Planeta Sustentável

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Feudalismo para o 7o Ano (Lemos)

Sociedade Feudal - Oratores, Bellatores e Laboratores

A Sociedade Feudal, estava organizada em três grupos:
  • O clero - na linguagem da época, os oratores: os que rezam;
  • Os Guerreiros - os que combatem: bellatores e
  • os trabalhadores - laboratores






Como lembra o professor Hilário Franco Jr*, "esse esquema tripartido", nada mais era que "uma construção ideológica, uma representação mental. Esse esquema surgiu quando começaram a existir algumas tensões, numa época de muitas transformações sociais.


"A ideologia das três ordens (oratores, bellatores e laboratores) funcionava para a elite em sobretudo, para a elite clerical elaboradora do modelo, como um sonho e também como uma arma para manter seus interesses."
Esse sistema de ordens não favorecia uma mobilidade social, como já mostramos na postagem "A imobilidade Social no Feudalismo". O próprio sentido da palavra ordem (ordo em linguagem da época) demonstra esse imobilismos:


"Corpo social isolado dos demais e investido de responsabilidades específicas; organização justa e boa do universo que deve ser mantida pela moral e pelo poder"
Portanto, esse modelo de estratificação da sociedade, foi pensado para combater "as forças do mal", ou seja, as transformações e tensões sociais que vinham ocorrendo.


Enfim, essa forma tripartida de sociedade estava hierarquizada, mas com a aceitação de todos, visto que da separação surgia a unidade, como se pensava. Para isso existia a colaboração de cada ordem: enquanto uns rezam, para afastar as forças do mal, outros lutam e outros trabalham. Nisso tudo, no topo encontrava-se a Igreja, que detinha o monopólio do sagrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores