Planeta Sustentável

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Exercitando Grécia Antiga

GRÉCIA:



01.Leia com atenção o texto que se segue:

O mundo em que vivemos deve muito aos gregos antigos. Nosso idioma, o português, está cheio de palavras gregas. As grandes obras de literatura e arte gregas até hoje são modelo de beleza. (...)
Nos museus, as esculturas gregas estão sempre cercadas por admiradores.

SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.133.


São aspectos da civilização grega, presentes nos nossos dias, EXCETO:

a) técnica da Mumificação;
b) realização das Olimpíadas;
c) a valorização da Lógica;
d) a defesa da valorização da democracia.



02.“A casa de um Címon, de um Aristides, e em geral, dos homens ilustres daquele tempo, parece, a cada um de nós que a conhece, em nada mais suntuosa que a casa de vosso vizinho”.
Demóstenes

Sobre as casas na Grécia Antiga é CORRETO afirmar:

a) Havia uma preocupação com o saneamento básico, por isso era comum o uso de fossas nas casas dos gregos.
b) No pátio central havia um poço para fornecimento de água e um altar em homenagem à deusa grega do lar.
c) O androceu, no pavimento inferior, era um espaço reservado às mulheres.
d) As casas tradicionais eram marcadas pela luxuosidade.


03.Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes.

Coloque a letra E se referir a Esparta
Coloque a letra A se referir a Atenas

( ) Havia preocupação com o desenvolvimento físico e com o desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em corpo são”.
( ) A Apela era a assembléia política da cidade e a Gerúsia era a assembléia dos anciãos, responsável pela elaboração das leis.
( ) A educação era responsabilidade dos pais e a criança aprendia a leitura e a escrita.
( ) Os jovens freqüentavam a escola até aos 18 anos e a partir dessa idade podiam participar da Eclésia (assembléia política).

A seqüência correta é:

a) A A E E
b) E A E A
c) A E A E
d) A E A A



04.Relacione os períodos históricos da Grécia Antiga da coluna da esquerda com as respectivas características localizadas na coluna da direita.

1. Período Pré-Homérico ( ) Desagregação das antigas comunidades rurais decorrentes do crescimento populacional; surgimento das primeiras cidades-estados.
2. Período Homérico ( ) Tentativa de Alexandre da Macedônia em promover a fusão da/ cultura grega ocidental com a cultura oriental.
3. Período Arcaico ( ) Ocupação do território grego pelos aqueus, que fundaram
Micenas.
4. Período Clássico ( ) Guerra Médicas; “Governo de Péricles”, extraordinárias realizações artísticas e culturais, guerra do Peloponeso.
5. Período Helenístico ( ) Época da invasão dos dórios; a compreensão desse períodeve-se à análise da “Ilíada” e da “Odisséia”.

A numeração correta é:

a) 3 5 1 4 2
b) 4 2 3 5 1
c) 2 5 4 1 3
d) 5 1 2 4 3



05.Leia o texto com atenção


Atenas foi a grande rival de Esparta. Essa cidade-estado da região da Ática ficou célebre por dois aspectos: pela vida cultural e pelo regime político democrático.
Do mesmo jeito que em outras cidades-estados gregas, Atenas foi, durante muito tempo, dominada pelos aristocratas proprietários de terras. Esses nobres eram chamados de eupátridas.

SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.141.


Sobre a evolução política de Atenas, marque a única alternativa INCORRETA:

a) O legislador Sólon extinguiu a escravidão por dívidas.
b) Dracon estabeleceu leis mais brandas, acabando com a pena de morte.
c) Psístrato promoveu a redistribuição de terras férteis e crédito agrícola aos camponeses.
d) Clístenes permitiu a extensão dos direitos políticos a todos os cidadãos atenienses e criou a Lei do Ostracismo.



06.Na Grécia Antiga a economia foi marcada pela realização de diferentes atividades.

A única alternativa INCORRETA sobre a economia da Grécia Antiga é

a) Artesãos como oleiros, escultores e ferreiros praticavam os seus respectivos ofícios em áreas específicas da cidade.
b) As uvas e as azeitonas eram principais produtos cultivados pelos gregos.
c) O comércio marítimo foi pouco desenvolvido em função do litoral grego ser muito recortado.
d) O solo montanhoso prejudicou o desenvolvimento da atividade agrícola no território grego.


07.Atenas e Esparta eram as Cidades-Estados que mais se rivalizaram pelo fato de serem portadores de diferenças marcantes.

As alternativas abaixo apontam essas contradições entre as duas cidades, faça a leitura com muita atenção e escolha a opção que estiver correta:

A) A organização política de Atenas contava com a Eclésia e dela participavam todos os cidadãos com mais de dezoito anos. Em Esparta a correspondência a essa organização política era a Gerúsia.
B) A organização social em Atenas concedia o direito de cidadão ao grande proprietário, pequenos proprietários, comerciantes, artesãos e operários. Enquanto em Esparta, o número de cidadãos era reduzido e procediam da nobreza.
C) A educação em Atenas e Esparta tinha por finalidade a formação completa do homem, isto é, física, intelectual e artística.
D) A localização de Atenas na região do Peloponeso facilitava as influências internas, enquanto Esparta localizada na península Ática era uma cidade longe da influência externa, o que facilitava o surgimento de filósofos, poetas e artistas.


08.A escravidão foi característica básica das relações de produção na Grécia. O trabalho escravo sustentou essa sociedade cuja elite desprezava o trabalho manual.

Aristóteles, filósofo grego, faz várias considerações sobre a situação do escravo na Grécia Antiga, nas alternativas que se segue, com exceção de:

A) Os que nada tem a oferecer além do seu corpo como força de trabalho estão condenados à escravidão.
B) A sujeição ao trabalho escravo é melhor do que ficar abandonado.
C) A guerra e as conquistas são indispensáveis para a criação de uma sociedade escrava.
D) O uso dos escravos e dos homens é aproximadamente o mesmo.


09.“A civilização grega em especial na sua forma ateniense, fundamentava-se nos ideais de liberdade , do racionalismo, da glorificação do corpo e do espírito e de grande respeito pela dignidade e mente do indivíduo.”
(Texto adaptado de Edwards Burns)

O fragmento anterior destaca:

A) O antropocentrismo na cultura grega.
B) A influência dos gregos sobre o ocidente.
C) O predomínio da cultura grega nas civilizações antigas.
D) Os deuses concebidos à imagem e semelhança do homem.


10.A civilização grega e a romana deram origem à civilização ocidental da qual fazemos parte. Podemos afirmar que entre vários indícios dessa influência destaca-se:

I) O conceito de cidadania como se realizava na pólis grega.
II) A concepção de Estado que vigorava na Grécia antiga.
III) A influência da língua grega na formação do vocabulário português.
IV) A influência da filosofia grega, principalmente Platão e Aristóteles até nossos dias.

Responda a questão utilizando o seguinte código:

A) Todas as alternativas estão corretas.
B) As alternativas III e IV estão corretas.
C) Nenhuma das alternativas está correta.
D) Somente a alternativa I está correta.


GABARITO

QUESTÃO 01 A
QUESTÃO 02 B
QUESTÃO 03 D
QUESTÃO 04 A
QUESTÃO 05: B
QUESTÃO 06: C
QUESTÃO 07: B
QUESTÃO 08: A
QUESTÃO 09: C
QUESTÃO 10: C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores