Planeta Sustentável

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Conjuração mineira questões vestibular



1) (PUC-RIO 2008) A partir de seus conhecimentos sobre a Conjuração Mineira (1789), EXAMINE as afirmativas abaixo:
I – Inspirados pelas ideias iluministas, os conjurados mineiros defenderam a liberdade do comércio e a independência da região das minas.
II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.
III – O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze Colônias exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração.
IV – O declínio da exploração aurífera, na segunda metade do século XVIII, ao lado da iminente cobrança da derrama foram fatores que contribuíram para aumentar a insatisfação dos colonos mineiros com a Coroa portuguesa.
ASSINALE a alternativa correta:
A) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
B) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
D) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.
2) (UFMG 2008) Leia este trecho, que contém uma fala atribuída a Joaquim José da Silva Xavier:
“… se por acaso estes países chegassem a ser independentes, fazendo as suas negociações sobre a pedraria pelos seus legítimos valores, e não sendo obrigados a vender escondido pelo preço que lhe dessem, como presentemente sucedia pelo caminho dos contrabandos, em que cada um vai vendendo por qualquer lucro que acha, e só os estrangeiros lhe tiram a verdadeira utilidade, por fazerem a sua negociação livre, e levado o ouro ao seu legítimo valor, ainda ficava muito na Capitania, e escusavam os povos de viver em tanta miséria.”
(Autos de Devassa da Inconfidência Mineira. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados; Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1980. v. 5, p. 117.)
A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que os Inconfidentes Mineiros de 1789:
A) acreditavam que o contrabando aumentava o valor recebido pelas pedras e ouro, pois dificultava sua circulação.
B) consideravam que o monopólio comercial explicava por que as regiões de que se compunha Minas Gerais, cheias de pedras e ouro, ficavam mais ricas.
C) defendiam o livre-comércio, por meio do qual pedras e ouro adquiririam seu real valor, uma vez que seriam vendidos aos estrangeiros legalmente.
D) pensavam que os estrangeiros poderiam tirar vantagens do livre-comércio das pedras e ouro, visando a aumentar seus lucros.
3) Estipule quais eram as principais reivindicações dos participantes da Inconfidência Mineira.
4) Por qual razão alguns historiadores apontam que a Inconfidência Mineira era um movimento rebelde de caráter elitista?
5) Após a descoberta do plano dos insurgentes, quais foram as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa?
6) (PUC-RJ) A Conjuração Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798) possuem em comum o fato de terem sido movimentos que:
I - evidenciaram a crise do Antigo Sistema Colonial.
II - visavam à emancipação política do Brasil.
III - apresentavam forte caráter popular.
IV - expressavam insatisfações em face da política metropolitana, particularmente desde a queda do Marquês de Pombal.
Assinale:
A) se apenas a afirmativa II estiver correta.
B) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
C) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
D) se apenas as afirmativas I , II e III estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
7) (UECE - 2008) Sobre a Inconfidência Mineira (1789), são feitas as seguintes afirmações:
I. Estava entre os objetivos de boa parte dos conspiradores de Vila Rica, a constituição de um regime republicano no Brasil.
II. Havia, também, por parte dos inconfidentes, a preocupação com o desenvolvimento de produtos manufaturados ou, em outras palavras, objetivavam a diminuição da dependência de artigos importados.
III. A nova capital seria transferida para Belo Horizonte, por encontrar-se localizada numa área mais favorável para a expansão da lavoura e da pecuária.
Assinale o correto.
 A) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
 B) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
 C) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
 D) Todas as afirmações são verdadeiras.

Gabarito:
1) D  
2) C  
3) Os inconfidentes planejavam a organização de um governo republicano inspirado nas leis e princípios estipulados pela Constituição dos Estados Unidos. Além disso, pretendiam incentivar transformar São João D’El Rei na capital do novo governo, estabelecer o serviço militar obrigatório e incentivar a construção de indústrias capazes de atender a demanda local e modernizar a economia.  
4) Esse tipo de afirmação se assenta em duas premissas fundamentais: a de que os grandes líderes desse movimento integravam a elite colonial, e, ao mesmo tempo, os participantes desse movimento não tinham uma posição definida a respeito da abolição da escravidão, já que muitos deles eram proprietários de escravos e não tinham o interesse de perderem o lucro gerado pela exploração de sua força de trabalho.        
5) Acolhida a denuncia feita por Joaquim Silvério dos Reis, traidor do movimento, a Coroa Portuguesa ordenou a prisão daqueles que foram apontados como líderes da Inconfidência. Após a realização de um extenso interrogatório, o governo de Portugal estipulou a condenação de Tiradentes a morte e o degredo nas colônias portuguesas encontradas na África.  
 6) B  
7) A

Fonte: sosevestibulares.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores