lima, professora da Universidade Nacional do Timor-Leste.
Revista Superinteressante
História Viva
sábado, 28 de setembro de 2013
Como fazer maquetes?
Fontes: (Profa Elizabeth Espaço Educar)
Existem diversas formas e modos de se construir maquetes. Desde as maquetes ou projetos profissionais até os que trataremos mais especificamente aqui, dentro desta postagem: As maquetes escolares. Utilizadas como modo de trazer realidade às aulas e torná-las mais concretas e dinâmicas, os professores vêm utilizando as maquetes. O problema é que nem sempre elas são construídas em sala de aula ou na escola. E aí surgem as dúvidas, os questionamentos que tentarei sanar ao menos um pouquinho aqui: Afinal, como se faz uma maquete? Que materiais se pode utilizar? Como torná-la real e ao mesmo tempo possível de transportar à Escola? Vamos descobrir isto juntos? (Liza)
Um modo de fazer maquete que vem sendo muito utilizado é o 'desdobrável', ou a maquete feita propriamente dentro de uma caixa. Pode ser caixa de papelão grande ou caixa de sapato, isto depende do seu projeto e do tamanho que deseja dar a ele.
Aqui logo abaixo coloco as fotos das maquetes feitas pelos alunos da Professora Evanildes, em caixas de sapato. Como ela mesma explica:
"A criação dessas maquetes construídas dentro de uma caixa de sapato veio da necessidade de ter um recurso que explicasse para as crianças com é a vida no campo e na cidade, este é o nosso tema trabalhado nas festas juninas."
Achei lindíssimas as maquetes deles, em caixas de sapato e posto as fotos, aqui, para que possam ter uma ideia de como fazê-las. O tema, neste caso, foi "Zona Urbana e Zona Rural".
Fotos:
Encontrei este vídeo e achei que explica bastante e sendo assim, pode ajudar:
Como fazer maquete desdobrável?
Como fazer maquete desdobrável?
Maquete desdobrável - trabalho de Ciências
Vídeo: Filmagem de uma maquete pronta
Maquete Cedup Cua dia by Romualdo e Amigos
Elaboração de maquete (Liza)
Para elaborar uma maquete é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que deseja dar à mesma. Abaixo, dou algumas sugestões que podem ser úteis na hora da escolha:
A base da maquete poderá ser feita com:
1. Folha de isopor;
2.Folha de Eucatex.
3.Tampo de madeira;
4.Tampa de papelão grosso e firme;
5.Folha de papel cartão firme;
6.MDF;
7.Caixa de papelão grande;
8. Caixa de sapato;
1. Caixas variadas, como de fósforo, sabão em pó, aveia, medicamentos, cosméticos etc. Você precisará pintar as caixas ou cobri-las com papel colorido e em seguida colocar porta, janela, telhado, chaminé etc. utilizando papéis coloridos, eva, tintas, pincéis, etc.
Maquete de prédio construída pelas estudantes de Engenharia da Unipac
2.Desenhados em papel cartão, contornados com caneta Pilot preta, coloridos.
Novamente recomendo que somente utilize este recurso se desenha bem ou então utilize moldes de casas e prédios. Temos diversos moldes aqui.
Temos mais moldes aqui também e outro aqui.
3.Recortados de revistas e colados sobre papel firme;
4.EVA (emborrachado) recortar e montar todas as partes:
5.Cartolina (apenas a fachada). Somente é recomendada se você desenha bem ou vai utilizar moldes. Caso contrário suas casas podem ficar mal feitas e isto empobrecerá o seu trabalho. Se deseja moldes de casas, clique aqui, temos muitos, temos mais aqui.
6. Papel corrugado (principalmente para edifícios que podem ter formato redondo. Se você precisa fazer maquete de castelo, com certeza deve utilizar rolos de papelão para fazer as torres, bastando pintar e colocar telhado e janelas:
As ruas e avenidas podem ser:
1.Feitas com areia ou terra colada ao fundo;
2.pintadas com tinta guache preta imitando o asfalto;
Na imagem acima, os alunos da Escola Santo Agostinho trabalham no Projeto Trânsito Legal, construindo suas maquetes. Observe as estradas bem pintadas de preto e com a sinalização bem feita, em branco.
A turma do 2º Período D, da professora Janaina Dulce, envolveu-se de forma divertida na compreensão dos direitos e dos deveres de cada um no trânsito e, consequentemente, na adoção de atitudes de respeito e responsabilidade no trânsito.
"Uma maquete com ruas, casas, prédios e semáforos foi confeccionada pela turma com sucatas diversas para que pudessem brincar e simular situações do trânsito urbano. Em um passeio pelo estacionamento do Colégio, as crianças também puderam observar a sinalização para veículos e para pedestres, aprender como atravessar uma rua ou como andar em calçadas e também puderam discutir sobre comportamentos adequados no interior do transporte escolar ou no carro do papai ou da mamãe.
Bem informadas, as crianças passaram a ser agentes mirins de trânsito, multiplicando comportamentos, agindo corretamente e repassando para a família, os amigos e os vizinhos o que aprenderam e vivenciaram."
3.recobertas de grama feita com crepom em tirinhas muito finas;
4.recobertas de grama feita com as tirinhas finas do papel de bala verde;
5.pintadas no fundo com tinta guache verde ou marrom dependendo do tipo de terreno.
1.Argila ainda é uma opção muito boa, podendo ser modelada a vontade, dando a altura e o formato desejado ao terreno. E o pacote de argila custa baratinho, podendo ser comprado em qualquer papelaria ou loja de produtos para artesanato e decoração.
Veja:
2.Barro modelado, o que exige certo tempo de secagem;
3.Papel pedra imitando rochas;
Nas imagens abaixo você pode ter uma ideia de como utilizar o papel pedra para fazer as rochas. O trabalho foi desenvolvido pela EBI.
O tema da aula era "O homem que constrói sobre a rocha", um tema bíblico.
4.Massa de Modelagem colorida (se a maquete não é tão grande)
Veja a floresta de massinha da turma 101:
Esta atividade foi realizada pelos alunos do Colégio Pedro II, no RJ. Após um jogo sensorial onde eles tinham que descobrir, usando apenas as mãos, o que tinha dentro do saco e depois, de ouvir a história do livro O SACO de Ivan e Marcello, foi muito interessante observar como os pequeninos gostaram do trabalho com a massinha de modelar.
5.jornal molhado batido em liquidificador, misturado com cola e tingido com guache verde, marrom, cinza, dependendo do que se deseja modelar.
A imagem acima mostra a utilização da técnica Paperclay para fazer modelagem e diversos objetos. Ela pode tranquilamente ser utilizada para fazer elementos de maquete. Observe aqui como se pode fazer, passo a passo e com fotos. É claro que para a maquete não precisaremos utilizar forno, precisando apenas deixar as peças, animais, casas etc. secarem, para podermos pintar.
Os automóveis podem ser:
1.carrinhos de plástico bem pequenos comprados em lojas;
2.confeccionados com sucata (caixas recobertas e desenhadas);
3.Recortados de revistas e colados em cartolina firme;
4.Montados com eva;
5.Desenhados em cartolina e recortados;
6. Modelados em massinha ou biscuit. Quer aprender a fazer massa de modelar caseira? Clique aqui.
As pessoas:
1.recortadas de revistas (fotos de pessoas reais, o que dá um efeito muito legal à maquete);
2.Bonequinhas e bonequinhos pequenos plásticos;
3.Playmobil;
4.Desenhados em cartolina, coloridos e recortados;
Árvores, animais e plantas:
1. feitos com crepom, palitos de picolé e fósforo, papel de bala franjado verde, tecido verde, recortados de revistas, desenhados em cartolina, modelados com massinha etc.
Você pode utilizar muitos materiais, pode criar a vontade! Palitos de picolé, de churrasco, para fazer postes (pinte-os com guache cinza), barbante ou lã para fazer fiações, desenhar placas de sinalização de trânsito, colar em palitos de dente e espetar, dar nomes engraçados ao comércio, fazer uma feira livre onde os legumes e frutas são modelados com massinha colorida etc.
Vídeo: Sugestão de maquete sobre poluição ambiental:
A base da maquete poderá ser feita com:
1. Folha de isopor;
2.Folha de Eucatex.
3.Tampo de madeira;
4.Tampa de papelão grosso e firme;
5.Folha de papel cartão firme;
6.MDF;
7.Caixa de papelão grande;
8. Caixa de sapato;
Os imóveis ou casas podem ser feitos com vários materiais:
1. Caixas variadas, como de fósforo, sabão em pó, aveia, medicamentos, cosméticos etc. Você precisará pintar as caixas ou cobri-las com papel colorido e em seguida colocar porta, janela, telhado, chaminé etc. utilizando papéis coloridos, eva, tintas, pincéis, etc.
Maquete de prédio construída pelas estudantes de Engenharia da Unipac
2.Desenhados em papel cartão, contornados com caneta Pilot preta, coloridos.
Novamente recomendo que somente utilize este recurso se desenha bem ou então utilize moldes de casas e prédios. Temos diversos moldes aqui.
Temos mais moldes aqui também e outro aqui.
Ela é da Casa de Papel
Esta outra casinha é do Banana Craft.
3.Recortados de revistas e colados sobre papel firme;
4.EVA (emborrachado) recortar e montar todas as partes:
Esta casinha é do Ateliê do EVA
5.Cartolina (apenas a fachada). Somente é recomendada se você desenha bem ou vai utilizar moldes. Caso contrário suas casas podem ficar mal feitas e isto empobrecerá o seu trabalho. Se deseja moldes de casas, clique aqui, temos muitos, temos mais aqui.
6. Papel corrugado (principalmente para edifícios que podem ter formato redondo. Se você precisa fazer maquete de castelo, com certeza deve utilizar rolos de papelão para fazer as torres, bastando pintar e colocar telhado e janelas:
Veja um exemplo de maquete de castelo clicando aqui.
As ruas e avenidas podem ser:
1.Feitas com areia ou terra colada ao fundo;
2.pintadas com tinta guache preta imitando o asfalto;
Na imagem acima, os alunos da Escola Santo Agostinho trabalham no Projeto Trânsito Legal, construindo suas maquetes. Observe as estradas bem pintadas de preto e com a sinalização bem feita, em branco.
A turma do 2º Período D, da professora Janaina Dulce, envolveu-se de forma divertida na compreensão dos direitos e dos deveres de cada um no trânsito e, consequentemente, na adoção de atitudes de respeito e responsabilidade no trânsito.
"Uma maquete com ruas, casas, prédios e semáforos foi confeccionada pela turma com sucatas diversas para que pudessem brincar e simular situações do trânsito urbano. Em um passeio pelo estacionamento do Colégio, as crianças também puderam observar a sinalização para veículos e para pedestres, aprender como atravessar uma rua ou como andar em calçadas e também puderam discutir sobre comportamentos adequados no interior do transporte escolar ou no carro do papai ou da mamãe.
Bem informadas, as crianças passaram a ser agentes mirins de trânsito, multiplicando comportamentos, agindo corretamente e repassando para a família, os amigos e os vizinhos o que aprenderam e vivenciaram."
3.recobertas de grama feita com crepom em tirinhas muito finas;
4.recobertas de grama feita com as tirinhas finas do papel de bala verde;
5.pintadas no fundo com tinta guache verde ou marrom dependendo do tipo de terreno.
