Planeta Sustentável

sexta-feira, 18 de abril de 2014

6o Ano ( JELE) Ensino Fundamental Teste Semanal 06


CIÊNCIAS
 
Questão 1
 
Letra B.
 
I. Camada sólida formada por rochas que recobrem o planeta. – Litosfera.

II. Porção líquida do planeta, representada em sua grande maioria por contingentes de água salgada. – Hidrosfera.

III. Camada de gases que envolve a Terra, essencial para a sobrevivência dos seres vivos. – Atmosfera.

IV. Espaço de grande proporção que abrange toda e qualquer região onde haja vida no planeta.- Biosfera.
 
Questão 2
 
Letra C.
 
Imediatas – lentas – imediatas.

Terremotos e vulcões são mudanças imediatas pela rapidez com que transformam a paisagem e a superfície. Já a formação de montanhas é um processo lento e gradativo que altera o relevo a longo prazo.
 
Questão 3
 
Letra E.
 
Das opções listadas, a única que apresenta ferro e níquel no estado líquido e sólido é o núcleo da Terra.
 
Questão 4
 
Letra C.
 
A formação de cadeias montanhosas ocorre justamente quando placas litosféricas, movimentando-se sobre o magma, acabam por se chocar. A pressão exercida pelo encontro faz com que uma placa suba literalmente sobre a outra, ocasionando a superfície, o levantamento da crosta terrestre.
 
Questão 5
 
Letra D.
 
As cinzas vulcânicas, assim como a lava, são ricas em sais minerais, tornando o solo naturalmente fértil. A facilidade do plantio em regiões próximas a áreas vulcânicas atrai pessoas para as cidades, o que agrava ainda mais o problema caso o vulcão entre em erupção.
 
Questão 6
 
Letra D.
 
A pedra pomes é feita de rocha magmática que sofreu resfriamento rápido, provavelmente através da água. As bolhas de gases ficaram presentes formando moldes que dão o aspecto poroso da pedra.
 
Questão 7
 
Letra B.
 
Rochas formadas por lava resfriada e solidificada – Rocha magmática. Ex.: basalto.

Rochas formadas por grãos de outras rochas que se depositaram em camadas. – Rocha sedimentar. Ex.: arenito.

Rochas que se originam da metamorfose (transformação) de outras rochas. – Rochas metamórficas. Ex.: mármore.
 
Questão 8
 
Letra D.
 
Estalactites são formações geológicas a partir do teto de cavernas cujas rochas são calcárias. A erosão pela água através de gotas, retira o calcário das rochas e o leva com ele criando as formações alongadas. As estalagmites são formações similares que ocorrem a partir do chão das cavernas onde o processo erosivo forma espécies de gotas de calcário que reagiram com a água, acumulado-se umas sobre as outras.
 
HISTÓRIA
 
Questão 9
 
Letra A.
 
Como podemos ler no texto, a história estuda o passado, mas não faz tanto sentido para a sociedade se não buscar a relação com o presente. Além disso, o historiador parte das necessidades do presente para fazer as perguntas e análises dos fatos.
 
Questão 10
 
Letra C.
 
A Acrópole de Atenas foi construída em 450 a.C. Pegue o primeiro número (4) e some 1 (pelo fato dos dois últimos números serem diferentes de "00"), sendo 4 + 1 = 5, portanto o século é V.
 
Questão 11
 
Letra B.
 
A fonte oral é mais aberta às ações do "esquecimento". Além de ser mais influenciada pelas diferenças culturais, sendo mais flexível. Outras fontes, como a escrita, são mais rígidas quanto ao que dizem (uma informação escrita será a igual hoje e daqui a 100 anos, o que irá mudar será o sentido dado a ela). Já a fonte oral varia, devido à linguagem regional, cultura, contexto e etc.
 
Questão 12
 
Letra D.
 
Os membros de uma sociedade se mantêm unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns. Como no caso do Brasil, nós temos a língua portuguesa, o folclore, as tradições e o nosso passado em comum.
 
Questão 13
 
Letra B.
 
Economia é uma ciência que estuda a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços. O termo é originado do grego que significa gerir e administrar as atividades domésticas.
 
Questão 14
 
Letra C.
 
Ciência e religião buscam, ao longo dos anos, explicarem a origem do homem, e suas teses fundamentais são o Evolucionismo e o Criacionismo, respectivamente. A primeira é baseada nas 2

 
pesquisas científicas de Charles Darwin e a segunda é baseada no livro Gênesis da Bíblia.

A diferença entre as duas teorias consiste na forma como os seres vivos surgiram, o Evolucionismo considera que a natureza seleciona os seres mais adaptados; já o Criacionismo considera que todos os seres foram criados, por uma divindade.
 
Questão 15
 
Letra B.
 
As características que tornam o Período Neolítico um dos períodos mais estudados da pré-história são o cultivo de vegetais e a domesticação de animais. Com isso, o homem deixou de depender da oferta de alimentos do ambiente, não precisando mais migrar à medida que a oferta de alimentos acabasse.
 
Questão 16
 
Letra C.
 
A vida no Período Neolítico ganhou uma estrutura complexa. Quanto à divisão do trabalho, percebemos o surgimento de instrumentos que facilitaram o desenvolvimento da condição de vida dos seres humanos, a domesticação dos animais e o desenvolvimento de técnicas agrícolas.
 
INGLÊS
 
Questão 17
 
Letra A.
 
Betty and her family are in the United States. They are in Orlando.
 
Questão 18
 
Letra C.
 
Her sister Joana is very happy. She is a student.
 
Questão 19
 
Letra B.
 
Paulo is her brother. Paulo is Betty’s brother.
 
Questão 20
 
Letra A.
 
Paulo is a student. He isn’t a teacher.
 
Questão 21
 
Letra D.
 
That boy – He – His name is Tom.
 
Questão 22
 
Letra A.
 
Is Mrs. Thompson a teacher? Yes, she is.
 
Questão 23
 
Letra D.
 
A resposta está no trecho ‘Not well! I am sick.’.
 
Questão 24
 
Letra C.
 
A resposta está no trecho ‘I have a flu.’

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores