a) as áreas de lavoura de algodão para
exportação;
b) locais onde se armazenavam produtos
para exportação;
d) grandes
propriedades rurais onde se produzia açúcar;
e) local onde era moída a
cana-de-açúcar.
a) pela necessidade de se expulsar os
franceses;
b) devido
à decadência do comércio de especiarias com as Índias;
c) devido à necessidade de garantir
aos colonos, um produto que pudesse ser trocado por escravos;
d) pelo trabalho dos jesuítas, que
precisavam de um produto para vender e garantir o sustento;
e) a partir da descoberta do produto
por bandeirantes na Amazônia.
4- A União Ibérica durou 60 anos e
teve influência na colonização portuguesa do Brasil. Durante o período da união
entre Portugal e Espanha, o Brasil:
a) atingiu o auge da sua produção
açucareira com ajuda de capitais espanhóis.
b) foi
invadido pela Holanda, interessada na produção do açúcar.
c) conviveu com muitas rebeliões dos
colonos contra o domínio espanhol.
d) registrou conflitos entre suas
capitanias, insatisfeitas com a instabilidade econômica.
e) conseguiu ficar mais livre da
pressão dos colonizadores europeus.
a) por uma forte intolerância
religiosa, representada, principalmente, por meio do confisco das propriedades
dos judeus e dos católicos.
b) pela proteção às pequenas e médias
propriedades rurais, o que contribuiu para o aumento da produção de açúcar e
tabaco em Pernambuco.
c) por uma ocupação territorial
limitada a Pernambuco, em função da proteção militar efetuada por Portugal nas
suas colônias africanas.
d) por inúmeras vantagens econômicas
aos colonos e pela ausência de tolerância religiosa, representada pela
imposição do calvinismo.
e) pela
atenção aos proprietários luso-brasileiros, que foram beneficiados com créditos
para a recuperação dos engenhos e a compra de escravos.
6. Entre as causas da ocupação
holandesa em Pernambuco, pode-se destacar:
a) o interesse no tráfico negreiro;
b) a participação das companhias de
comércio na exportação de algodão;
c) a
participação holandesa na indústria açucareira e a União Ibérica;
d) a ausência dos jesuítas em
Pernambuco;
e) a necessidade de uma colônia
protestante.
a) Portugal e Inglaterra
b) Inglaterra e Holanda
d) Cuba e Portugal
e) Paraguai e Holanda
8. "O senhor de engenho é título
a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado
de muitos." O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser
considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:
a) a
condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos
senhores de engenho na sociedade colonial.
b) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
c) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
d) as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
e) o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.
b) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
c) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
d) as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
e) o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.
9. Os senhores de engenho constituíram
uma organização familiar denominada:
a) social;
b)antroplógica;
c)poligâmica;
d)matriarcal;
e) patriarcal.
a) legislar e executar as decisões das
Câmaras Municipais;
b) iniciar o processo de colonização da costa
brasileira;
c) promover e desenvolver atividades no
mercado de consumo;
d) expandir a
ocupação do interior do território nacional;
e)
coordenar e centralizar a administração das Capitanias.
a)
holandeses e portugueses;
b) ingleses e
portugueses;
c) franceses e portugueses;
d) holandeses e
espanhóis;
e) holandeses e
ingleses.
a) os
escravos eram indispensáveis ao funcionamento dos engenhos;
b) não havia trabalhadores livres nos
engenhos;
c) a produção do açúcar estava
totalmente a cargo dos escravos;
d) não havia instrumentos mecânicos
nos engenhos;
e) o número de escravos era muito
reduzido nos engenhos.
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