Planeta Sustentável

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Gabarito da turma 3001




  1) Leia os textos e em seguida respondas às questões:

  Texto 1

Um dia o homem pré-histórico deixou de ser nômade e fixou-se a terra. Plantava, domesticava animais,         organizava-se em famílias, orava a seus deuses, construía suas casas sobre estacas, vestia-se com tecidos e fabricava utensílios domésticos.

A que período da Pré-História o texto está se referindo?  Período Neolítico.

  Texto 2

No início, o homem pré-histórico pouco sabia , mas foi aprendendo no decorrer da sua existência .Comunicava-se através da linguagem falada, coletava alimentos, utilizava pedras e pedaços de pau como armas. Passando mais tarde a usar arco e flecha. Vestia-se com peles de animais e assava carnes nas cavernas onde vivia.

Que nome recebe esse período da Pré-História? Período Paleolítico.

                  2) Complete:

a) Dario I da Pérsia dividiu seu vasto império em províncias administrativas chamadas satrapias, sendo cada  uma delas governada por um sátrapa, que era vigiado pelos - "olhos e ouvidos do rei"(Missi dominici).

        b) No Egito Antigo, no quadro do modo de produção asiático, a não existência de uma classe mercantil independente,      explica-se pelos impostos cobrados pelo Estado, extraindo dos produtores o excedente de produção.

        c) O Quilombo de Palmares passou para a história como símbolo da resistência negra, sediado na Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. Esta experiência existiu porque as invasões holandesas permitiram a fuga dos escravos negros porque desorganizavam as fazendas, nos primeiros tempos.

        d) A introdução da lavoura açucareira no Brasil pelo governo português, poder ser explicada devido à decadência do comércio de especiarias com as Índias.

        3) Correlacione:        

( 1 ) Fenícios                                                   (   ) Os sinais de sua escrita sagrada são conhecidas como hieróglifos.

( 2 ) Hebreus                                                  (   ) Buscavam e levavam mercadorias por toda a bacia do Mediterrâneo.

( 3 ) Babilônios                                              (   ) Seu império era controlado pelo sistema de satrapias.

( 4 ) Egípcios                                                  (   ) Os invasores de seu território provocaram a diáspora.

( 5 ) Persas                                                     (   ) Hamurábi unificou o império, desde a Assíria até a Caldeia.        R: 4,1,5,2,3   

4) Responda:

a) Quais os objetivos das bandeiras paulistas?  Apresamento de índios para vendê-los como escravos e procura de metais preciosos.

b) O que foram as monções e qual sua importância histórica? Expedições fluviais, usando os rios Tietê, Paraná e Paraguai, levando mercadorias para serem comercializadas ao longo desses rios, até Cuiabá.

c) O que foi a União Ibérica? A União Ibérica foi um período em que os espanhóis se apossaram do trono português, mediante a falta de um sucessor que pudesse assumir o governo de Portugal. Em termos gerais, a Espanha acreditava que o processo de unificação pudesse ampliar as divisas dos cofres hispânicos e reforçar o papel de liderança da Espanha no processo de evangelização dos nativos americanos.


5)  A partir do século XVII, uma série de fatores provocou a expansão da colônia e ocupação do interior do Brasil, exceto:
a) a pecuária desenvolvida no sertão nordestino e região sul.
b) a busca de riquezas mineral liderada pelos bandeirantes de São Paulo.
c) a ação missionária dos jesuítas vinculada também à extração de drogas do sertão.
d) a União Ibérica, que possibilitou maior liberdade de circulação no território além de Tordesilhas.
e) o apoio de jesuítas e índios dos Sete Povos das Missões, confirmando os termos do Tratado de Madri em 1750.

 

6 ) Entre as causas da Criação das Capitanias Hereditárias no Brasil, podemos apontar
a) a necessidade de apoio do governo português aos comerciantes de pau-brasil;
b) a necessidade de organizar a exploração do ouro;
c) o fracasso do governo geral;
d) o interesse de Portugal no comércio de escravos indígenas;
e) a falta de recursos do governo português que transferiu aos donatários a responsabilidade da colonização.

7)A colônia fenícia de Cartago, localizada onde hoje se encontra a cidade de Túnis, ao norte da África, havia se desenvolvido consideravelmente, a ponto de se constituir em poderosa rival dos interesses romanos no Mediterrâneo. Por mais de um século, os romanos lutaram para destruir Cartago, acabando por arrasá-la (146 a. C.). Esses acontecimentos são conhecidos como:
a) Guerras Médicas.                                                         
b) Guerra de Tróia.
c) Revolução Cartaginesa.                                               
d) Guerra da Reconquista          
e) Guerras Púnicas.

7) Cite duas das  razões do pioneirismo português na Expansão Marítima dos séculos XV e XVI .

R: Uma monarquia centralizada, interessada no comércio de especiarias; posição geográfica favorável.

8   
8) Explique:

 
a)       Corveia: Era o imposto exigido pelos senhores feudais, pelo qual os servos deviam trabalhar alguns dias da semana no manso senhorial

b)      Talha: Obrigação de entregar ao senhor feudal parte da produção obtida no manso servil.

c)       Suserano: Devia proteger militarmente seus vassalos e dar-lhes assistência jurídica .


d)       Vassalo: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ O vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e em troca fazia um juramento de absoluta fidelidade; Súdito de um soberano.

 
e)       Senhores feudais: Detentores de grandes extensões de terras que governavam seus domínios exercendo autoridade administrativa, judicial e militar na Europa Ocidental nos séculos IX e X.

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