Planeta Sustentável
terça-feira, 29 de maio de 2012
domingo, 27 de maio de 2012
A Lingua Portuguesa Agradece.
- 1. A Língua Portuguesa agradece (e nossos ouvidos também!)
- 2. Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante, pode ser útil para outras pessoas. A Língua Portuguesa agradece .
- 3. Nunca diga: - Menas (sempre menos) - Iorgute (iogurte) - Mortandela (mortadela) - Mendingo (mendigo) - Trabisseiro (travesseiro) - essa é de doer, hein! - Cardaço (cadarço) - Asterístico (asterisco) - Meia cansada (meio cansada) E lembre-se: - Mal - Bem - Mau - Bom
- 4. Trezentas gramas (a grama pode ser de um pasto). Se você quer falar de peso, então é O grama: trezent O s gramas. - Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade). - Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa) - O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.
- 5. Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino ! - A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar. - O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos. - Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.
- 6. "FAZ dois anos que não o vejo“ e não “FAZEM dois anos” - "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM” - "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...." (os verbos fazer e haver são impessoais!!) - PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA (deixe isso para o Zé Dirceu) - A PARTIR e não À PARTIR
- 7. O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO. - POR ISSO e não PORISSO (muito comum nas páginas de recado do orkut, junto com o AGENTE pode marcar algo... Se é um agente, ele pode ser secreto, aduaneiro, de viagens...) A GENTE = NÓS O certo é CUSPIR e não GOSPIR. HALL é RÓL não RAU, nem AU.
- 8. Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer... (mim não conjuga verbo, apenas "eu, tu, eles, nós, vós, eles")
- 9. - Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (dó, ré, mi, etc etc.) - As pronúncias: CD-ROM é igual a ROMA sem o A. Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka etc). ROM é abreviatura de Read Only Memory - memória apenas para leitura.
- 10. E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING: Não é “eu vou ESTAR mandando” “vou ESTAR passando” “vou ESTAR verificando” E sim eu vou MANDAR vou PASSAR vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO).
- 11. Da mesma forma é incorreto perguntar: COM QUEM VOCÊ QUER ESTAR FALANDO ? - Veja como é o correto e mais simples: COM QUEM VOCÊ QUER FALAR ? - Ao telefone não use: Quem gostaria? (É de matar...) - Não use: peraí, agüenta aí, só um pouquinho (prefira: Aguarde um momento, por favor)
- 12. - Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário (estas palavras não existem!!) - Não é elegante você tratar ao telefone, pessoas que não conhece, utilizando termos como: querido(a), meu filho(a), meu bem, amigo(a)... (a não ser que você esteja ironizando-a(o). Utilize o nome da pessoa ou senhor(a).
- 13. Agora, explicações de algumas expressões que usamos e nem sempre sabemos de onde originou-se: NAS COXAS As primeiras telhas do Brasil eram feitas de argila moldada nas coxas dos escravos. Como os escravos variavam de tamanho e porte físicos, as telhas ficavam desiguais. Daí a expressão fazendo nas coxas , ou seja, de qualquer jeito.
- 14. VOTO DE MINERVA Na Mitologia Grega, Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado de tê-la assassinado. No julgamento havia empate entre os jurados, cabendo à deusa Minerva, da Sabedoria, o voto decisivo. O réu foi absolvido, e Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.
- 15. CASA DA MÃE JOANA Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária se chamava Joana. Como, fora dali, esses homens mandavam e desmandavam no país, a expressão casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
- 16. CONTO DO VIGÁRIO Duas igrejas de Ouro Preto receberam, como presente, uma única imagem de determinada santa, e, para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários apelaram à decisão de um burrico. Colocaram-no entre as duas paróquias e esperaram o animalzinho caminhar até uma delas. A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E o burrico caminhou direto para uma delas... Só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burrico, e conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.
- 17. A VER NAVIOS Dom Sebastião, jovem e querido rei de Portugal (sec XVI), desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos. Provavelmente morreu, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por isso o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca, e era comum que pessoas subirem ao Alto de Santa Catarina, em Lisboa, na esperança de ver o Rei regressando à Pátria. Como ele não regressou, o povo ficava a ver navios.
- 18. NÃO ENTENDO PATAVINAS Os portugueses tinham enorme dificuldade em entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova. Daí que não entender patavina significa não entender nada.
- 19. DOURAR A PÍLULA Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas amargas em papel dourado para melhorar o aspecto do remedinho. A expressão dourar a pílula significa melhorar a aparência de algo ruim.
- 20. SEM EIRA NEM BEIRA Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Estar sem eira nem beira significa que a pessoa é pobre e não tem sustentáculo no raciocínio.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Problemas com notas de história?
1°Se for o caso de decorar,não decore faça associações pois a história não se decora se aprende, se você pensar bem história sempre tem uma ligação com os dias de hoje,então associe essas ligações.
2°Se possível faça um resumo do que a professora passou e leia um pouco do livro,pois quando você está fazendo o resumo está lendo a matéria e nessa leitura você acaba estudando.
sábado, 19 de maio de 2012
Como matar mosquito de forma ecológica
Como matar mosquitos de forma ecologicamente correta.
SERVE PARA QUALQUER MOSQUITO, O COMUM "PERNILONGO" OU MESMO O DA "DENGUE".
Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los ...para uma armadilha que pode matar muitos deles.
O que nós precisamos é, basicamente:
200 ml de água, 50 gramas de açúcar mascavo, 1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros.
Além da limpeza de suas casas e locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar esse método muito útil em escolas, creches, hospitais e residências. Não se esqueça da dengue.
Clique na imagem que ela ficará mais nítida.
SERVE PARA QUALQUER MOSQUITO, O COMUM "PERNILONGO" OU MESMO O DA "DENGUE".
Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los ...para uma armadilha que pode matar muitos deles.
O que nós precisamos é, basicamente:
200 ml de água, 50 gramas de açúcar mascavo, 1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros.
Além da limpeza de suas casas e locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar esse método muito útil em escolas, creches, hospitais e residências. Não se esqueça da dengue.
Clique na imagem que ela ficará mais nítida.
Jogo para o 8o Ano
Neste jogo estilo forca, você deve selecionar as letras para descobrir o nome de cinco doutrinas ou movimentos sociais que surgiram durante a Revolução Industrial. Veja se você consegue ajudar os operários das fábricas do século XIX, que buscavam melhores condições de trabalho e salários mais dignos para sustentar suas famílias.
Para começar a jogar basta clicar na palavra jogo.
Antes de começar a jogar leia o resumo que eu coloquei sobre as doutrinas.
Para o 8o Ano do Jele e do Lemos
6 doutrinas da Revolução Industrial
A Revolução Industrial
gerou um grande abismo socioeconômico entre a burguesia industrial
(capitalistas), detentora dos meios de produção, e o proletariado, ou
seja, os trabalhadores assalariados que vendiam sua força de trabalho.
Para melhorar a situação dos trabalhadores ou propor profundas mudanças
sociais, políticas e econômicas, surgiram várias doutrinas sociais na
Europa.
Ludismo
O Ludismo surgiu na
Inglaterra, entre 1811 e 1812. O nome do movimento deriva de um dos seus
líderes, Ned Ludd. Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na
Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da
mão-de-obra humana por máquinas. Com a participação de operários das
fábricas, os “quebradores de máquinas”, como eram chamados os ludistas,
invadiram diversas fábricas e quebraram máquinas e outros equipamentos.
Cartismo
O Cartismo também
surgiu na Inglaterra, a partir de 1830. O nome deriva da carta escrita
pelos radicais William Lovett e Feargus O’Connor, e enviada ao
Parlamento Inglês. Esta carta, chamada de “Carta do Povo”, exigia uma
série de direitos para os trabalhadores, como o voto secreto e
universal. Além disso, reivindicavam diminuição da jornada de trabalho
para oito horas; a regulamentação do trabalho feminino; a extinção do
trabalho infantil; a folga semanal; e o salário-mínimo.
Trade Unions
As Trade Unions foram
as organizações que deram origem movimento sindical. No início, tiveram
uma evolução lenta em suas reivindicações. Porém, na segunda metade do
século XIX, evoluíram para os sindicatos – forma de organização dos
trabalhadores com um considerável nível de ideologização e organização. O
mais eficiente e principal instrumento de luta das trade unions era a
greve.
Anarquismo
O Anarquismo surgiu na
Europa na metade do século XIX. As ideias anarquistas foram defendidas
por teóricos como Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Bakunin. O Anarquismo
pode ser definido como uma doutrina que defende o fim de qualquer forma
de autoridade e dominação. Defende, também, o fim do sistema
capitalista, da propriedade privada e do Estado.
Socialismo Utópico
O Socialismo Utópico
surgiu na Europa, na primeira metade do século XIX. Estas ideias
socialistas foram defendidas por teóricos como Conde de Saint-Simon,
Charles Fourier e Robert Owen. Estes teóricos tentaram criar
instituições ou fábricas que pudessem acomodar os trabalhadores sem o
mesmo grau de exploração que a burguesia industrial muitas vezes
impunha. No geral, estas tentativas acabaram fracassando.
Socialismo Científico
O Socialismo Científico
surgiu na Alemanha, na primeira metade do século XIX. Seus principais
teóricos foram Karl Marx e Friedrich Engels. Foi denominado científico
porque, ao contrário do utópico, estes pensadores não se preocuparam em
imaginar como seria a sociedade ideal. Ao invés disso, estudaram a
dinâmica do capitalismo, o que resultou em obras clássicas, como “O
Capital” e “Manifesto do Partido Comunista”.
Fonte: História Digital
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Exercitando fusos horários-90 Ano Jele
Em relação aos fusos
horários saiba que: o dia de 24 horas começa em um lugar, quando o fuso horário
desse lugar marcar meia- noite.
Dentro de um mesmo fuso horário, todos os lugares têm a mesma hora. Essa hora é chamada Hora Legal.
A fim de economizar energia, alguns países adiantam a hora legal durante o verão. No Brasil, geralmente, o horário de verão vai de outubro a fevereiro.
Dentro de um mesmo fuso horário, todos os lugares têm a mesma hora. Essa hora é chamada Hora Legal.
A fim de economizar energia, alguns países adiantam a hora legal durante o verão. No Brasil, geralmente, o horário de verão vai de outubro a fevereiro.
Questões sobre o texto
(coloque as repostas em seu caderno):
1 - Na cidade A são 12
horas. Que horas serão na cidade B, sabendo-se que a cidade B está a três fusos
horários a oeste de A?
2 - Na cidade A são 6 horas.
Que horas serão na cidade B, sabendo-se que B está a dois fusos horários a
leste de A?
3 - Na cidade A são 15
horas. Que horas serão na cidade B sabendo-se que a mesma está situada a 105° a
leste de A?
5 - O que é fuso horário e
quantos fusos horários existem?
6 - Qual é o fuso inicial e
por onde passa?
7 - Como ficam as terras a
oeste de GMT?
8 - Como ficam as terras a
leste de GMT?
9 - Se em Londres o relógio
estiver marcando 10 horas, em uma cidade a, a 60 ° de longitude leste, que
horas serão?
10
- Se em Greenwich é meio dia, a 15° de longitude oeste serão
................... e a 15 ° de longitude leste será ............
Resolução
1) 12 horas - 3 horas = 9 horas. Portanto, na cidade B serão 9 horas.
2) 6 horas + 2 horas= 8 horas. Portanto, na cidade B serão 8 horas
3) 105 ° : 15° = 7°
7 horas+ 15 horas = 22 horas.
Portanto, na cidade B serão 22 horas.
4) 24 horas
5) Fuso horário é o espaço de 15 graus percorrido aparentemente pelo Sol em uma hora. Existem marcados na Terra 24 fusos horários, ou seja 24 horas diferentes.
6) O fuso inicial é o de Greenwich, passa por Londres.
7) Ficam atrasadas tantas horas quantos forem fusos horários que a distanciam do meridiano inicial.
8) Ficam adiantadas tantas horas quantos forem os fusos horários que a separam do meridiano inicial.
9) 60° : 15° = 4
10 + 4 = 14.
Portanto, nessa cidade serão 14 horas
10 ) 11 horas
1 hora da tarde (13 horas).
1) 12 horas - 3 horas = 9 horas. Portanto, na cidade B serão 9 horas.
2) 6 horas + 2 horas= 8 horas. Portanto, na cidade B serão 8 horas
3) 105 ° : 15° = 7°
7 horas+ 15 horas = 22 horas.
Portanto, na cidade B serão 22 horas.
4) 24 horas
5) Fuso horário é o espaço de 15 graus percorrido aparentemente pelo Sol em uma hora. Existem marcados na Terra 24 fusos horários, ou seja 24 horas diferentes.
6) O fuso inicial é o de Greenwich, passa por Londres.
7) Ficam atrasadas tantas horas quantos forem fusos horários que a distanciam do meridiano inicial.
8) Ficam adiantadas tantas horas quantos forem os fusos horários que a separam do meridiano inicial.
9) 60° : 15° = 4
10 + 4 = 14.
Portanto, nessa cidade serão 14 horas
10 ) 11 horas
1 hora da tarde (13 horas).
domingo, 13 de maio de 2012
Homenagem a minha falecida mãe
Para Sempre
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade
Gabarito 6o Ano Geografia
1-
( T
) papel ( N ) leite ( N ) madeira
( T ) tecido ( T ) farinha
2-
a) recursos naturais
b) matérias - primas
3-
( 1 )
a água e o solo
( 2 )
petróleo e carvão
( 2 )
ferro e ouro
( 1 )
as florestas
4-
Atmosfera: camada de gases
que envolvem todo o planeta, estendendo-se desde a superfície da Terra até
cerca de 500
quilômetros de altitude.
Hidrosfera: corresponde a
toda porção de água existente na Terra, encontrada nos oceanos, rios, lagos,
lençóis subterrâneos e geleiras.
Litosfera: corresponde à
parte da biosfera formada basicamente por rochas e solos. Possui espessura
média de 40
quilômetros e sua superfície apresenta
formas
variadas como vales, montanhas e planícies.
Gabarito 9o Ano de geografia
Resposta Questão 1
a) Falso – A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol,
durante esse processo são gastos 365 dias e seis horas. Esse fenômeno é
responsável pela alternância das estações do ano. O meridiano é uma linha
geográfica imaginária.b) Falso – A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, durante esse processo são gastos 365 dias e seis horas. O paralelo, por sua vez, consiste no círculo menor perpendicular ao eixo terrestre.
c) Falso – a rotação é o movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo, sendo realizado em, aproximadamente, 24 horas. No entanto, círculo não tem relação com os fusos horários.
d) Verdadeiro – Denomina-se rotação o movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo (360°), esse movimento é realizado em aproximadamente 24 horas. Os fusos horários foram estabelecidos através da divisão do eixo da Terra (360°) pelo tempo de duração do movimento de rotação (24 horas), portanto, temos o resultado de 15°, responsável por um fuso horário.
Resposta Questão 2
Considerando que cada fuso horário corresponde a 15° e que os fusos horários
aumentam as horas no sentido oeste – leste, temos:30° O 15° O 0° O 15° L 30° L 45°L
14:00 15:00 16:00 17:00 18:00 19:00
Embarque: 14:00 horas do dia 03 de março.
Diferença de fuso entre 30° O e 45° L: 5 horas.
Tempo de viagem: 10 horas
Resolução: 5 horas + 10 horas = 15 horas.
14:00 do dia 03 de março + 15 horas = 05:00 horas do dia 04 de março.
Portanto, há a diferença de 5 horas a mais entre 30° O e 45° L, considerando que a família desembarcou às 14:00 horas do dia 03 de março e o tempo de viagem é de 10 horas, ela chegou ao ponto B às 05:00 horas do dia 4 de março.
Resposta Questão 3
a) Qual o horário e o dia de chegada do empresário em A?O empresário partiu de C (60° O) às 13:00 horas com destino a A (45° L), visto que as horas são adiantadas no sentido oeste – leste, e que cada 15° representa um fuso horário, temos:
13h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h
Portanto, quando for 13:00 em C (ponto de partida) será 20:00 horas em A (destino da viagem). Considerando que a viagem demore 10 horas, o empresário chegará a A às 06:00 horas do dia 26 de abril.
O empresário chegou a A às 06:00 do dia 26 de abril, e após 7 horas, embarcou com destino a B. Portanto, o empresário embarcou às 13:00 horas no avião com destino a B (180° O).
06:00 horas + 7 horas = 13:00 horas.
45° L 60° 75° 90° 105° 120° 135° 150° 165° 180°
13h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h 21h 22h
Portanto, quando o viajante embarcar às 13:00 horas no voo no ponto A (45°), já serão 22:00 horas no ponto B (180 °L). Considerando que a viagem demore 15 horas, o empresário desembarcará em B (180° L) às 13:00 do dia 27 de abril.
Resposta Questão 4
Sydney está localizada no fuso horário 150° LNova York está localizada no fuso horário 75° O
75°O 60° 45° 30° 15° 0° 15°L 30° 45° 60° 75° 90° 105° 120° 135° 150°
1h 2h 3h 4h 5h 6h 7h 8h 9h 10h 11h 12h 13h 14h 15h 16h
Considerando que as horas reduzem a cada 15° no sentido leste – oeste, e que há uma diferença de 15 fusos horários entre Sydney e Nova York, temos:
Sydney: 150°L / 15° = 10 horas a mais em relação ao meridiano de Greenwich.
Nova York: 75°O / 15° = 5 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich.
Pelo fato de as duas cidades estarem em hemisférios diferentes e as horas serem adiantadas no sentido oeste – leste, as horas devem ser somadas: 10 horas + 5 horas = 15 horas e depois subtraídas pelo horário de Sydney, visto que essa cidade apresenta fuso adiantado em relação à Nova York.
16 horas (horário em Sydney) – 15 horas (diferença de fuso entre as duas cidades) = 1 hora.
Portanto, a alternativa correta é a letra D.
Resposta Questão 5
a) Falso – A Linha do Equador consiste numa linha imaginária responsável
pela divisão do globo em norte e sul, através dessa linha é possível se
estabelecer as latitudes.b) É uma linha geográfica imaginária que está localizada ao sul da linha do Equador.
c) Verdadeiro – O meridiano de Greenwich é a linha imaginária responsável por dividir o globo terrestre em ocidente (oeste) e oriente (leste). A partir dele é possível medir as longitudes. Esse é considerado o marco inicial (0°) dos fusos horários e pelo fato da Terra girar no sentido de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas (+); já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).
d) Falso – O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada ao norte da linha do Equador, portanto, não tem relação com os fusos horários.
Gabarito do 7o Ano de Geografia
1-
a) Baiano
b) Capixaba ou espírito-santense
c) Paulista
d) Cearense
e)Paraibano
2- b; d; e
3- 34-13 = 21hab/Km2
Gabarito 8o Ano Geografia
1- Participar de coleta
seletiva de lixo; reduzir os gastos de água; economizar energia elétriica;
denunciar aos órgãos responsáveis os crimes cometidos contra a natureza etc.
2- Quanto maior for a renda,maior será o poder aquisitivo de uma população,que passará a adquirir mais produtos e serviços, aumentando seu nível de consumo.
3- b;d;e;f;g
2- Quanto maior for a renda,maior será o poder aquisitivo de uma população,que passará a adquirir mais produtos e serviços, aumentando seu nível de consumo.
3- b;d;e;f;g
Gabarito 6o Ano de História
1-
a) escribas
2-
a) Rios Tigre e Eufrates.
b) Terra entre rios.
c) As cidades sumerianas eram
independentes entre si; cada qual tinha
uma divindade protetora e um governo próprio.
3-
1) D
4- C
Gabarito 8o Ano História
1. Foi um filósofo inglês e teórico
da Revolução Gloriosa. É considerado o pai do liberalismo político. Defendia a
substituição do absolutismo por uma relação contratual entre governantes e
governados expressa na constituição.
2. O Absolutismo Monárquico, a intolerância religiosa e o Mercantilismo.
3. Organizada por Diderot e D'Alembert, a Enciclopédia foi uma síntese do conhecimento produzido pelos iluministas.
4. Reformas sócio-econômicas através da conciliação de práticas absolutistas com alguns princípios iluministas, realizadas por alguns monarcas europeus, a fim de evitar revoltas e se manterem no poder.
5. O Iluminismo constitui um movimento intelectual que surgiu na Europa, principalmente na França, no século XVIII, estabeleceu uma série de críticas ao Antigo Regime. Suas idéias eram respostas aos problemas enfrentados pela burguesia que necessitava, além de poder econômico, poder político. Colocava assim, em destaque, seus valores, o que favoreceu sua ascensão. A reorganização social proposta pelos iluministas, defendia uma maior participação política do cidadão e afirmava que só através da razão o homem poderia atingir o conhecimento.
6. A acumulação de capitais durante a fase do capitalismo comercial, a supremacia marítima, e a política de cercamentos no campo, que garantiu a disponibilidade de mão-de-obra para as indústrias.
7. Dentre três fatores geográficos que contribuíram para que a Revolução Industrial ocorresse na Inglaterra, pode-se destacar:
- a existência de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em território inglês;
- a disponibilidade de mão-de-obra nas áreas urbanas em decorrência do êxodo rural provocado pelos cercamentos;
- a disponibilidade de matérias-primas e mercados consumidores pelos ingleses, na América e na Ásia.
8. A Revolução Industrial trouxe as fábricas e suas máquinas, o que consolidou o modo de produção capitalista e modificou suas relações de trabalho. A introdução de máquinas no processo produtivo acelerou sua produtividade e modificou profundamente o sistema, antes marcadamente agrário e artesanal.
9. a) Entre os fatores que possibilitaram a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, pode-se destacar a disponibilidade de capitais acumulados durante a fase mercantilista do capitalismo e os cercamentos (enclusers) responsáveis pela redução da oferta de trabalho no campo e o consequente êxodo rural, gerando nas áreas urbanas, um contingente de mão-de-obra barata para a nascente indústria.
b) O movimento luddita caracterizou-se pela reação, sobretudo de artesãos falidos por não conseguirem concorrer com as fábricas, mas também devido às precárias condições de vida, através da destruição das máquinas por considerá-las responsáveis pela situação em que se encontravam. Tal atitude evidencia uma manifestação de revolta, mas também a falta da consciência política dos operários em relação à sua situação.
10. a) A ascensão política da burguesia inglesa após a Revolução Gloriosa em 1688 que pôs fim à monarquia absolutista ao instituir a monarquia parlamentarista, submetendo a autoridade real ao parlamento liderado pela burguesia.
b) O acúmulo de capitais durante a fase mercantilista do capitalismo a partir da hegemonia exercida no comércio marítimo internacional, sobretudo após o Ato de Navegação de 1651, tanto pelo potencial da marinha mercante inglesa quanto pelo volume na exportação de manufaturas, além dos acordos comerciais estabelecidos com outras nações e a existência de um eficiente sistema financeiro, consolidado com a criação do Banco da Inglaterra em 1694.
c) A Revolução Agrícola caracterizada pelos cercamentos, ao incorporar a atividade rural à produção em regime capitalista, provocou a ruína dos arrendatários e pequenos proprietários de terras, que obrigados a abandonar o campo, transformaram-se em abundante exército de mão-de-obra para as indústrias.
11. [A]
12. [B]
13. [A]
2. O Absolutismo Monárquico, a intolerância religiosa e o Mercantilismo.
3. Organizada por Diderot e D'Alembert, a Enciclopédia foi uma síntese do conhecimento produzido pelos iluministas.
4. Reformas sócio-econômicas através da conciliação de práticas absolutistas com alguns princípios iluministas, realizadas por alguns monarcas europeus, a fim de evitar revoltas e se manterem no poder.
5. O Iluminismo constitui um movimento intelectual que surgiu na Europa, principalmente na França, no século XVIII, estabeleceu uma série de críticas ao Antigo Regime. Suas idéias eram respostas aos problemas enfrentados pela burguesia que necessitava, além de poder econômico, poder político. Colocava assim, em destaque, seus valores, o que favoreceu sua ascensão. A reorganização social proposta pelos iluministas, defendia uma maior participação política do cidadão e afirmava que só através da razão o homem poderia atingir o conhecimento.
6. A acumulação de capitais durante a fase do capitalismo comercial, a supremacia marítima, e a política de cercamentos no campo, que garantiu a disponibilidade de mão-de-obra para as indústrias.
7. Dentre três fatores geográficos que contribuíram para que a Revolução Industrial ocorresse na Inglaterra, pode-se destacar:
- a existência de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em território inglês;
- a disponibilidade de mão-de-obra nas áreas urbanas em decorrência do êxodo rural provocado pelos cercamentos;
- a disponibilidade de matérias-primas e mercados consumidores pelos ingleses, na América e na Ásia.
8. A Revolução Industrial trouxe as fábricas e suas máquinas, o que consolidou o modo de produção capitalista e modificou suas relações de trabalho. A introdução de máquinas no processo produtivo acelerou sua produtividade e modificou profundamente o sistema, antes marcadamente agrário e artesanal.
9. a) Entre os fatores que possibilitaram a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, pode-se destacar a disponibilidade de capitais acumulados durante a fase mercantilista do capitalismo e os cercamentos (enclusers) responsáveis pela redução da oferta de trabalho no campo e o consequente êxodo rural, gerando nas áreas urbanas, um contingente de mão-de-obra barata para a nascente indústria.
b) O movimento luddita caracterizou-se pela reação, sobretudo de artesãos falidos por não conseguirem concorrer com as fábricas, mas também devido às precárias condições de vida, através da destruição das máquinas por considerá-las responsáveis pela situação em que se encontravam. Tal atitude evidencia uma manifestação de revolta, mas também a falta da consciência política dos operários em relação à sua situação.
10. a) A ascensão política da burguesia inglesa após a Revolução Gloriosa em 1688 que pôs fim à monarquia absolutista ao instituir a monarquia parlamentarista, submetendo a autoridade real ao parlamento liderado pela burguesia.
b) O acúmulo de capitais durante a fase mercantilista do capitalismo a partir da hegemonia exercida no comércio marítimo internacional, sobretudo após o Ato de Navegação de 1651, tanto pelo potencial da marinha mercante inglesa quanto pelo volume na exportação de manufaturas, além dos acordos comerciais estabelecidos com outras nações e a existência de um eficiente sistema financeiro, consolidado com a criação do Banco da Inglaterra em 1694.
c) A Revolução Agrícola caracterizada pelos cercamentos, ao incorporar a atividade rural à produção em regime capitalista, provocou a ruína dos arrendatários e pequenos proprietários de terras, que obrigados a abandonar o campo, transformaram-se em abundante exército de mão-de-obra para as indústrias.
11. [A]
12. [B]
13. [A]
sábado, 12 de maio de 2012
terça-feira, 8 de maio de 2012
domingo, 6 de maio de 2012
I-Tarefa extra para o 9o Ano -História
1. (Faap) "Na guerra
eterna a humanidade se torna grande - na paz eterna, a humanidade se
arruinaria."
Este discurso, pelas idéias
que defende, só pode ter sido proferido por:
a) o atual Rei da Espanha
b) Hitler
c) O Primeiro Ministro atual
de Portugal
d) Getúlio Vargas
e) Malthus
2. (Fgv) Considere os
seguintes itens:
I. nacionalismo e
unitarismo;
II. controle estatal da
imprensa, educação, teatro, cinema, rádio e muitos setores da produção e do
comércio;
III. economia dirigida,
visando às indústrias de guerra e fim do desemprego;
IV. militarismo e
"espaço vital".
