Planeta Sustentável

sábado, 7 de junho de 2014

VOCÊ SABIA QUE A MONARQUIA AINDA EXISTE?


A Europa é o continente com mais monarquias no mundo





No total dos cinco continentes há 43 nações que ainda prestam 'vassalagem' a um rei. Alguns são 'falsos' regimes monárquicos como é o caso da Austrália ou do Canadá, que funcionam na prática como países independentes embora reconheçam Isabel II como Chefe de Estado.

Rainha Isabel II
Atualmente, existem 43 países onde o sistema político em vigor é a monarquia, ou seja,  territórios em que o rei ou rainha exercem as funções de Chefe de Estado por um Rei ou Rainha. 



Ao abdicar do trono (02/06/2014), Juan Carlos da Espanha vem pôr fim ao segundo reinado de maior duração no mundo contemporâneo. Os seus 39 anos em funções são apenas superados pela Rainha Isabel II, que ocupa o trono britânico há mais de 60 anos.

Juan Carlos Rei da Espanha


O site do jornal espanhol "El Mundo" diz que a Europa e a Ásia são os dois continentes onde existem mais monarquias: 12 em cada - sendo que na Europa o Vaticano entra nesta contagem. 





Registre-se que o Vaticano é também o único estado europeu considerado uma monarquia absoluta.

Papa Francisco


Marrocos, o país que tem a capital, Rabat, mais próxima de Lisboa, é o maior país dos três estados africanos onde a monarquia está instituída, e o rei tem poder absoluto.


O QUE É A MONARQUIA?


A monarquia é um sistema político caracterizado pela existência de um Rei ou Rainha que assumem o cargo de Chefe de Estado, e só o deixam de exercer caso abdiquem, como foi o recente caso de Juan Carlos, ou morram. A sucessão é feita respeitando a hierarquia familiar.

Este sistema político foi uma prática corrente até aos finais do século XVIII. Em inícios do século seguinte, várias monarquias foram abolidas por todo o mundo depois dos ideais veiculados na Revolução Francesa.

O Nepal é o último país do mundo onde a monarquia deu lugar à república, em 2004.

A situação vivida em Espanha após o resignação de Juan Carlos, já há quem defenda um referendo para que  a Espanha decida o tipo de regime.

Em Portugal, a monarquia deu lugar à república em 1910, dois anos depois do Rei Dom Carlos e o seu filho D. Luís Filipe de Bragança, herdeiro do trono, terem sido assassinados por republicanos no Terreiro do Paço.

A última família real portuguesa


Fonte: sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário