Planeta Sustentável

domingo, 17 de março de 2013

Mesopotâmia - 6o Ano



A Mesopotâmia
Mesopotâmia, a região do Crescente fértil

A Mesopotâmia foi a responsável pela origem de importantes civilizações. A região mesopotâmica ficava localizada entre os rios Tigres e Eufrates, onde hoje corresponde à grande parte do território do Iraque. A localização da Mesopotâmia era privilegiada e por isso chamada de região do Crescente Fértil, a região entre rios estava sujeita a cheias periódicas. Essas cheias, quando não ocorriam de forma regular, provocavam destruição, por isso o controle das cheias dos rios e a construção de sistemas de irrigação eram essenciais para a sobrevivência das populações ali existentes. O clima mesopotâmico era caracterizado pelos invernos intensos e verões rigorosos, reforçados pela umidade natural, resultado da evaporação dos pântanos. Esses fenômenos naturais contribuíram para a necessidade de uma organização coletiva.
A população mais antiga da Mesopotâmia foi formada por um povo braquicéfalo (crânio grande e arredondado) talvez de origem camita, ou seja, descendentes de Cam, um dos três filhos de Noé, mas essa população foi mais conhecida na história da Mesopotâmia como os sumérios. Os sumérios constituíram a base cultural da civilização mesopotâmica. Muitas instituições e conhecimentos foram atribuídos aos sumérios. Conta-se que a criação do mundo teria sido obra, segundo os sumérios, de Marduque, que fez o homem do barro. Esses povos acreditavam no acontecimento de um dilúvio universal, do qual somente uma família escapou por ter construído uma arca.
A escrita cuneiforme, escrita em forma de cunha e gravada geralmente em pequenos tijolos, foi uma das mais importantes criações sumerianas. Os sumérios também desenvolveram técnicas para armazenar e transportar água e fundaram cidades importantes como Ur, Lagash e Nipur, que viviam constantemente em guerras. A desunião dos povos sumérios acarretou no enfraquecimento político e no desaparecimento lento e gradual dessa importante população mesopotâmica. O legado sumério permaneceu, pois muito tempo depois do desaparecimento de sua civilização, assírios e babilônios escreviam e usufruíam das técnicas criadas pelos primeiros povos da Mesopotâmia.
Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Escola Kids

Um comentário:

  1. Professora onde encontro no seu blog o lugar para escrever o nome do aluno.

    ResponderExcluir

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores