Planeta Sustentável

sábado, 21 de março de 2015

Teoria geocêntrica e heliocêntrica



Teoria Geocêntrica

A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na antiguidade era raro quem discordasse dessa visão e da igreja, que apoiava esta teoria. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles .

Foi o matemático e astrónomo grego Claudius Ptolomeu (78-161 d.C.) quem, na sua obra “Almagesto” deu a forma final a esta teoria, que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo com os corpos celestes , inclusive o Sol, girando ao seu redor.








Fig. 1 Modelo da teoria geocêntrica



O primeiro a contestar tal modelo foi Nicolau Copérnico, padre e astrónomo polonês do século XVI, lançador de uma nova teoria: o Sol estaria em repouso e os planetas, incluindo a Terra, giravam em torno dele em órbitas circulares.
                                          Fig. 2  Nicolau Copérnico
Teoria Heliocêntrica

Esta teoria recebeu o nome de Teoria Heliocêntrica. As ideias de Copérnico, por serem contra a filosofia aristotélica e, por consequência, contra a Igreja, fez com que ele relutasse em publicá-las. A obra de Copérnico só veio a ser publicada quando ele morreu.
                                                              Fig 3 Modelo heliocêntrico
A Teoria Heliocêntrica de Copérnico foi, após a sua morte, revista e confirmada pelo astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, o qual, por 20 anos, realizou cuidadosas observações dos sistemas planetários.

                                                 Fig 4 O sol no centro e os planetas girando à sua volta
 
Galileu, em virtude de sua grande habilidade experimental, conseguiu construir o primeiro telescópio para uso em observações astronómicas. Com esse instrumento, realizou uma série de descobertas que o levaram a defender e divulgar a Teoria Heliocêntrica. Estas ideias foram apresentadas na sua obra “Diálogos sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo” (1632).
                                            Fig. 5 Telescópio de Galileu

Contemporâneo de Galileu, Johannes Kepler, astrónomo alemão, utilizando as informações recolhidas por Tycho Brahe, aperfeiçoou a teoria de Copérnico e, por meio de três leis sobre o movimento dos planetas, deu origem ao estudo da Mecânica Celeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores