Planeta Sustentável

terça-feira, 23 de abril de 2013

Três testemunhos sobre o descobrimento do Brasil.
 
Carta de Pero Vaz de Caminha
A 'certidão de nascimento' do Brasil

Documentos que atestam o descobrimento do Brasil a Portugal

Três relatos


 
Provavelmente você já ouviu falar sobre a carta de Pero Vaz de Caminha, um documento que relata a Viagem do Descobrimento.

Deixemos para uma próxima postagem o fato de utilizarmos a palavra descobrimento para a chegada dos portugueses (sobre este assunto, leia "Os portugueses descobriram o Brasil! Descobriram mesmo?"
A carta de Pero Vaz de Caminha é o relato mais conhecido sobre a Viagem do Descobrimento, mas não é o único. Existem ainda a Carta de Mestre João e a Relação do Piloto Anônimo. Todos os relatos foram escritos foram escritos por integrantes da armada de Pedro Álvares Cabral.

Pero Vaz de Caminha era o escrivão oficial da armada, a serviço do rei português D. Manuel I, mas também havia servido outros dois reis anteriores: D. Afonso V e D. João II. Caminha tinha a função de prestar seus serviços em uma feitoria assim que a armada de Cabral chegasse às Índias, morreu durante um ataque muçulmano antes mesmo do retorno de Cabral.
Clique aqui para fazer o download da Carta de Pero Vaz de Caminha.

Mestre João Faras era um médico e astrônomo espanhol presente na expedição de Pedro Álvares Cabral. Escreveu uma carta ao rei relatando as novas descobertas.
Clique aqui para fazer o download da Carta do Mestre João.
O terceiro documento é um relato atribuído a um piloto, que não se sabe ao certo quem era e nem mesmo há a certeza de que desempenhasse a função de piloto.
Clique aqui para fazer o download da Relação do Piloto Anônimo.


Para conhecer uma linha do tempo no Facebook com os principais acontecimentos da viagem de Cabral, clique aqui. Não deixe também de curtir a página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores