Planeta Sustentável

domingo, 18 de abril de 2010

Exercícios para o 9o Ano/ Geografia

1) O que representa a Divisão Internacional do Trabalho (DIT) ?

R: A DIT representa a especialização produtiva de cada país na economia e no comércio

internacional, ou seja, como esses países estão inseridos mundialmente na produção e na comercialização de produtos e mercadorias.

2) Assinale as alternativas corretas sobre as empresas multinacionais.

( X ) São empresas que atuam simultaneamente em vários países do mundo.

( ) São empresas que, em sua grande maioria, possuem sede nos países menos desenvolvidos.

( ) São empresas que atuam exclusivamente nos países desenvolvidos.

( X ) São empresas que dominam e controlam grande parte da economia mundial.

3) A expansão das empresas multinacionais pelo mundo, sobretudo em direção aos países menos desenvolvidos economicamente,foi estimulada por vários fatores. Escreva alguns desses fatores.

R: fatores: a busca de novos mercados consumidores; o menor custo da mão de obra; a proximidade e o baixo custo das matérias-primas; a existência de legislações trabalhistas e ambientais menos rígidas; a concessão de incentivos fiscais; a facilidade para enviar os lucros às matrizes no país de origem.

4) A globalização é consequência direta do desenvolvimento científico e tecnológico e vem se manifestando nas diversas instâncias da sociedade humana, nos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Considerando esse contexto, assinale as afirmativas CORRETAS.

(X) A globalização política reflete-se na atual configuração do mundo, expressa na transnacionalização da atuação dos Estados.

(X) A globalização econômica destaca-se no papel do capitalismo, que alcança dimensão econômica capaz de impor as decisões do mercado global.

(X) A globalização social manifesta-se nos movimentos sociais, estruturados visando a ideais como os direitos humanos e a defesa do meio ambiente.

( ) A globalização cultural conduz-se simultaneamente na homogeneidade crescente entre os lugares do mundo e no interior de cada um desses lugares.

5) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças tanto na esfera econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que o avanço das telecomunicações e da informática e o uso da Internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores