Planeta Sustentável

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Para o 8o Ano do Jele

Filme: O Patriota, de 2000
 
No filme O Patriota, de 2000, Benjamin Martin é um herói do violento conflito entre França e Índia. Desde o término da guerra, ele renunciou a luta e resolveu viver em paz com sua família. Mas quando os ingleses levam a guerra da independência americana para dentro de sua casa, Benjamin não vê outra saída a não ser pegar nas armas novamente e liderar uma brava rebelião em uma batalha contra o implacável e equipado exército britânico.
Capa do filme O Patriota

Dados Técnicos

Diretor: Mel Gibson
Duração: 175 minutos
Ano: 2000
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Curiosidades

  • A Guerra da Independência dos EUA (1775–1783), começou após a assinatura do Tratado de Paris que, em 1763, pôs fim à Guerra dos Sete Anos. Neste contexto, as treze colônias começaram a ter seguidos e crescentes conflitos com a Coroa britânica.
  • Francis Marion (1732-1795) foi um herói da Guerra de Independência dos Estados Unidos. Nascido na Carolina do Sul numa família de origem huguenote, foi tenente-coronel no Exército Continental e general-de-brigada na milícia da Carolina do Sul.
  • O soldado Francis Marion inspirou o personagem Benjamin Martin. Mas ele não era um homem de família como mostra o filme. Ele foi um proprietário de escravos que só se casou ao final da guerra.
  • Historiadores também dizem que Francis Marion perseguia e matava índios Cherokee.
  • O filme mostra a vitória dos revolucionários sobre os britânicos, na Batalha de Guilford Court House. Na verdade, os britânicos saíram vitoriosos desta batalha.

Trechos de Filmes

Confira alguns trechos temáticos para você assistir online ou fazer download.
  • Bandeira dos Estados Unidos: Neste trecho, Benjamin Martin decide não desistir de combater os exércitos ingleses, mesmo após a morte de seu primogênito Gabriel. Com a bandeira americana em mãos, ele corporifica o ideal patriótico da jovem nação americana.
  • Vitória dos colonos: Neste trecho, a milícia comandada por Benjamin Martin e as tropas do exército norte-americano enfrentam e vencem os ingleses. Além da conclusão dos conflitos entre colonos e colonizadores, Martin consegue se vingar do assassino de seus dois filhos. Fragmento que permite trabalhar com alguns aspectos da independência dos Estados Unidos da América.
Dica: Blog História Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores