Planeta Sustentável

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Revisão para os alunos do 8o Ano (História)

1)Complete corretamente:

a) O primeiro presidente dos Estados Unidos foi_______________.

b) As colônias do ______ desenvolveram uma produção agrícola dirigida ao mercado externo, baseada na grande propriedade rural e no trabalho escravo.

c) A "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", votada pela Assembleia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava assinalar os princípios que, inspirados no _____________, iriam fundar a nova constituição francesa.

Resposta: a) George Washington. b) Sul c) Iluminismo

2) Responda:

a) A segunda fase foi o período onde houve inúmeros excessos cometidos pelos jacobinos a fim de manter república popular.
Com foi chamada a fase descrita acima ? R: ________________


b) Por que os representantes dos três estados entraram em conflito na Assembleia dos Estados gerais?

____________________________________________

____________________________________________


Resposta: a) Fase do Terror.
b) Por que enquanto o primeiro e o segundo estados defendiam o voto por ordem social, o terceiro estado reivindicava o voto por cabeça, pois, de outra forma estaria sempre em desvantagem.

3) Marque a resposta certa:

a) "Prossigo: mil vozes servem de arauto para a novidade... 'A Bastilha foi tomada' .... Não acreditei e fui ver o cerco de perto .... No meio da 'Greve' encontro um corpo sem cabeça estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes. Faço perguntas ... É o governador da Bastilha."
(Restil de la Bretonne, "As Noites Revolucionárias", São Paulo: Estação Liberdade,1989, p. 58).

O episódio narrado marca o início de um dos momentos políticos mais importantes da história européia, a Revolução Francesa. A tomada e destruição da fortaleza da Bastilha explicita

a) ( ) o momento de maior radicalidade da Revolução, quando as camadas populares rompem com a liderança burguesa e assumem o poder em Paris.
b) ( ) a chegada ao poder político do general Napoleão Bonaparte, que, como primeiro cônsul, será fundamental na consolidação do novo poder.
c) ( ) o levante popular sob direção burguesa contra um dos maiores símbolos da opressão política do Absolutismo.
Resposta: C

4) Coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

a)( ) A independência dos Estados Unidos não significou a liberdade para toda a população, pois a escravidão negra foi plenamente mantida.

b)( ) O processo de independência das treze colônias americanas começou com o fim da chamada Guerra dos Sete Anos, entre Inglaterra e França.

c)( ) Os nobres da cidade de Paris eram conhecidos como sans-culottes.

d)( ) A Inglaterra sempre governou suas colônias rigidamente, impedindo, desde o começo, que se desenvolvessem economicamente.

Resposta: VVFF

5) Quem sou eu?

a) Representantes da alta burguesia, defendem posições moderadas. Querem preservar seu poder econômico e temem que as camadas populares assumam o controle da Revolução.


_______________________________________

b) Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas. Sentam-se à esquerda da Assembleia e são liderados por Robespierre e Saint-Just.


_______________________________________


Resposta: a) girondinos b) jacobinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores