Planeta Sustentável

domingo, 20 de outubro de 2013

Exercícios para o 9o Ano


1°) Observe a imagem a seguir:

            De acordo com o seu conhecimento, defina o que é globalização.
É o processo de interligação entre os países e pode ser social, político e cultural.

 2°) (Cefet/2000) Antes o mundo era pequeno, porque a Terra era grande. Hoje o mundo é muito grande, porque a Terra é pequena (...) De jangada leva uma eternidade. De saveiro uma encarnação. De avião, o tempo de uma saudade (...) Pela onda luminosa leva o tempo de um raio.  (05 escores)
(Gilberto Gil – “Parabolicamará)
            O texto acima é uma referência:
(A)   A globalização das relações sociais, que está provocando uma verdadeira revolução, melhorando as condições de vida de todas as pessoas do planeta.
(B)   Aos períodos geológicos da Terra, pois no passado ela era grande e vem diminuindo de tamanho.
(C)   As formas de produzir, já que, com a informatização das atividades, a produção das mercadorias das mercadorias ocorre à velocidade de um raio.
(D)   A vida dos pescadores que ainda usam jangada, quando o mundo já dispõe de outras tecnologias como aviões e fibras óticas.
(E)   Ao atual período técnico – cientifico, no qual as distâncias entre os lugares são relativas, pois os meios de comunicação as diminuíram. 

3°) (Enem/1998) Você está fazendo uma pesquisa sobre globalização e lê a seguinte passagem em um livro: (05 escores)
A Sociedade Global
As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem por meio de bens de serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial globalizado.
Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no McDonald’s.
Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes.
Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclipe de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola discos em seu equipamento AIWA.
Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.
Adaptado de PRAXEDES ET al. O Mercosul. São Paulo. Ática, 1997.)
Com base no texto, marque a resposta correta:
(A)   O capitalismo globalizado está eliminando as particularidades culturais dos povos da Terra.
(B)   A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criador das novas nações.
(C)   A globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistas de forte cunho cultural e divisionalista.
(D)  O capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte.
(E)   Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.   

4°) (Enem/1998) A leitura do texto (questão 03) ajuda você a compreender que: (05 escores)
(I)   A globalização é um processo ideal para garantir o acesso a bens e serviços para toda a população.
(II)  A globalização é um fenômeno econômico e, ao mesmo tempo, cultural.
(III) A globalização favorece a manutenção da diversidade de costumes.
(IV)      Filmes, programas de TV e música são mercadorias como quaisquer outras.
(V) As sedes das empresas transnacionais mencionadas são nos EUA, Europa Ocidental e Japão.
·         Destas afirmativas estão corretas:
(A)   I, II e III, apenas.
(B)   II, IV e V, apenas.
(C)   II, III e IV, apenas.
(D)  I, III e IV, apenas.
(E)   III, IV e V, apenas.

5°) Leia o texto a seguir: (05 escores)
“O processo de globalização acentuou as desigualdades nas últimas décadas. Por outro lado, a melhoria de determinados aspectos socioeconômicos nos países mais pobres tem sido atribuída a democratização de algumas tecnologias.”
Geografia: espaço e vivência: volume único: ensino médio
Pensando no texto acima, aponte as vantagens e desvantagens da globalização.
Como vantagens podemos citar o avanço de informações por todo o mundo, facilidade de conhecer outros países, geração de empregos, empresas multinacionais espalhadas por todos os lugares e outros. Como desvantagens temos a substituição do homem pela máquina causando assim o desemprego, a desvalorização da cultura nacional, a exploração de países subdesenvolvidos e outros. 

6°) (UFC/2003) A globalização é considerada por alguns estudiosos como a expressão máxima das relações do sistema capitalista em nível mundial. A esse respeito, analise as afirmações abaixo. (05 escores)
(I)             Na ampliação dos investimentos das empresas, não importa a origem do capital, mas as alianças entre empresas e países para a abertura de novos mercados.
(II)            A globalização ampliou o poder político dos países e possibilitou o desaparecimento dos conflitos entre os mesmos.
(III)           A modernização tecnológica possibilitou a internacionalização dos sistemas produtivos, financeiros e das comunicações.
·         Assinale a alternativa correta.
(A)   Apenas I é verdadeira.
(B)   Apenas III é verdadeira.
(C)   Apenas I e II são verdadeiras.
(D)  Apenas I e III são verdadeiras.
(E)   I, II, III são verdadeiras.

7°) (UEL/2002) PERPLEXO, ATÔNITO, HORRORIZADO. Impossível encontrar um adjetivo para descrever o sentimento com que o mundo assistiu ao desabamento das torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, e ao incêndio do edifício do Pentágono, em Washington, atingido na maior onda de atentados da história. (...) Transmitidos ao vivo pela TV, para todo mundo, as imagens (...) do corre-corre nas ruas nova-iorquinas, do Pentágono em chamas e da destruição do epicentro do capitalismo já entraram para a história (...). (05 escores)
(Exame, 19/9/2001, p 21.)
Os atentados nos EUA e seus desdobramentos envolvem questões geopolíticas mundiais e foram divulgadas com grande ênfase pela mídia. Sobre esse tema, é correto afirmar:
(A)   As tensões do mundo atual passam pela globalização da sociedade atual, em que fatos ocorridos em uma área determinada do planeta trazem conseqüências para, praticamente, todos os países do mundo.
(B)   As tensões mundiais têm como causa fundamental a diversidade religiosa que existe no mundo.
(C)   As tensões mundiais, envolvendo questões geopolíticas, estão localizadas nos países do Terceiro Mundo, ou países periféricos.
(D)  Imediatamente após o atentado, a ONU abriu um fórum de debates assumindo seu papel de caráter mediador para aliviar as tensões políticas envolvidas.
(E)   Os dias que se sucederam ao atentado serviram para mostrar como as redes de comunicação evoluíram no sentido de divulgar, com a mesma ênfase, a opinião de todos os envolvidos.

8°) Leia o texto abaixo: (05 escores)
Internet: a supermídia
Uma das características fundamentais da globalização é a rapidez com que ocorrem as trocas de informações entre os lugares. A internet é um dos instrumentos de comunicação que vêm transformando profundamente as noções de tempo e de espaço construídas até então pela sociedade humana.
   Geografia: espaço e vivência: volume único: ensino médio
            Cite os benefícios e malefícios causados pelo uso da internet.
Como benefícios temos o acesso rápido as informações, facilidade em fazer pesquisas de qualquer tipo, comunicações com pessoas de outros lugares e etc. E como malefícios temos o uso indevido deste meio, como por exemplo, pornografia, pedofilía, prostituição, tráfico e outros.

"A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas."
                                                                                   Jaak Bosmans

Nenhum comentário:

Postar um comentário