Planeta Sustentável

terça-feira, 26 de março de 2013

ATUALIDADE

Esta postagem eu vou atualizando constantemente. Vou disponibilizar neste espaço alguns temas de Atualidades que podem ser cobrados nos vestibulares de verão e inverno de 2013 e Enem. Fiquem ligados pois alguns destes temas podem ser utilizados em questões interdisciplinares.

Temas de Atualidades 2013


- Meteorito na Rússia: o meteorito que caiu na Rússia em 15/02 reacendeu rumores sobre o apocalipse. A relação dos seres humanos e os corpos celestes é antigas e pode render uma questão sobre história da astronomia; aspectos geográficos dos corpos celestes; cometas que passaram próximos ao planeta terra, entre outros.
- 540 anos de Nicolau Copérnico: No dia 19 de fevereiro de 1473, nasceu Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês. Possíveis temas: o papel de Copérnico na ciência do século XVI; a visão geocêntrica vs a visão heliocêntrica (Idade Média vs Renascimento Cultural); aspectos da teoria heliocêntrica e seus desdobramentos, entre outros.
- 165 anos do Manifesto Comunista: No dia 21 de fevereiro de 1848, foi publicado o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Possíveis temas: sociedade industrial europeia do século XIX, relações de trabalho, conceitos marxistas (luta de classes, alienação, ideologia, etc), Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Cubana, entre outros.
- Yoani Sanchéz no Brasil: A visita da blogueira cubana ao Brasil em fevereiro pode render boas questões sobre Direitos Humanos; o papel da internet e das infovias no século XXI; a importância da liberdade de expressão; aspectos políticos e econômicos sobre o socialismo; a questão das ditaduras, entre outros.
- Renúncia do Papa Bento XVI: a renúncia do papa Bento XVI em 28/02 mobilizou pessoas de vários países. Sobre este assunto, os vestibulares podem abordar o último papa que renunciou antes de Joseph Ratzinger; aspectos históricos da Igreja Católica; a hierarquia da Igreja, entre outros.
- Morte de Hugo Chávez: a morte do presidente da Venezuela Hugo Chávez, no dia 05/03, reabre a discussão sobre os rumos políticos na América Latina. Uma questão sobre Chávez poderia abordar a independência da Venezuela; o papel do líder revolucionário Simón Bolívar; as raízes do populismo latino-americano e seus tentáculos; a relação da Venezuela com seus vizinhos, entre outros.



Fonte: Blog História Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores