Planeta Sustentável

domingo, 20 de junho de 2010

Para o 9o Ano- Geografia

Ensino de Geografia
9 DICAS DE GLOBALIZAÇÃO

[I] A globalização é um processo do capitalismo atual,, se localiza na década de 70, e se aprofunda, decisivamente, na década de 90. Alguns teóricos destacam o processo de mundialização , que seriam os estágios anteriores da globalização nos séculos XV e XVI, porém a globalização em si é um processo recente.

[II] A globalização tem um caráter multidimensional, ou seja, esse processo se insere nos campos: econômico, social, político, cultural e ambiental.

[III] A globalização é um processo contraditório, que produz inúmeros efeitos – positivos e negativos. Logo, ao mesmo tempo que atualmente as informações parecem simultâneas, os serviços, as tecnologias etc. parecem globalizados, na prática há uma distribuição desigual das evoluções tecnológicas, e ainda, a desigualdade social, permanece e se aprofunda nesse período.

[IV] A causa principal da fragmentação da produção, isto é, da distribuição do processo produtivo pelo mundo, é a busca dos fatores locacionais e das vantagens competitivas, como mão-de-obra barata, incentivos fiscais, isenção de impostos, entre outros.

[V] As empresas multinacionais dividem-se no espaço mundial, no que se refere ao processo produtivo. Assim, a matriz dessas empresas, ou seja, as suas sedes e também ramos de alta tecnologia – com mão-de-obra qualificada – localizam-se nos países desenvolvidos (Estados Unidos, países da Europa Ocidental e Japão, principalmente). Já a fabricação da mercadoria propriamente dita, ou seja, as outras fases do processo produtivo – com mão-de-obra não qualificada e barata – localizam-se nos países subdesenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados (países da América Latina, países denominados como Tigres e Novos Tigres Asiáticos, a China etc.).

[VI] A globalização tenta homogeneizar a cultura, ou seja, criar uma cultura global, padronizar os costumes, (por exemplo: comer os mesmos alimentos, ver os mesmos filmes, ouvir as mesmas músicas, assistir os mesmos programas, comprar a mesma roupa etc), Essa ideia de uma cultura global funciona a partir dos modos de vida dominantes modo de vida americano e europeu que são expandidos, e, é um processo de cima para baixo, chamado muitas vezes de imperialismo cultural.

[VII] As diferenças permanecem e afloram ainda mais na globalização, isto é, os movimentos contra-globalização, e contra os modos de vida dominantes aparecem ou se fortalecem, e a diversidade cultural continua mantida em muitos países e/ou regiões. Ex. A religião muçulmana em vários países, e a cultura de muitos países do Oriente Médio, o sistema socialista da Coreia do Norte, e de Cuba (mesmo tendo a possibilidade de abertura econômica) etc.

[VIII] O Estado reduziu o seu campo de domínio. Muitas vezes chamam o Estado (Estado - Nacional ou país como Brasil, França, Japão etc) de Estado mínimo, pois sua intervenção na economia tem diminuido a partir de 1970 , que é o marco do neoliberalismo, que inicia no Chile, e nas décadas posteriores se espalha pelo mundo.

*Apesar de ser uma ideia forte, devemos juntar a essa ideia a análise de David Harvey, que diz que o Estado muda de função, e não perde a importância, hoje agindo em função das empresas. Explicaremos melhor: imagine um atacante que faz gols e o meio de campo que dá passe para o gol - os dois são importantes para o time. De 1945 até 1970 o Estado fazia tudo, dava o passe e fazia o gol, a partir do neoliberalismo a história muda, o Estado vira o homem que passa e deixa a empresas livres para o gol - ou seja, continua importante para o time mas muda de posição!

[IX] As empresas multinacionais dominam a economia - quase sempre mostra-se um globo com nomes de empresas - E NÃO DE PAÍSES - ou seja, o mundo hoje pode ser representado por empresas que são multinacionais - multi - nação -- várias nações -- e estão presentes concretamente para produzir ou na forma de seus produtos por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores