Planeta Sustentável

domingo, 11 de abril de 2010

Texto sobre Pré-História

Pré-História

A pré-história é o longo do período do passado, que abrange desde o surgimento do “homem primitivo” (hominídeo) até a invenção da escrita.
Não existem registros escritos das culturas que se desenvolveram no longo período denominado pré-história Para estudar a pré-história os pesquisadores se baseiam em vestígios e fósseis.
Quem pesquisa a pré-história
Paleantropologia-Estuda os fosseis humanos (osteologia)
Arqueologia - Estuda os objetos feitos pelas sociedades pré-históricas.

Origem Humana
Para discutirmos este fato histórico baseamos em duas teorias bem conhecidas.
Criacionismo: Teoria qual defende o surgimento do ser humano e do universo pela criação divina (Deus).
Evolucionista: Teoria qual o ser humano se desenvolveu e evoluíram-se a partir de um ancestral comum (Charles Darwin).

Hominídeos

Para os cientistas chama de hominídeos a família biológica da qual fazem parte os seres humanos atuais e seus parentes ancestrais. Para muitos pesquisadores, foi no continente africano que surgiram os primeiros humanos, que, até o momento, ali foram encontrados os fosseis humanos mais antigos. Da África , nossos ancestrais teriam se deslocado , aos poucos , para outras regiões da terra :Ásia ,Europa,Austrália e América .
Entre os primeiros hominídeos estão os Australopithecus, termo que significa “macaco do sul”.

Evolução da espécie

Homo Habilis :Viveram aproximadamente 2 milhões de anos na África.
Homo erectus:Viveu aproximadamente , dede 1,7milhões de anos até cerca de 300 mil anos atrás .Habitou na África e dispersou pela Europa e Ásia ,mas não chegou a América e nem á Austrália .
Homo neanderthalensis: Viveu desde, aproximadamente, 135 mil até 34 mil anos atrás. Habitou vasta região do mundo , incluindo partes da Europa e Ásia .
Homo sapiens: Viveu na África, Ásia, Europa e migrou para a América. Suas principais características são o desenvolvimento da consciência reflexiva , da linguagem falada e escrita , da produção tecnológica , da capacidade de expressão artística , do senso de moralidade.A partir de 10.000 a.C os antigos grupos de caçadores e coletores Homo sapiens sapiens produziram grandes transformações em sua forma de vida , como a pratica da agricultura , a domesticação e criação de animais , a organização dos primeiros núcleos urbanos.

Periodização: Paleolítico e neolítico

È denominado Paleolítico o período em que predominaram as sociedades coletoras e caçadoras. Os seres humanos viviam da caça , da pesca e da coleta de grãos , frutos e raízes .
Paleo= velho lítico = pedra significa velha idade da pedra.
È denominado Neolítico o período que os seres humanos desenvolveram-se na agricultura e a criação de animais. As sociedades passaram a produzir seus alimentos .O termo neolíticos é de origem grega e significa nova idade da pedra .Neo= novo lítico =pedra .

Características

Paleolítico -
Inicia se com aproximadamente a 2 milhões de anos, e se estende até cerca de 10000 a.c com o surgimento dos primeiros hominídeos. Durante esse período , os seres humanos , construíram suas primeiras ferramentas .Eram instrumentos feitos de madeira , ossos , chifres e lascas de pedras.O processo que levou á construção desses instrumentos teve , provavelmente , três grandes fases .Supõe-se que a primeira , os seres humanos utilizavam-se dos materiais que tinham ao seu redor .Na segunda fase casualmente começaram a confeccionar os objetos de que necessitavam : facas , machados, arpões, mas ainda utilizavam os materiais da natureza .Por fim a terceira fase a construção de instrumentos de acordo com certos padrões , isto é , obedecendo a determinados hábitos e modelos de produções .De acordo com a necessidade do grupo .
Nesse período os hominídeos não produziam seus próprios alimentos isto é, não cultivavam e nem criavam animais. Consumiam os alimentos existentes na natureza, ou seja, coletavam apenas. Por causa dessas mudanças , provocadas pelas necessidades de caça e coleta , esses grupos foram denominados caçadores-coletores e nômades .
O controle do fogo para esses grupos foi uma grande conquista. Supõe-se que , a princípio , os seres humanos procuravam manter aceso o fogo provocado ocasionalmente pelas forças da natureza .Posteriormente aprenderam a produzir pelo atrito .
Organização social no período paleolítico
Para melhor garantir a sobrevivência, as sociedades dos caçadores-coletores foram estabelecendo formas de cooperação e divisão de tarefas entre os membros do grupo. Através disso conseguiram construir abrigos e desenvolver uma maneira de caçar .Houve uma distribuição de serviços de acordo com o sexo .Os homens caçavam e as mulheres coletavam os alimentos , vegetais e cuidavam das crianças .Esse modo de vida permitiu para esse período , atividades como festas, danças , banhos e brincadeiras .

Neolítico
A denominação neolítica refere-se ao período em que a pedra recebeu nova forma de tratamento. Nesse período tiveram início novos modos de relacionamento entre os seres humanos e a natureza.Eles passaram a interferir ativamente no ambiente , cultivando plantas , domesticando animais e criando.Começaram , assim a produzir sua própria alimentação.Essas mudanças de comportamentos foi considerada tão importante que o arqueólogo GORDON chamou de revolução neolítica , mas isso não significa que transformação no meio social se de do dia para noite , ou que foi de uma vez só .Foi um processo de milhares de anos , e os seres humanos , naquela época , não tinham consciência de que estavam promovendo uma evolução .
Inovações do Neolítico
Além da agricultura e da criação de animais, houve outras transformações importantes como: CERÂMICA: a necessidade de cozinhar e armazenar os alimentos levou a fabricação de recipientes. A TECELAGEM é a inovação desse período .Até então as vestimentas eram feitas de peles de animais (couro) já no neolítico começaram a fiar e tecer , utilizando pêlos de animais .Surgiram as primeiras roupas de algodão e lã .
Aldeias e primeiras cidades.
As primeiras aldeias sedentárias surgiram a partir do momento em que os seres humanos do neolítico passam a se fixar num território, dedicando-se dominantemente as suas atividades.
Ao longo do tempo, nessas aldeias foi tornando-se mais complexas. A divisão de trabalho gradativamente , como por exemplo àquele que tinha habilidades para tecer trabalhava como tecelão , pastoreio , sacerdote .No decorrer do desenvolvimento social das aldeias os seres humanos começaram a trabalhar com a Metalurgia , começaram a desenvolver técnicas na utilização de matais para fabricação de novos e variados objetos .Utilizaram o Cobre , o bronze e ferro.

2 comentários:

  1. Ele parece que è uma boa historia mas eu não sei o que meu professor vai dizer.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, sou formado em Geografia, mas também leciono História, acho uma área muito ampla, apenas não tenho tanta facilidade em escrever essa outra disciplina. Adorei o texto, vou postar no meu blog. e obrigada mas uma vez.
    Um abraço professor Uilque Menezes.

    ResponderExcluir

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores