Planeta Sustentável

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Gabarito comentado para o 6o Ano A e B do JELE - Volume 2 História


Módulo 5
 
 
Exercícios Contextualizados
 
 
01. Letra E.
Segundo a teoria evolucionista de Charles Darwin, o homem e o macaco derivam de um ancestral comum. Por meio dessa teoria, podemos afirmar que o homem não veio do macaco.
 
02.
(V) As teorias evolucionistas e criacionista surgiram para explicar a origem do homem na Terra, cada qual com seu conceito.
(V) Segundo a teoria evolucionista, o homem é o resultado de um processo de evolução, que, ao longo dos tempos, foi se adaptando ao meio para sobreviver.
(V) A teoria evolucionista prega a adaptação da espécie ao meio em que vive como passo primordial a sua sobrevivência, consequentemente, sua continuidade.
(F) Existem várias correntes sobre o surgimento do homem na Terra, não somente a evolucionista e criacionista.
03. Letra D.

Segundo a teoria de Charles Darwin, o homem não teria evoluído do macaco, e sim, eles possuíam um ancestral em comum.
 
04. Letra B.
O cientista Charles Darwin lançou o livro A origem das espécies, no qual propôs o evolucionismo, segundo o qual as espécies vêm evoluindo ao longo dos tempos, adaptando-se ao meio em que vivem.

05. Letra B.


Para a teoria criacionista, Deus é responsável pela criação de tudo que há no universo.
 
Exercícios de Fixação
 
 
01.
a. Segundo Charles Darwin, o homem e o macaco possuem um ancestral em comum. Para os evolucionistas, todos os seres vivos – inclusive o homem – são resultado da evolução de organismos mais simples para formas mais complexas de vida e ainda estão em plena evolução. Segundo Darwin, ao longo de milhões de anos foram ocorrendo várias transformações no meio ambiente, e os seres vivos que sobreviveram e tiveram êxito em se adaptar evoluíram e foram extintos os que não se adaptaram.
b. A teoria de Darwin não afirma que o homem veio do macaco, e sim, que as duas espécies tiveram um ancestral em comum ao longo da evolução.
02. A visão descrita no texto é da teoria criacionista, pois o texto explana que a criação do homem veio através do meio divino, ou seja, por Deus.

03. Para muitos pesquisadores, os homens primitivos, ao longo de milhares de anos, foram migrando de território em território em busca de alimento. Saíram do continente africano, passaram pela Europa e chegaram à Ásia. Quando esse homem chegou ao continente asiático, estávamos em um época em que as temperaturas eram muito baixas, acarretando o congelamento de várias regiões (glaciação). Com o baixo nível do mar, esse homem primitivo conseguiu atravessar o Estreito de Bering, chegando ao continente americano. A prova científica de que o homem esteve na América há cerca de 12.000 anos é um fóssil de ser humano encontrado, datado dessa época.

04. Mitos são explicações baseadas em crenças e narrativas dos povos e não podem ser encarados como mentiras. Os mitos foram criados pelos povos antigos para explicar os fenômenos da natureza, a origem do mundo e do próprio homem. É de suma importância o estudo dos mitos, pois podem revelar o pensamento de uma determinada sociedade, suas características. Por isso, não devemos encarar os mitos como totalmente inverídicos.

05. Segundo a teoria evolucionista, os seres vivos estão em constante evolução: ao longo dos tempos, os mais aptos a se adaptarem foram sobrevivendo e os seres que não se adaptaram foram sendo extintos. Já a teoria criacionista vincula a criação do universo e do homem a uma força divina, que para os cristãos seria a figura de Deus. O debate entre as duas correntes permanece, sem que possamos afirmar com certeza absoluta qual é a verdadeira. Para grande parte dos cientistas, a teoria evolucionista é mais coerente; porém, para os criacionistas, nos quais a crença religiosa é bem presente, a força divina é responsável pela criação de tudo.