I, II, III, IV identificam
características do Estado:
a) nazista.
b) liberal.
c) absolutista.
d) democrático.
e) constitucional.
3. (Fuvest) Em seu famoso
painel "Guernica", Picasso registrou a trágica destruição dessa
cidade basca por:
a) ataque de tropas nazistas
durante a Segunda Guerra Mundial.
b) republicanos espanhóis
apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil.
c) forças do exército
francês durante a Primeira Guerra Mundial.
d) tropas do governo
espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.
e) bombardeio da aviação
alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos.
4. (Fuvest) O período entre
as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do
liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e
comunismo.
b) sucesso do capitalismo,
do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e
comunismo.
c) estagnação das economias
socialista e capitalista e aliança entre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o
avanço fascista na Europa.
d) prosperidade das
economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os E.U.A
e a U.R.S.S.
e) coexistência pacífica
entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
5. (Fuvest) "Mas, um
socialismo, liberado do elemento democrático e cosmopolita, cai como uma luva
para o nacionalismo".
Esta frase de Charles
Maurras, dirigente da "Action Française", permite aproximar o seu pensamento
da ideologia:
a) fascista.
b) liberal.
c) socialista.
d) comunista.
e) democrática.
O gabarito estará disponivel a partir do dia 12/05/2012.
I-Tarefa extra para o 8o Ano-História
1. Destaque três fatores geográficos que contribuíram para
que a Revolução Industrial ocorresse na Inglaterra.
2. Comente a afirmativa:
A Revolução Industrial foi sobretudo a passagem de um sistema de produção marcadamente agrário e artesanal para outro de cunho industrial, dominado pelas fábricas e pela maquinaria.
(PAZZINATO e SENISE, 1994)
3. Sobre o movimento ludista veja as impressões do industrial inglês Wedgwood e responda às questões a seguir.
Quando chegávamos a Bolton, encontramos no caminho várias centenas de homens. Creio que eram aproximadamente uns quinhentos; e como perguntássemos a um dentre eles por que se encontravam reunidos em tão grande número, responderam-nos que iam destruir as máquinas e que fariam o mesmo em todo o país.
MANTOUX, . Apud ARRUDA, J. J. de A. "História Moderna e Contemporânea". São Paulo: Ática, 1976. p.126.
a) Aponte dois fatores que possibilitaram a revolução industrial.
b) De que forma podem ser explicados os movimentos ludistas?
4. O pioneirismo inglês no processo de constituição do capitalismo industrial é explicado por um conjunto de fatores de natureza social, política e econômica, durante os séculos XVII e XVIII.
Indique três condições que favoreceram o desenvolvimento do capitalismo naquele país, sendo uma política, uma social e uma econômica.
a) Política:
b) Econômica:
c) Social:
5. As precárias condições de vida operária revelada por investigações realizadas na década de 1840, na Inglaterra, são resultantes de um processo marcado pelo avanço tecnológico, grandes transformações nas relações de trabalho e nas formas de produção, conhecido como
a) Primeira Revolução Industrial.
b) Liberalismo Econômico.
c) Segunda Revolução Industrial.
d) Revolução Gloriosa.
e) Terceira Revolução Industrial.
2. Comente a afirmativa:
A Revolução Industrial foi sobretudo a passagem de um sistema de produção marcadamente agrário e artesanal para outro de cunho industrial, dominado pelas fábricas e pela maquinaria.
(PAZZINATO e SENISE, 1994)
3. Sobre o movimento ludista veja as impressões do industrial inglês Wedgwood e responda às questões a seguir.
Quando chegávamos a Bolton, encontramos no caminho várias centenas de homens. Creio que eram aproximadamente uns quinhentos; e como perguntássemos a um dentre eles por que se encontravam reunidos em tão grande número, responderam-nos que iam destruir as máquinas e que fariam o mesmo em todo o país.
MANTOUX, . Apud ARRUDA, J. J. de A. "História Moderna e Contemporânea". São Paulo: Ática, 1976. p.126.
a) Aponte dois fatores que possibilitaram a revolução industrial.
b) De que forma podem ser explicados os movimentos ludistas?
4. O pioneirismo inglês no processo de constituição do capitalismo industrial é explicado por um conjunto de fatores de natureza social, política e econômica, durante os séculos XVII e XVIII.
Indique três condições que favoreceram o desenvolvimento do capitalismo naquele país, sendo uma política, uma social e uma econômica.
a) Política:
b) Econômica:
c) Social:
5. As precárias condições de vida operária revelada por investigações realizadas na década de 1840, na Inglaterra, são resultantes de um processo marcado pelo avanço tecnológico, grandes transformações nas relações de trabalho e nas formas de produção, conhecido como
a) Primeira Revolução Industrial.
b) Liberalismo Econômico.
c) Segunda Revolução Industrial.
d) Revolução Gloriosa.
e) Terceira Revolução Industrial.
6. A
Revolução Industrial influenciou os rumos das antigas colônias porque:
a) procurava abrir os mercados e operava contra o tráfico negreiro.
b) condenava a escravidão porque não atendia aos princípios humanitários de uma nação moderna.
c) mantinha os monopólios porque eram a base do liberalismo econômico.
d) Introduzia o Mercantilismo.
e) permitia aos britânicos a imposição de pactos coloniais através da concessão de empréstimos.
a) procurava abrir os mercados e operava contra o tráfico negreiro.
b) condenava a escravidão porque não atendia aos princípios humanitários de uma nação moderna.
c) mantinha os monopólios porque eram a base do liberalismo econômico.
d) Introduzia o Mercantilismo.
e) permitia aos britânicos a imposição de pactos coloniais através da concessão de empréstimos.
O gabarito estará disponível a partir do dia 12/05/2012.
I-Tarefa extra para o 7o Ano -História
1) Complete sobre a China medieval:
2) Cite uma inovação técnica de grande importância durante a dinastia Song:
______________________________________________________________________________
3) Faça um resumo sobre China Medieval.
a a) O
período ___________é considerado a época de ouro da China medieval,
período em que o Império chinês conquistou uma vasta área.
b b) Durante
esse governo, um grupo de grande prestígio era a dos _________.
2) Cite uma inovação técnica de grande importância durante a dinastia Song:
I-Tarefa extra para o 6o Ano- História
1) Complete a lacuna
corretamente:
a)
Os ___________________ eram funcionários da administração (sabiam ler, escrever
e contar).
2) Responda:
a) Quais os dois rios mais
importantes que formam os limites da Mesopotâmia?
_______________________________________________________________
b) Qual o significado da
palavra Mesopotâmia?
_______________________________________________________________
c) A Civilização mesopotâmica era formada
basicamente por cidades-Estado, que eventualmente expandiam seus domínios e formavam
grandes impérios.
O
que eram cidades-Estado?
3) Marque a menor opção:
1. Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o
mais antigo código de leis escritas da humanidade:
a) Lei das Doze Tábuas.
b) Leis Draconianas.
c) Dez Mandamentos.
d) Código de Hamurabi.
e) Lei Tessalônica.
Utilize o texto abaixo para responder a questão 4
A escrita________________, grande realização sumeriana, usada pelos sírios, hebreus e persas, surgiu ligada às necessidades de contabilização dos templos. Era uma escrita ideográfica, na qual o objeto representado expressava uma idéia. Os sumérios - e, mais tarde os babilônicos e os assírios, que falavam acadiano - fizeram uso extensivo da escrita ____________.
4) O texto acima se refere a escrita:
a) Latina
A escrita________________, grande realização sumeriana, usada pelos sírios, hebreus e persas, surgiu ligada às necessidades de contabilização dos templos. Era uma escrita ideográfica, na qual o objeto representado expressava uma idéia. Os sumérios - e, mais tarde os babilônicos e os assírios, que falavam acadiano - fizeram uso extensivo da escrita ____________.
4) O texto acima se refere a escrita:
a) Latina
b) Alfabeto
c) Cuneiforme
c) Cuneiforme
d) Matemática
O gabarito estará disponivel a partir do dia 12/05/2012.
I-Tarefa extra para o 9o Ano-Geografia
Questão
1
Para que o texto fique adequadamente preenchido, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por:
a) translação e meridiano.
b) translação e paralelo.
c) rotação e círculo.
d) rotação e fuso horário.
Questão
2
Questão
3
a) Qual o horário e o dia de chegada do empresário em A?
b) Qual o horário e o dia de chegada do empresário em B?
Questão 4
(UFSM-RS) Observe o mapa a seguir e responda à questão adiante.
Desconsiderando horários de verão locais, as coordenadas geográficas do mapa permitem, também, deduzir que uma competição esportiva que ocorra em Sydney, às 16 horas, seja assistida pela TV, ao vivo, em Nova York à(s):
a) 7 horas.
b) 8 horas.
c) 2 horas.
d) 1 hora.
e) meia-noite.
Questão
5
a) Linha do Equador
b) Trópico de Capricórnio
c) Meridiano de Greenwich
d) Trópico de Câncer
O gabarito estará disponível a partir do dia 12/05/2012
Assinar:
Postagens (Atom)
Seguidores
Minha lista de blogs
-
-
-
PalestrasHá 7 anos
-
Jogo online: seja arqueólogo!Há 14 anos
-
-
-
-
-
Continente em construçãoHá 8 anos