Para fazer relevos, montes, montanhas:
1.Argila ainda é uma opção muito boa, podendo ser modelada a vontade, dando a altura e o formato desejado ao terreno. E o pacote de argila custa baratinho, podendo ser comprado em qualquer papelaria ou loja de produtos para artesanato e decoração.
Veja:
2.Barro modelado, o que exige certo tempo de secagem;
3.Papel pedra imitando rochas;
Nas imagens abaixo você pode ter uma ideia de como utilizar o papel pedra para fazer as rochas. O trabalho foi desenvolvido pela EBI.
O tema da aula era "O homem que constrói sobre a rocha", um tema bíblico.
4.Massa de Modelagem colorida (se a maquete não é tão grande)
Veja a floresta de massinha da turma 101:
Esta atividade foi realizada pelos alunos do Colégio Pedro II, no RJ. Após um jogo sensorial onde eles tinham que descobrir, usando apenas as mãos, o que tinha dentro do saco e depois, de ouvir a história do livro O SACO de Ivan e Marcello, foi muito interessante observar como os pequeninos gostaram do trabalho com a massinha de modelar.
O livro relata a surpresa de vários animais ao encontrar um saco no mato. E na massinha eles puderam fazer os personagens da história ou criar outros bichos. Para alguns parecia ser a primeira experiência com o material, mas o desafio foi encarado e o sucesso apareceu estampado no sorriso de cada um.
Muito interessados e concentrados construíram uma floresta...(Texto retirado do Blog da escola)
5.jornal molhado batido em liquidificador, misturado com cola e tingido com guache verde, marrom, cinza, dependendo do que se deseja modelar.
A imagem acima mostra a utilização da técnica Paperclay para fazer modelagem e diversos objetos. Ela pode tranquilamente ser utilizada para fazer elementos de maquete. Observe aqui como se pode fazer, passo a passo e com fotos. É claro que para a maquete não precisaremos utilizar forno, precisando apenas deixar as peças, animais, casas etc. secarem, para podermos pintar.
Os automóveis podem ser:
1.carrinhos de plástico bem pequenos comprados em lojas;
2.confeccionados com sucata (caixas recobertas e desenhadas);
Veja aqui diversos modelos de carros feitos com sucata!
3.Recortados de revistas e colados em cartolina firme;
Temos muitos moldes de carros aqui!
5.Desenhados em cartolina e recortados;
6. Modelados em massinha ou biscuit. Quer aprender a fazer massa de modelar caseira? Clique aqui.
As pessoas:
1.recortadas de revistas (fotos de pessoas reais, o que dá um efeito muito legal à maquete);
2.Bonequinhas e bonequinhos pequenos plásticos;
3.Playmobil;
4.Desenhados em cartolina, coloridos e recortados;
Árvores, animais e plantas:
1. feitos com crepom, palitos de picolé e fósforo, papel de bala franjado verde, tecido verde, recortados de revistas, desenhados em cartolina, modelados com massinha etc.
Você pode utilizar muitos materiais, pode criar a vontade! Palitos de picolé, de churrasco, para fazer postes (pinte-os com guache cinza), barbante ou lã para fazer fiações, desenhar placas de sinalização de trânsito, colar em palitos de dente e espetar, dar nomes engraçados ao comércio, fazer uma feira livre onde os legumes e frutas são modelados com massinha colorida etc.
Clique aqui se desejar ver maquete de profissões
E aqui - Como fazer uma maquete de vulcão com reação química?
Texto de: Profa Elizabeth Freitas
Vídeo: Sugestão de maquete sobre poluição ambiental:
Maquete Geografia
Maquetes podem ser muito utilizadas em aulas de Geografia. Abaixo tentamos mostrar como construir maquetes a partir de mapas com curvas de nível.
Algo que sempre interessou aos professores de geografia e aos seus alunos é a construção de maquetes em sala de aula.
Uma maquete com detalhes topográficos pode ser construída com certa facilidade a partir das cartas. Os detalhes aparecerão ou não dependendo da escala com que se trabalha. Na Faculdade pedi algumas vezes maquetes amplas e maquetes mais simples. Elas sempre ficaram corretas e bem bonitas. No Caraça (muito antigo e tradicional Internato em Minas Gerais, hoje museu e pousada) existe uma maquete muito interessante confeccionada em lâminas de madeira.
Os passos para a construção da maquete seriam:
- desenhar em folha fina o contorno geral do mapa;
-desenhar no mesmo tipo de folha toda curva de nível de menor altitude
-desenhar em folhas separadas cada uma das curvas de nível mapeadas
-cole cada uma dessas folhas sobre isopor de meio centímetro;
-recorte as curvas do isopor, usando agulha quente
-cole as peças (as curvas), montando o relevo: as curvas de maior altitude sobre as de menor, até o topo das montanhas mais altas;
-passar massa corrida para eliminar os degraus e depois pintar.
- o trabalho pode ser feito em EVA, papelão ou outro material, o essencial é manter a equidistância e o mesma espessura do material para cada curva.
- calcular o exagero vertical como veremos a seguir.
Tento ilustrar abaixo: Crie uma paisagem da sua imaginação, abaixo criei uma colina em curvas de nível e vou fazer uma maquete com ela.
Continua... Para ver todo o processo de construção da maquete em Geografia, entre na página do site Cartografia Escolar AQUI!
...
Vídeo: JARDIM ESCOLA SABER & ARTE
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Dica para o ENEM
Para os alunos e ex-alunos que irão fazer o ENEM uma dica:
Provas simuladas
Será uma ótima maneira de se acostumar com a tensão e o tempo do vestibular, além de, é claro, estudar. As provas simuladas são importantíssimas! Faça várias, mas levando-as a sério! Tente resolver todas as questões.
Documento Histórico- Abertura do Portos
Abertura dos Portos - Mensagens (2 cópias) de Rodrigo Domingos de Sousa Coutinho Teixeira de Andrade Barbosa, conde de Linhares, presidente do Erário, a d. João, príncipe regente – Pedindo demissão do cargo de ministro de Estado – Expondo os perigos da política favorável à França; as vantagens da mudança da Corte para o Brasil e as consequências da abertura dos portos – Alertando-o sobre o tratado concluído com a França que desejava não somente separar Portugal da Inglaterra mas, sobretudo, estabelecer-se de maneira forte e positiva na Guiana Francesa, o que punha em perigo o território brasileiro na capitania do Pará – Sugerindo uma série de providências de defesa. Clique na imagem para conferir. Fonte: Museu Imperial (RJ)
Fonte: Café História
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Revisão para o 8o Ano
1- (Unirio)
(NOVAES,
Carlos Eduardo e LOBO, César. "História do Brasil para principiantes: de
Cabral a Cardoso, quinhentos anos de novela". 2 edição, São Paulo, Ática, 1998)
A charge
aponta para uma importante característica da Carta Outorgada de 1824, qual
seja, a instituição do(a):
a) voto
universal.
b) voto
censitário.
c) poder moderador.
d)
parlamentarismo às avessas.
2-
(Mackenzie) O processo de independência do Brasil caracterizou-se por:
a) ser conduzido pela classe dominante que manteve o governo
monárquico como garantia de seus privilégios.
b) ter
uma ideologia democrática e reformista, alterando o quadro social imediatamente
após a independência.
c) evitar
a dependência dos mercados internacionais, criando uma economia autônoma.
d) grande
participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas
metropolitanas.
3-
Ao estabelecer critérios para o exercício da cidadania, a Constituição
brasileira de 1824 criou limites à participação de diversos grupos sociais na
organização política do Estado. Assinale a opção que identifica corretamente as
revoltas e conflitos, ocorridos no Brasil, envolvendo demandas desses grupos
excluídos do exercício da cidadania.
a)
Revoltas Liberais de 1842 e a Revolta de Manuel Congo.
b)
Sabinada e a Confederação do Equador.
c)
Balaiada e a Guerra dos Farrapos.
d) Revolta dos Malês e a Cabanagem.