Módulo 6
 
 
Exercícios Contextualizados
 
01. Letra A.
O Paleolítico é caracterizado como o período da pedra lascada, no qual a luta pela sobrevivência tinha por base a caça, a pesca e a coleta. Os homens eram nômades, viviam em bandos e habitavam as cavernas. A principal característica do Neolítico não foi a descoberta do uso do fogo, e sim a sedentarização do homem e a descoberta da agricultura. A característica marcante da Idade dos Metais é a manipulação do metal na fabricação de armas e utensílios domésticos.
 
02. Letra C.

A principal característica do período Neolítico é a descoberta da agricultura pelo homem, que propiciou sua sedentarização.
 

03. Letra A.
A arte rupestre era composta por desenhos, símbolos feitos em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
 
04. Letra C.

Durante o Período Neolítico, as principais atividades econômicas eram a agricultura e o pastoreio.
 
05. Letra C.

A quantidade de recursos para o homem em uma mesma localidade acarretou sua sedentarização, isto é, a fixação do homem em um determinado local.
 
  
Exercícios de Fixação
 
 
01. Porque foi a descoberta do fogo que permitiu que o homem pudesse se aquecer, cozinhar e se proteger.

02.
 
a. Os homens dormiam nas cavernas basicamente para se protegerem do frio e dos ataques dos animais.
b. Deslocamento constante pois os homens primitivos mudavam constantemente de lugar pra conseguir sobreviver, por conta da escassez de comida; andavam em bandos (grupos); hábito de cozinhar alimentos.

03. Pré-História é o nome dado ao conjunto dos primeiros hominídeos que surgiram na Terra até o aparecimento da escrita em torno de 4000 a.C. Assim, tudo que ocorreu anteriormente à descoberta da escrita é conhecido como período pré-histórico. Esse período é o mais logo da história, pois compreende o aparecimento do homem que foi em torno 2,5 milhões a.C. até o desenvolvimento da primeira forma de escrita, que ocorreu mais ou menos em 4000 a.C.

04. As principais atividades empreendidas pelo homem durante o período Neolítico eram a agricultura e o pastoreio.

05. As pinturas rupestres são representações feitas nas paredes das cavernas durante a Pré-História. As pinturas mostravam animais e cenas do cotidiano.

Exercícios de Aprofundamento
 
 
01. Como as intempéries climáticas interferiam diretamente na vida dos grupos humanos, passaram a cultuar deuses relacionados aos fenômenos da natureza, como a chuva, tempestade e o trovão.

02. O aluno poderá citar a invenção da roda, a prática religiosa e o domínio do uso do fogo. (Resposta Pessoal).


Módulo 7
 
 
Exercícios Contextualizados
01. Letra C.
A região onde foram criadas as primeiras civilizações meso-potâmicas receberam o nome de crescente fértil, pois ficavam numa região cercada por rios que possibilitou o desenvolvimento de civilizações por meio da agricultura.
 
02. Letra D.

As grandes civilizações antigas surgiram através do processo de sedentarização do homem devido ao descobrimento da agricultura. A partir do aumento da produção agrícola, não havia mais a necessidade de todos trabalharem na mesma função. Assim, o líder do grupo passou a determinar a função de cada pessoa dentro daquela sociedade, surgindo a divisão social do trabalho. E quando já haviam sociedades formadas como a dos sumérios, surgiu a primeira escrita, a cuneiforme.
 
03. Letra A.
Os homens na Idade dos Metais já possuíam um amplo domínio do fogo, eram sedentários, praticavam a agricultura e passaram a fabricar e manusear objetos de metais que aumentaram sua produção agrícola, levando a uma grande formação de excedente de produção (sobra de produtos), propiciando a formação das cidades.  

04. Letra C.
A arte rupestre é de suma importância para entendermos a cultura dos povos pré-históricos. Através das pinturas das paredes, podemos tentar compreender melhor como era seu cotidiano, como caçavam os animais e quais deuses cultuavam.
 
05. Letra B.

Grande parte dos povos na Pré-História teve seu desenvolvimento em épocas diferentes. Porém, quando descobriam a agricultura, tornavam-se sedentários (moradia fixa) e construíam vários tipos de objetos através da pedra lascada ou polida, dando forma aos objetos.
 
Exercícios de Fixação
 
 
01. Através dos utensílios criados feitos com metal permitiram que o homem arasse a terra com mais facilidade, aumenando a produção de alimentos.

02. Podemos afirmar que a desigualdade social surgiu quando passou a ocorrer a concentração de terra e poder nas mãos dos líderes das comunidades.

03. Foi na Idade dos Metais que ocorreu a invenção da escrita.

04. A resposta é sim, pois com o desenvolvimento da agricultura e pecuária surgiu o excedente de produção, ou seja, a sobra de alimentos.

05. Isso ocorre porque nos dias atuais o homem interfere muito mais na natureza com o desmatamento, por exemplo, do que os homens no Neolítico que tinham a prática da caça somente para se alimentar e não por divertimento como ocorre atualmente. Conseguimos interferir no meio ambiente devido à nossa tecnologia de uma maneira que jamais os neolíticos pudessem imaginar, pois suas armas não tinham poder de erradicar qualquer tipo de vida selvagem.

 
 
 Módulo 8
 
 
Exercícios Contextualizados
 
 
01. Letra C.
Os sumérios foram um dos primeiros povos da Mesopotâmia a formar uma cidade-Estado. Já dominavam a agricultura e dominavam a fabricação de armas de metal. Eram politeístas, onde o rei era considerado o representante do deus da cidade na Terra. A principal contribuição dos povos sumérios foi a criação da escrita cuneiforme.
 
02. Letra D.
Devido à existência dos rios Tigre e Eufrates, os povos puderam se desenvolver na região mesopotâmica. Possibilitaram o desenvolvimento da agricultura, pois as terras próximas aos rios eram férteis. Além disso, os homens usavam as águas dos rios para beber e também possibilitavam o deslocamento para outras regiões.
 
 
03. Os sumérios foram responsáveis pela criação da primeira escrita, denominada cuneiforme, os sumérios escreviam em blocos feitos de argila úmida que depois ficavam ao sol para secar. Os principais assuntos anotados nesses blocos referiam- -se à contabilidade, como o registro da quantidade de cereais distribuídos ao povo.

04. Letra E.

Os povos sumérios eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses. Eram sedentários pois dominavam a prática agrícola, favorecidos pela existência dos rios Tigre e Eufrates. Criaram a primeira escrita que temos conhecimento: a escrita cuneiforme.
 

05. Letra B.

As cidades-Estados surgiram na Mesopotâmia. Eram caracte-rizadas por terem um governo autônomo, isto é, não havia interferência política de outras cidades, podendo o rei ou governante criar suas próprias leis, moedas e impostos.

 
 
Exercícios de Fixação

01. Eram os zigurates, templos religiosos construídos para serem a moradia dos deuses.

02. Os politeístas acreditam em vários deuses, já os monoteístas acreditam em um único deus. Podemos citar: cristianismo, protestantismo, islamismo e judaísmo.

03. As cidades-Estados possuem autonomia política e econômica, tendo suas próprias leis e moedas.

04. O rei era um representante de um deus na terra.

05. As obras hidráulicas eram necessárias para facilitar a agricultura, consequentemente aumentando a produção e para o consumo do homem também.

Exercícios de Aprofundamento
 
 
01. Os principais grupos sociais que existiam eram: rei (tinha como função governar, era chefe político-religioso); sacerdotes (cuidavam dos assuntos religiosos); militares (protegiam as cidades-Estados das invasões dos povos inimigos); comerciantes; camponeses (trabalhavam na agricultura e nas obras hidráulicas do Estado) e escravos (povos conquistados após serem derrotados em uma guerra, trabalhavam nas construções do Estado).

02. Resposta pessoal. O aluno deverá compreender que a mão de obra escrava foi adotada desde os tempos antigos até o século XIX d.C. As sociedades antigas conviviam com essa situação, sendo algo "comum", mesmo que cruel, entre as sociedades. Essas civilizações possuíam regras que deveriam ser seguidas por todos. Não podemos julgar as civilizações antigas com base em nossos pensamentos atuais, isto é, atualmente a nossa cultura não permite tal prática, mas não
 devemosesquecer que até o ano de 1888, a escravidão existiu no Brasil.
 


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