Planeta Sustentável

sábado, 7 de abril de 2012

VULCANISMO NO BRASIL


VULCANISMO :

Constitui a atividade pela qual o material magmático é expulso do interior da Terra para a superfície, originando a chamado relevo vulcânico ou postiço.Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.
Os vulcões compõem-se em geral, das seguintes partes :

-edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou condulto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

MATERIAIS EXPELIDOS PELOS VULCÕES

- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total) e as fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

VULCANISMO NO BRASIL

Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozóica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.



FERNANDO DE NORONHA

PENEDO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Na Era Mesozóica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) E Lajes (SC); Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
VÉU DA NOIVA- POÇOS DE CALDAS- MG

TORRES-RS DERRAME BASÁLTICO


ILHA DE SÃO SEBASTIÃO- SP

VULCÃO NA AMAZÔNIA

CABO FRIO- RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores