Planeta Sustentável

domingo, 22 de maio de 2011

Exercícios sobre Revolução Industrial e Iluminismo

1. Quem foi John Locke? O que ele defendia?

2. Quais eram as críticas dos iluministas ao Antigo Regime?

3. O que foi a Enciclopédia Francesa, no contexto do Iluminismo?

4. O que foi o Despotismo Esclarecido?

5. Explique o que foi o Iluminismo.

6. Cite três fatores que possibilitaram à Inglaterra, o pioneirismo na Revolução Industrial.

7. Destaque três fatores geográficos que contribuíram para que a Revolução Industrial ocorresse na Inglaterra.

8. Comente a afirmativa:
A Revolução Industrial foi sobretudo a passagem de um sistema de produção marcadamente agrário e artesanal para outro de cunho industrial, dominado pelas fábricas e pela maquinaria.
(PAZZINATO e SENISE, 1994)

9. Sobre o movimento ludista veja as impressões do industrial inglês Wedgwood e responda às questões a seguir.

Quando chegávamos a Bolton, encontramos no caminho várias centenas de homens. Creio que eram aproximadamente uns quinhentos; e como perguntássemos a um dentre eles por que se encontravam reunidos em tão grande número, responderam-nos que iam destruir as máquinas e que fariam o mesmo em todo o país.
MANTOUX, . Apud ARRUDA, J. J. de A. "História Moderna e Contemporânea". São Paulo: Ática, 1976. p.126.

a) Aponte dois fatores que possibilitaram a revolução industrial.
b) De que forma podem ser explicados os movimentos ludistas?

10. O pioneirismo inglês no processo de constituição do capitalismo industrial é explicado por um conjunto de fatores de natureza social, política e econômica, durante os séculos XVII e XVIII.
Indique três condições que favoreceram o desenvolvimento do capitalismo naquele país, sendo uma política, uma social e uma econômica.

a) Política:
b) Econômica:
c) Social:

11. As precárias condições de vida operária revelada por investigações realizadas na década de 1840, na Inglaterra, são resultantes de um processo marcado pelo avanço tecnológico, grandes transformações nas relações de trabalho e nas formas de produção, conhecido como
a) Primeira Revolução Industrial.
b) Liberalismo Econômico.
c) Segunda Revolução Industrial.
d) Revolução Gloriosa.
e) Terceira Revolução Industrial.


12. Sobre Adam Smith, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) escreveu a obra "A Riqueza das Nações".
b) propunha uma sociedade igualitária a partir da análise científica da História.
c) era contrário ao mercantilismo.
d) é considerado o pai do liberalismo econômico.
e) defendia o trabalho como a única fonte geradora de riquezas.

13. A Revolução Industrial influenciou os rumos das antigas colônias porque:
a) procurava abrir os mercados e operava contra o tráfico negreiro.
b) condenava a escravidão porque não atendia aos princípios humanitários de uma nação moderna.
c) mantinha os monopólios porque eram a base do liberalismo econômico.
d) Introduzia o Mercantilismo.
e) permitia aos britânicos a imposição de pactos coloniais através da concessão de empréstimos.



GABARITO

1. Foi um filósofo inglês e teórico da Revolução Gloriosa. É considerado o pai do liberalismo político. Defendia a substituição do absolutismo por uma relação contratual entre governantes e governados expressa na constituição.

2. O Absolutismo Monárquico, a intolerância religiosa e o Mercantilismo.

3. Organizada por Diderot e D'Alembert, a Enciclopédia foi uma síntese do conhecimento produzido pelos iluministas.

4. Reformas sócio-econômicas através da conciliação de práticas absolutistas com alguns princípios iluministas, realizadas por alguns monarcas europeus, a fim de evitar revoltas e se manterem no poder.

5. O Iluminismo constitui um movimento intelectual que surgiu na Europa, principalmente na França, no século XVIII, estabeleceu uma série de críticas ao Antigo Regime. Suas idéias eram respostas aos problemas enfrentados pela burguesia que necessitava, além de poder econômico, poder político. Colocava assim, em destaque, seus valores, o que favoreceu sua ascensão. A reorganização social proposta pelos iluministas, defendia uma maior participação política do cidadão e afirmava que só através da razão o homem poderia atingir o conhecimento.

6. A acumulação de capitais durante a fase do capitalismo comercial, a supremacia marítima, e a política de cercamentos no campo, que garantiu a disponibilidade de mão-de-obra para as indústrias.

7. Dentre três fatores geográficos que contribuíram para que a Revolução Industrial ocorresse na Inglaterra, pode-se destacar:
- a existência de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em território inglês;
- a disponibilidade de mão-de-obra nas áreas urbanas em decorrência do êxodo rural provocado pelos cercamentos;
- a disponibilidade de matérias-primas e mercados consumidores pelos ingleses, na América e na Ásia.

8. A Revolução Industrial trouxe as fábricas e suas máquinas, o que consolidou o modo de produção capitalista e modificou suas relações de trabalho. A introdução de máquinas no processo produtivo acelerou sua produtividade e modificou profundamente o sistema, antes marcadamente agrário e artesanal.

9. a) Entre os fatores que possibilitaram a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, pode-se destacar a disponibilidade de capitais acumulados durante a fase mercantilista do capitalismo e os cercamentos (enclusers) responsáveis pela redução da oferta de trabalho no campo e o consequente êxodo rural, gerando nas áreas urbanas, um contingente de mão-de-obra barata para a nascente indústria.

b) O movimento luddita caracterizou-se pela reação, sobretudo de artesãos falidos por não conseguirem concorrer com as fábricas, mas também devido às precárias condições de vida, através da destruição das máquinas por considerá-las responsáveis pela situação em que se encontravam. Tal atitude evidencia uma manifestação de revolta, mas também a falta da consciência política dos operários em relação à sua situação.



10. a) A ascensão política da burguesia inglesa após a Revolução Gloriosa em 1688 que pôs fim à monarquia absolutista ao instituir a monarquia parlamentarista, submetendo a autoridade real ao parlamento liderado pela burguesia.

b) O acúmulo de capitais durante a fase mercantilista do capitalismo a partir da hegemonia exercida no comércio marítimo internacional, sobretudo após o Ato de Navegação de 1651, tanto pelo potencial da marinha mercante inglesa quanto pelo volume na exportação de manufaturas, além dos acordos comerciais estabelecidos com outras nações e a existência de um eficiente sistema financeiro, consolidado com a criação do Banco da Inglaterra em 1694.

c) A Revolução Agrícola caracterizada pelos cercamentos, ao incorporar a atividade rural à produção em regime capitalista, provocou a ruína dos arrendatários e pequenos proprietários de terras, que obrigados a abandonar o campo, transformaram-se em abundante exército de mão-de-obra para as indústrias.

11. [A]

12. [B]

13. [A]

6 comentários:

  1. muito obragado tirou muita duvida minha sou do 8°no vlw prof que eu não sei o nome

    ResponderExcluir
  2. agradeço-lhe pela ajuda,fazendo este trabalho vou conseguir notas otimas na ultima etapa do 2 EJA .obrigado....

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em poder ajuda-los!!!!Voltem sempre!!!!

    ResponderExcluir
  4. Prof teria como a senhora elaborar algumas perguntas simples de revolução industrial pois terei uma prova e estou perdido por onde começar obrigada matheus

    ResponderExcluir
  5. Que pena Adriana! Só agora vi seu recado. Ando sem tempo. Fica para a próxima!!!!!Bjs

    ResponderExcluir