Planeta Sustentável

sábado, 26 de abril de 2014

Gabarito do módulo 9 da Apostila de História



01. Letra C.



A afirmativa está errada, pois não foi a indústria de base, mas, sim, a de bens de consumo, aquela fundamental para a Primeira Revolução Industrial.

02. Letra B.



Dentre as reivindicações do movimento cartista na Inglaterra constava a luta pelo voto universal e de remuneração dos eleitos para o Parlamento, o que permitiria a participação dos trabalhadores na vida política do país.

03. Letra C.



A difusão e hegemonia da ideologia liberal, a partir das Revoluções Inglesas do século XVII, foi fundamental para a primazia inglesa no processo da Revolução Industrial.

04. Letra B.



As colônias de povoamento no Norte das Treze Colônias inglesas na América tinham por características principais: a relativa liberdade política; a pequena e média propriedades, a policultura; o trabalho livre e a produção para o mercado local.

05. Letra B.



Apoiada em ideias iluministas, a elite colonial, que comandou o movimento de independência das Treze Colônias inglesas, adaptou estes ideais à realidade local, como, por exemplo, ao aceitar e defender a preservação do escravismo, o que contrariava o princípio iluminista do direito de liberdade a todos os homens.

06. Letra E.



Dentre os princípios iluministas estão a defesa da igualdade jurídica, em oposição à sociedade estamental, baseada no privilégio.

07. Letra A.



O Despotismo Esclarecido foi uma tentativa de monarcas absolutistas europeus "modernizarem" suas respectivas sociedades, usando medidas propostas pelo Iluminismo, mas esvaziadas de todo e qualquer sentido liberal.

08. Letra D.



A afirmativa (II) está errada, pois a conspiração citada não ocorreu. A opção (IV) está incorreta, uma vez que o Terceiro Estado não correspondia a todos os setores da sociedade, já que dele não faziam parte os estamentos privilegiados (clero e nobreza).

09. Letra A.



A alternativa está errada, pois o clero também não compunha o Terceiro Estado.

10. Letra E.



Somente a afirmativa (I) está errada, pois a crise agrícola apenas agravou a crise estrutural do Antigo Regime francês, não podendo, portanto, ser apontada como causa fundamental para o movimento revolucionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores