Fonte: Blog da Professora Isabel Aguiar.
Uma das áreas de conhecimento abrangidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio é Ciências Humanase suas Tecnologias.
Esta parte da prova engloba as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
A cada ano, a avaliação investe mais no caráter interdisciplinar, o que significa que uma única questão pode ser composta por um tema que transita por todas essas disciplinas. Esta é uma grande tendência da Educação brasileira que visa desenvolver o comportamento ético e a visão de mundo dos estudantes. Para isso, faz-se uso de recursos variados, como documentos, cartas, livros e gravuras.
As questões do Enem geralmente estão relacionadas a aspectos da identidade e da cultura, com discussões temáticas sobre Estado, direitos, evolução tecnológica, comportamento, cidadania e democracia.
Desde a reformulação do Enem, em 2009, a preocupação dos estudantes aumentou com a avaliação. A grande quantidade de questões, os dois dias de prova, a redação e o caráter interdisciplinar são aspectos que exigem mais dedicação nos estudos e, principalmente, a habilidade de articular informações. No que se refere ao conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias, o candidato deve ser capaz de recorrer a tudo que estudou no decorrer do Ensino Médio para melhor interpretar os enunciados das questões propostas. Em geral, essas questões são compostas de longos enunciados com linguagem mais erudita, o que exige mais atenção e concentração. O estudante atento consegue identificar a resposta no próprio enunciado.
Por isso, uma dica para esses exercícios é ler primeiro a questão proposta, pois vai ajudar a direcionar a leitura do enunciado com mais clareza.
Acerca especificamente das questões de História no Enem, algumas características podem ser apresentadas e condutas orientadas.
Assim como as outras disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, a prova de História também é composta por textos longos e rebuscados que exigem boa leitura e interpretação e articulação com os conteúdos estudados no Ensino Médio. Mas o diferencial é: saber relacionar acontecimentos antigos com temas atuais relativos ao mesmo assunto. Assim, algumas questões partem de temáticas exploradas em eventos contemporâneos para avaliar sobre o conhecimento do passado.
Naturalmente, o sentido oposto também é explorado. Tendo em vista essas características e exigências, o candidato deve se habituar à leitura, explorando e se acostumando com textos mais extensos e complexos. Caso contrário, não conseguirá manter o foco durante a prova, que já é cansativa por sua própria extensão. Em caso de enunciados muito longos, lembrar-se de ler primeiro a pergunta para direcionar a leitura do texto e identificar mais facilmente a resposta, que pode estar bem clara. Este recurso evita que a primeira leitura do enunciado seja muito descontextualizada. Mas, claro, é importante ler o enunciado quantas vezes for preciso para consolidar sua compreensão, afinal, ele é fundamental para a resposta.
Não se pode esquecer também de ler a referência do texto apresentado ou das imagens e gravuras. Nelas estão contidas informações sobre datas e autoria que facilitarão a identificação de eventos e de contextos históricos.
É preciso estudar bastante o conteúdo, pois ele é o fundamentador das reflexões. Por exemplo, questões que abordam o direito ao voto podem articular conteúdos sobre Revolução Francesa, Brasil Republicano, Coronelismo e Diretas Já. Questões pertinentes ao desenvolvimento do capitalismo e o surgimento das classes sociais podem explorar conhecimentos sobre a Era Vargas, Liberalismo, Socialismo, Comunismo, Anarquismo e Revolução Russa.
Avaliando a prova de História do Exame Nacional do Ensino Médio desde sua criação, em 1998, os temas mais recorrentes, em ordem, são:
- Brasil República;
- Era Vargas;
- Segunda Guerra Mundial e Brasil Colônia;
- Militarismo no Brasil,
- Escravidão e Idade Média;
- Guerra Fria, Revolução Industrial e Liberalismo.
Todos permitem uma ampla abordagem relacionada a fatos atuais e é recomendável que se tenha atenção especial com eles. Também são sempre cotadas para aparecer questões sobre:
- Egito e Mesopotâmia,
- Grécia e Roma,
- Renascimento,
- Reforma Religiosa,
- Antigo Regime,
- Independência da América Espanhola e
- Nazifascismo
É preciso estar sempre atento aos fatos da atualidade para enriquecer as análises na avaliação. Dois acontecimentos recentes, em especial, tendem a aparecer na prova. O primeiro deles envolve a instalação da Comissão da Verdade, que pode exigir reflexões sobre memória nacional, ditadura militar e democratização. Outro destaque está relacionado à eleição do Papa Francisco, que pode oferecer questões dedicadas a toda a história da Igreja Católica, com temas sobre seu poder, Cruzadas, interferência no Estado, inquisição e reformas religiosas.
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