4-Qual o papel conferido ao Imperador pela Constituição
de 1824?
a) Subordinação ao poder legislativo.
b) Instrumento da descentralização político-administrativa.
c) Chave de toda a organização política.
d) Articulador da extinção do Padroado.
a) Subordinação ao poder legislativo.
b) Instrumento da descentralização político-administrativa.
c) Chave de toda a organização política.
d) Articulador da extinção do Padroado.
5- A primeira constituição brasileira de 1824 estabelece, EXCETO:
a) governo monárquico e hereditário.
b) unitarismo como forma de Estado.
c) voto censitário e a descoberto (não secreto).
d) amplas restrições aos poderes do imperador.
b) unitarismo como forma de Estado.
c) voto censitário e a descoberto (não secreto).
d) amplas restrições aos poderes do imperador.
6. Dentre as rebeliões coloniais, a que marcou o início do processo de
emancipação política no Brasil, por questionar a dominação metropolitana na
colônia, foi a
a) Revolta de Beckman.
b) Guerra dos Mascates.
c) Guerra dos Emboabas.
d)
Conjuração Mineira.
7- Dentre os atos de D. João, na época também conhecida como Monarquia
Joanina no Brasil (1808-1821) é correto afirmar:
a) Reprimiu severamente a
Confederação do Equador.
b) Elevou o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
c) Invadiu o Suriname como
represália à invasão de Portugal por tropas napoleônicas.
d) Proclamou a Independência do Brasil.
8- (Fuvest) O reconhecimento da
independência brasileira por Portugal foi devido principalmente:
a) à mediação da França e dos
Estados Unidos e à atribuição do título de Imperador Perpétuo do Brasil a
D.João VI.
b) à mediação da Espanha e à
renovação dos acordos comerciais de 1810 com a Inglaterra.
c) à mediação de Lord Strangford
e ao fechamento das Cortes Portuguesas.
d) à mediação da
Inglaterra e à transferência para o Brasil de dívida em libras contraída por
Portugal no Reino Unido.
9- (Mackenzie) O episódio conhecido como "A Noite das
Garrafadas", briga entre portugueses e brasileiros, relaciona-se com:
a) a promulgação da Constituição da Mandioca pela Assembléia
Constituinte.
b) a instituição da Tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas de
alfândega, acirrando as disputas entre portugueses e brasileiros.
c) o descontentamento da população do Rio de Janeiro contra as
medidas saneadoras de Oswaldo Cruz.
d) a manifestação dos brasileiros contra os portugueses ligados à
sociedade "Colunas do Trono" que apoiavam Dom Pedro I.
10- Marque (F) para falso ou (V) para verdadeiro nas
afirmativas:
( V ) No reinado de D. Pedro,
em 1824, foi outorgada a 1.ª Constituição brasileira, dando maiores poderes ao
Imperador.
( V ) D. Pedro I abdicou do
trono em favor de seu filho, de apenas 5 anos de idade, dando início ao período
de Regências.
( F ) As Regências foram
governos temporários para administrar o país em nome de D. Pedro I.
( v )
A Independência do Brasil , em 1822
representou um negócio comercial favorável aos interesses dos
ingleses.
( v ) Dentre os
atos de D. João, na época também conhecida como Monarquia Joanina no Brasil
(1808-1821) é correto afirmar que ele elevou
o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
11- A Constituição de 1824 foi outorgada.
Explique a
afirmativa acima.
Foi uma
Constituição não elaborada por uma Assembleia Constituinte. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12- O que a abertura dos Portos significou para o Brasil?
Significou o fim do pacto colonial e a liberdade de
comerciar com outros países
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13- Assinale com um X os principais aspectos do Ato
Adicional:
( x )
a criação da Regência Una em substituição a Regência Trina;
( x ) o
estabelecimento das Assembleias Legislativas Provinciais;
( ) a criação da
Regência Trina em substituição a
Regência Una;
( x ) a
suspensão do Conselho de Estado;
( ) a
criação do município neutro, que no caso seria a cidade de Recife;
( x ) a introdução do voto direto e secreto na
eleição para regente.
14- Complete:
a) O Poder __Moderador______e
o Poder __Executivo______________era exercido
pelo Imperador.
b) A criação da ____Guarda Nacional_______________,
em 1831, durante o Governo Regencial, teve como um de seus objetivos conter as
agitações e amotinações que perturbavam a nação.
c) Entre os
grupos políticos que figuraram no Período Regencial, o grupo dos __ Restauradores
_ defendia a volta de D. Pedro I e era formado por __portugueses________________ .
d) Um dos
fatores que concorreram para o insucesso das medidas de incentivo a indústria,
tomadas durante a permanência de D. João VI no Brasil, foi certamente as
tarifas preferenciais concedidas à __Inglaterra
_____.
e) A Conjuração Mineira ___ foi articulada junto à elite econômica,
enquanto a Conjuração Baiana___ teve conotações
acentuadamente populares.
15- Relacione
as colunas: (0,5 cada)
(A) Bloqueio
Continental
(B) Tratados
de 1810
(C) Abertura
dos Portos às nações amigas
(D) Reino
Unido de Brasil, Portugal e Algarves
( ) Taxas pequenas para os produtos ingleses
( ) O Brasil deixa de ser colônia de
Portugal
( ) Fim do monopólio comercial português
sobre o Brasil
( ) Rivalidades entre França e
Inglaterra BDCA
16- No Brasil, a bandeira e o
seu lema "Liberdade ainda que tardia" estão associados a um movimento
político que questionava o __pacto colonial__.
Eles simbolizavam a ___ Conjuração Mineira de 1789____.
17-Descubra
a que revolta se referem os trechos abaixo:
|
a) Levante
ocorrido no Pará, entre os anos de 1835 e 1840, que teve como ponto de partida
a divisão da elite paraense em torno da nomeação do presidente da província,
contou com a adesão da população pobre da província: indígenas, mestiços e
negros da região. Todavia, o movimento de caráter eminentemente popular acabou
fracassando pela traição de vários participantes, pela falta de consenso entre
seus líderes e pela indefinição quanto aos rumos do governo da província.
Cabanagem
|
b) Movimento que pretendia
proclamar a República Baiense, que deveria existir durante a menoridade de D.
Pedro. Com a maioridade, seria abolida a República e a Bahia integrar-se-ia ao
Império - 1837.
Sabinada
|
c) Por ser o
herdeiro de menor idade, a abdicação de D. Pedro I, em 1831, resultou na
formação de governos regenciais que, até 1840, enfrentaram inúmeras
dificuldades para manter a integridade territorial do Império. Entre as várias
rebeliões irrompidas nas províncias, a ocorrida no Maranhão notabilizou-se pela
diversidade social dos insurgentes, entre os quais não faltaram escravos a
quilombolas.
Balaiada
d) "Esta batalha vamos vencer. Después alguém conta a
notícia para Bento Gonçalves, lá no Rio de Janeiro, para alegrá-lo um pouco em
seus pesares. O tio há de apreciar essa vitória. Uma vitória macanuda. Os
imperiais estão fugindo feito formigas."
(Wierzchowski, Letícia. "A casa das sete mulheres". 5ª ed.,Record,
2003,p.149).
|
Revolução Farroupilha
Assinar:
Postagens (Atom)
Seguidores
Minha lista de blogs
-
-
-
PalestrasHá 7 anos
-
Jogo online: seja arqueólogo!Há 14 anos
-
-
-
-
-
Continente em construçãoHá 8 anos