Planeta Sustentável

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Como fazer árvores para sua maquete






Se você gosta de fazer maquetes impecáveis e super realistas, então este é o lugar certo (ou o post certo) para você. Hoje o Arquitetônico vai te ensinar a fazer árvores SENSACIONAIS para colocar na sua maquete e você poder impressionar no seu projeto. Se você quiser fazer uma árvore específica, como uma palmeira, clique aqui. Se não, continue lendo abaixo!
Primeiramente vou fazer uma lista de tudo o que é preciso para construir as árvorezinhas:
  • Esponja de lavar louça
  • Tinta acrílica ou similar com a cor da sua preferência (nesta caso foram usados Verde Oliva, Verde Musgo, Verde Maçã, Marrom fosco)
  • Fio de cobre
  • Pincel médio
  • Estilete
  • Liquidificador! =D
A quantidade dos materias depende do número de árvores que você quer fazer. Agora vamos ao passo-a-passo:
  1. Primeiramente pegue a sua esponja e corte a parte mais mole (ui!) fora, pois só vamos usar a parte mais durinha.
  2. Agora pegue a parte que você quer e corte em pedaços menores e coloque no liquidificador.
  3. Triture a esponja até ficar no tamanho desejado. Se você quer uma árvore mais cheia, faça pedaços maiores. Se quer uma menos robusta, faça pedaços pequenos. Agora pegue os pedacinhos, coloque dentro de uma tigela ou algo parecido e misture com a tinta com a cor da copa da sua árvore. Nesse caso usamos o verde.


  4. Depois de misturado, coloque tudo em um lugar bem arejado e espere secar a tinta. Vai ficar mais ou menos assim:
  5. Enquanto as esponjas secam, você pode começar a construir o tronco de sua árvore usando o fio de cobre. Esse fio pode ser encontrado em lojas de materiais de construção. Se você não achar, pode comprar um desses fios elétricos e desemcapá-lo, dentro haverá um fio de cobre. Novamente, a quantidade deve ser estabelecida por você. Tudo depende da escala em que está trabalhando e do tipo de árvore que quer representar (pequeno, médio e grande porte).
    Corte o fio de cobre com um tamanho 4 vezes maior que a altura da sua árvore:
  6. Dobre o feixe no meio:
  7. O próximo passo é iniciar a torção do fio. Junte o feixe e torça com bastante força a primeira parte do tronco. Repare que fica uma argola no final, esta pode ser apertada com um alicate. Este tipo de árvore necessita de um espaço para ser enterrado na base da maquete para que haja uma melhor sustentação (deixe aproximadamente 1cm).Torça firmemente até chegar à altura do tronco da árvore desejada mais 1cm para enterrar. Cuide para que as ondulações não fiquem muito chamativas.Torça com bastante firmeza e separe bem os fios para melhorar o acabamento.
  8. Ao chegar ao final do tronco, comece as subdivisões. Recomendo que não se divida em mais de duas partes, misturando os fios dos 2 feixes anteriores para que a torção fique mais firme. Continue as subdivisões. Repare que, a cada subdivisão, o comprimento dos galhos vai diminuindo. É importante que a árvore não fique muito simétrica.
  9. Não é necessário torcer até o final, é bom deixar sempre dois fios sozinhos para cada segmento, cada um tendo mais ou menos 1 cm de comprimento. O tronco da árvore ficará assim:
  10. Agora pinte o tronco com a tinta marrom fosca.
  11. Agora veja como uma árvore pintada já fica com um aspecto muito mais realístico MANO!
  12. Agora chegou a hora de finalizar a árvore. Vamos colocar as esponjas nos “galhos”. Coloque um pedaço no fio, e dobre ele formando uma argola, para que a esponja não caia:
  13. Vai colocando! É quase uma terapia… Hahahaii o sarcasmo hein.. Mas sério, coloque uma musiquinha para tocar ou assista Tv ao mesmo tempo, se não você vai acabar se extressando. Tem que ter paciência ok? Olha como vai ficando:
  14. PRONTO!!! Agora que você colocou todas as esponjas é só arrumar ela do jeito que quiser. Vou te mostrar 3 jeitos diferentes:
    Isso aí galerinha. Foi trabalhoso mas vale a pena, pois o resultado é supimpa! Se você gostou, agradeça à  Monna Borges ( monna.arq@gmail.com ), Arquiteta e Professora das Faculdades Barddal e Cesusc. Foi ela quem nos ensinou o método.
    Se você conhece algum outro jeito legal de fazer árvores ou se você quer perguntar algo, deixe seu comentário.
    Vou terminar o post mostrando essa árvore que foi feita com uma esponja com furos maiores, que ficou mucho loca. Bejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores