Planeta Sustentável

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Exercícios sobre Primeira Guerra Mundial

1) Dê o significado das expressões abaixo:


a- Pan Eslavismo

União de todos os países Eslavos da Europa, sob a direção Russa.


b- Pan Germanismo

União de todos países Germânicos da Europa, sob a direção Alemã.

c- Revanchismo Francês

Isto se deu por causa da unificação alemã, em 1871, e os franceses não conseguiram esquecer que a unificação da Alemanha fora feita as custas de uma guerra contra seu país.

d- Paz Armada

Ao raiar do século XX os líderes dos principais países estavam se preocupando com a produção de novos e mais sofisticados equipamentos de guerra, Até aí a guerra era mais de palavras...

e- Tríplice Aliança

Com intuito da neutralização francesa a Alemanha busca conquistar aliados de peso como o Império Austríaco e a Itália. (os requisitos para esses “aliados de pesos”, não era somente ser uma potência política, mas tinha que estar em pontos estratégicos)

f- Tríplice Entente

Foi organizada para se defender das Alianças das Potências Centrais ( ou Tríplice Aliança ) faziam parte da Tríplice Entente a Inglaterra, Rússia e França.

g- Crise de Marrocos

Marrocos é um africano, e não poderia fugir da regra. Os países africanos eram subdesenvolvidos e sempre precisaram de “ajuda” de países mais ricos ou países europeus. Mas como vários outros países africanos Marrocos é rico em ouro, petróleo, diamantes e demais minerais. Até aí tudo bem, já seria motivo talvez para a completa invasão de algum outro país, mas Marrocos também está localizada as margens do Oceano Atlântico. Então aos olhos dos países europeus Marrocos era um prato cheio, ele oferecia ouro, diamantes e petróleo, e também o controle do comercio marítimo. Enfim...todos queriam pelo menos uma pequena participação da conquista de Marrocos ( isso também explica o por que dos países pequenos entrarem na guerra ). Claro que tudo isso é pelo poder. Em resumo tudo aconteceu por causa da industrialização.


“O Imperialismo é filho do Industrialização, e a guerra é consequência do Imperialismo”


h- Tratados de Versalhes

É um tratado de paz, que aconteceu aproximadamente no ano de 1918 – 1919, que tinha por base culpar os alemães pela guerra e o fazendo assumir toda a responsabilidade e danos causados pela guerra.


i- Liga das Nações

Instituição fundada no ano de 1919, pelo então presidente americano Woodrow Wilson , tinha como principal objetivo de manter a paz mundial.

2) Qual é o objetivo das Alianças?

O objetivo principal das alianças era de estabelecer grande potência política e bélica, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.

3) Relate o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.

Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”. Dando início assim a um conflito entre apenas dois países ( Áustria e Rússia ). Mas como o “Mundo Europeu” só estava aguardando uma oportunidade para tomar Marrocos ou para se vingar(enfraquecer) de outros países. Não perderam tempo, nesse mesmo ano de 1914 cada país tomou o seu partido procurando saciar seus interesses políticos e econômicos, inicializando assim a Primeira Guerra Mundial.

4) Quais as penalidades impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes?

- Foram responsabilizados pela guerra;

- Obrigados a pagar pesadas indenizações aos vencedores;

- Cederam parte do seu território;

- Devolviam à França, à Alsácia-Lorena;

- Cederam suas colônias na África;

- Entregaram a Inglaterra e a França todo material de guerra e maquinas, e ficaram proibidos de se rearmar.

5) Por que a Liga das Nações não conseguiu conquistar seus propósitos?

Foi um fracasso total desde o início, tudo por falta de organização e seriedade, como exemplo disso o próprio governo dos Estados Unidos( do qual surgiu o projeto) não quis tomar parte da organização, tornando assim uma instituição falida.

6)Sintetize os motivos que levaram os Estados Unidos a emergir como grande potência mundial após a Primeira Guerra Mundial.

“Financiador da Pós Guerra”

Este é o termo que eu uso para explicar como o Estados Unidos se tornou a maior potência mundial.

Como consequência da guerra não sobrou muito dos países europeus. E então surge os Estados Unidos, forte e intacto(por não ter sofrido nenhum efeito da guerra) oferecendo o seu capital aos países europeus para se reestruturarem. Sendo assim o Financiador dos países atingidos pela guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores