Planeta Sustentável

sábado, 19 de outubro de 2013

Exercícios para o 8o Ano


1) Complete:

a)  O ______________ às avessas, os partidos políticos de elite e a "eleição do cacete" marcaram a atuação política dos grandes proprietários do Segundo Reinado, que tinham por objetivo de garantir o Império centralizador e escravocrata.

b) A Lei ___________ foi assinada pela ________________________. Essa lei concluiu o
o           processo abolicionista, tornando ilegal a ___________________ no Brasil.
c) Foi o nome pelo qual ficou conhecida a política econômica adotada durante o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca - o primeiro presidente da República. A mudança de regime político - da Monarquia à República - ocorreu num momento de graves desajustes econômicos. Um dos efeitos da crise foi a falta de dinheiro circulante no país.
Para resolver o problema, o governo pôs em prática uma política de incentivo à emissão de papel moeda. Historicamente associado ao nome do ministro da Fazenda Rui Barbosa, o programa buscava contornar o problema da falta de dinheiro para pagar os trabalhadores assalariados - cujo número havia aumentado sensivelmente com o fim da escravidão e a imigração de mão-de-obra livre - e viabilizar o processo de industrialização nacional.
     Por isso mesmo, acabou recebendo o nome de ____________________. Encilhar é o ato de colocar a cilha (cinta) na cavalgadura para prender a sela ou a carga. No hipismo, trata-se do preparativo para entrar com o cavalo na pista. Analogamente, era como se o Brasil se preparasse para um novo momento: a industrialização. E um dos preparativos principais naquela conjuntura era facilitar o crédito aos investidores.
 

2)
Em relação ao Segundo Reinado e à economia, cafeeira, é incorreto afirmar que:
a) o cultivo do café tornou-se o estabilizador da economia do império, reforçando o sistema de dominação dos senhores rurais.
b) a decretação do Bill Aberdeen ampliou o mercado consumidor de café no oeste paulista e região do Vale do Paraíba, consolidando o escravismo.
c) de 1830 a 1880, quase toda a energia econômica voltou-se para o cultivo do café no mercado consumidor, que expandia-se consideravelmente.
d) as estradas de ferro foram aparecendo em decorrência do aumento das regiões cultivadas e necessidade de solucionar a questão dos transportes.
e) a solução para a falta de mão-de-obra cafeeira após 1850 apoiou-se no incentivo à imigração, cujas primeiras iniciativas estão ligadas à firma Vergueiro & Cia.

3) Em Pernambuco, as terras e o poder político eram controlados pela família Cavalcanti, enquanto o comércio era monopolizado pelos portugueses. Com esta situação, a população marginalizada das terras e do trabalho, desencadeou a que seria a última revolta popular no Segundo Reinado. A revolta popular a que se refere o texto foi:
a) a Revolução Praieira;
b) a Sabinada;
c) a Balaiada;
d) a Guerra dos Farrapos;
e) a Cabanagem
.



4) Os conflitos envolvendo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai no século XIX, tinham como causa principal:
a) disputas pelo controle da bacia do Rio da Prata;
b) a disputa pela indústria paraguaia;
c) as disputas entre liberais e conservadores;
d) a abolição da escravidão;
e) estabelecer os limites territoriais, respeitando o Tratado de Madri.


Respostas:

1-
a) parlamentarismo

b) Áurea        princesa Isabel          escravidão

c) encilhamento


2) B

3) A

4) A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores