Planeta Sustentável

domingo, 11 de abril de 2010

O PERÍODO NEOLÍTICO ou da PEDRA POLIDA

O PERÍODO NEOLÍTICO ou da PEDRA POLIDA – compreende, aproximadamente, de 10000 a.C. até por volta de 5.000a.C. Foi quando os homens tornaram-se agricultores, pastores e sedentários. Para algumas regiões, admite-se a existência de um período de transição entre esses dois, chamado Mesolítico, que se caracteriza pelo uso concomitante das duas formas de trabalhar a pedra. Isso ocorre, por exemplo, no Oriente Médio.

A fixação do homem da Idade da Pedra Polida, garantida pelo cultivo da terra e pela manutenção de manadas, ocasionou um aumento rápido da população e o desenvolvimento das primeiras instituições, como família e a divisão do trabalho. Assim, o homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo.


Conseguiu ainda, produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais. Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. O homem, que se tornara um camponês, não precisava mais ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização. Como conseqüência surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os próprios temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva. Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.


Desse período temos as construções denominadas Dolmens - que consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes e, uma grande pedra era colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto. E o Menir, monumento megalítico que consiste num único bloco de pedra fincado no solo em sentido vertical.


O Santuário de Stonehenge, no sul da Inglaterra, pode ser considerado uma das primeiras obras da arquitetura que a História registra. Ele apresenta um enorme círculo de pedras erguidas a intervalos regulares, que sustentam traves horizontais rodeando outros dois círculos interiores. No centro do último está um bloco semelhante a um altar. O conjunto está orientado para o ponto do horizonte onde nasce o Sol no dia do solstício de verão, indício de que se destinava às práticas rituais de um culto solar. Lembrando que as pedras eram colocadas umas sobre as outras sem a união de nenhuma argamassa.


No período Neolítico foram desenvolvidos instrumentos de pedra polida, enxada e tear; início do cultivo dos campos; artesanato: técnica de tecer panos e fabricação de cerâmicas; construção de pedra, construção das primeiras moradias (primeiros arquitetos do mundo); homem se torna um camponês.

http://www.girafamania.com.br/primitiva/cronologia_tabua_antiga.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores