01. Letra C.
A afirmativa está errada, pois não foi a indústria de base, mas, sim, a de bens de consumo, aquela fundamental para a Primeira Revolução Industrial.
02. Letra B.
Dentre as reivindicações do movimento cartista na Inglaterra constava a luta pelo voto universal e de remuneração dos eleitos para o Parlamento, o que permitiria a participação dos trabalhadores na vida política do país.
03. Letra C.
A difusão e hegemonia da ideologia liberal, a partir das Revoluções Inglesas do século XVII, foi fundamental para a primazia inglesa no processo da Revolução Industrial.
04. Letra B.
As colônias de povoamento no Norte das Treze Colônias inglesas na América tinham por características principais: a relativa liberdade política; a pequena e média propriedades, a policultura; o trabalho livre e a produção para o mercado local.
05. Letra B.
Apoiada em ideias iluministas, a elite colonial, que comandou o movimento de independência das Treze Colônias inglesas, adaptou estes ideais à realidade local, como, por exemplo, ao aceitar e defender a preservação do escravismo, o que contrariava o princípio iluminista do direito de liberdade a todos os homens.
06. Letra E.
Dentre os princípios iluministas estão a defesa da igualdade jurídica, em oposição à sociedade estamental, baseada no privilégio.
07. Letra A.
O Despotismo Esclarecido foi uma tentativa de monarcas absolutistas europeus "modernizarem" suas respectivas sociedades, usando medidas propostas pelo Iluminismo, mas esvaziadas de todo e qualquer sentido liberal.
08. Letra D.
A afirmativa (II) está errada, pois a conspiração citada não ocorreu. A opção (IV) está incorreta, uma vez que o Terceiro Estado não correspondia a todos os setores da sociedade, já que dele não faziam parte os estamentos privilegiados (clero e nobreza).
09. Letra A.
A alternativa está errada, pois o clero também não compunha o Terceiro Estado.
10. Letra E.
Somente a afirmativa (I) está errada, pois a crise agrícola apenas agravou a crise estrutural do Antigo Regime francês, não podendo, portanto, ser apontada como causa fundamental para o movimento revolucionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário