Planeta Sustentável

domingo, 24 de março de 2013

Origem do universo e evolução do homem

 
                                              Origem do universo e evolução do homem

                Uma das teorias sobre o surgimento do homem é a Criacionista. Baseada na tradição judaico-cristã, essa é uma teoria religiosa e afirma que Deus criou o homem.

                Outra teoria existente é a Evolucionista, que possui base científica. Formulada pelo naturalista inglês Charles Darwin, com a sua obra A origem das espécies, defende que os seres vivos evoluíram de um ancestral comum, sendo o homem fruto da evolução e da adaptação das espécies ao meio ambiente. Deve-se lembrar de que o homem não evoluiu do macaco.

                Para Darwin, houve uma seleção natural, que é a responsável pela mudança e evolução das espécies: as mais adaptadas ao meio ambiente sobrevivem e deixam descendentes.
 

                A História, por valorizar a teoria evolucionista, tem se dedicado muito a construir todo o processo de evolução do homem, tarefa nada fácil devido à dificuldade em estudar a pré-história.

                O Homo habilis recebeu esse nome porque construiu as primeiras ferramentas tecnológicas de pedra e madeira, utilizando as mãos.

                O Homo erectus possuía crânio maior e se alimentava de praticamente tudo. Aprendeu a produzir o fogo, que contribuiu para que o homem pré-histórico pudesse se aquecer, defender, iluminar e cozer alimentos.

                O Homo Sapiens neanderthalensis possuía linguagem falada, cuidava dos doentes e deixou os primeiros registros históricos, que ficaram conhecidas como pinturas rupestres. Acredita-se que pintavam animais sendo caçados por acreditar que isso ocorreria na realidade, sendo uma espécie de magia.

                Por fim, os homens de Cro-Magnon confeccionavam armas e ferramentas mais bem elaboradas, possuíam linguagem organizada e rituais religiosos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores