1. (Fuvest)
O que era o Terceiro Estado e quais as suas reivindicações durante a Revolução
Francesa?
2. Cite e
explique duas causas que levaram à Revolução Francesa.
3. Descreva
como era o 1º Estado, na França
Pré-Revolucionária.
4. Descreva como era o 3º Estado, na França Pré-Revolucionária.
5. Quem eram
os montanheses e os "Sans-Culottes"?
6. Por que ocorreu o Golpe do 18 de Brumário?
7. Por que o
período do Diretório é caracterizado como um retrocesso revolucionário?
8. (Unicamp) Sobre a
"Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", de 1789, o
historiador inglês Eric Hobsbawm escreveu:
"Este documento é um
manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um
manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária."
(Eric
Hobsbawm, A ERA DAS REVOULUÇÕES)
Utilizando-se
de seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, explique a afirmação do
autor.
9. (Fuvest-gv) Na Revolução
Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado:
a) a manutenção da divisão da
sociedade em classes rigidamente definidas.
b) a concessão de poderes
políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social.
c) a abolição dos privilégios da
nobreza e instauração da igualdade civil.
d) a união de poderes entre
Igreja e Estado, com fortalecimento do clero.
e) o
impedimento do acesso dos burgueses às funções políticas do Estado.
10. (Mackenzie) "A Revolução
(1789) assinala a elevação da sociedade burguesa e capitalista ... sua
característica essencial é ter realizado a unidade nacional do país por meio da
destruição do regime senhorial e das ordens feudais privilegiadas ... o fato de
ter chegado, finalmente, ao estabelecimento de uma democracia liberal
particulariza ainda sua significação histórica. Deste duplo ponto de vista, e
sob o ângulo da história mundial, ela merece ser considerada o modelo clássico
da revolução burguesa".
(Soboul)
O fragmento de texto refere-se à:
a) Revolução Industrial.
b) Revolução Inglesa.
c) Revolução Americana.
d) Revolução Francesa.
e) Revolução
da Alemanha.
11. (Puccamp) No contexto
histórico da Revolução Francesa, o episódio denominado "O Golpe do 18
Brumário", aconteceu
a) quando se inicia o regime do
Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos.
b) no momento em que a Conjura
dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada.
c) quando Napoleão, apoiado pelo
Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder.
d) no momento em que os
monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por
Napoleão Bonaparte.
e) quando
Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são
mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.
12. (Puccamp) No contexto da
Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma
forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela
Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de
Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava
subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a
morte todos os suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de
exceção adotadas pelo Governo revolucionário deram margem a que essa fase da
Revolução viesse a ser conhecida como:
a) os Massacres de Setembro.
b) o Período do Terror.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.
e) o Golpe
do 18 de Brumário.
13. (Puccamp) Observe os detalhes
da caricatura.
(Leonel ltaussu A. Mello e Luís
César Amad Costa. "História moderna e contemporânea". São Paulo:
Scipione, 1994. p. 360)
A caricatura retrata o jogo das
relações entre os três estados que existiam na França antes da Revolução de
1789. A imagem da caricatura representa a
a) aliança da burguesia e da
nobreza para combater os membros do clero.
b) convergência de interesses
políticos do clero, da nobreza e do povo.
c) luta pela liberdade
desencadeada pelos membros do clero e da nobreza.
d) queda dos membros do clero e a
ascensão da alta burguesia e da nobreza.
e)
exploração dos camponeses pelas classes privilegiadas.
14. (Ufsm) "Liberdade,
igualdade e fraternidade" é o lema de um importante movimento social,
cujos princípios influenciaram vários movimentos revolucionários no mundo. Esse
movimento é a
a) Revolução Americana.
b) Revolução Liberal de 1848, na
França.
c) Revolução Gloriosa.
d) Revolução Francesa de 1789.
e) Comuna de
Paris em 1871.
15. (Unirio) "O mais
extraordinário não é que a Revolução Francesa tenha empregado os processos que
a vimos aplicar e concebido as ideias que produziu: a grande novidade é que
tantos povos tenham chegado a um ponto em que tais procedimentos pudessem ser
empregados com eficácia e tais máximas admitidas com facilidade."
(TOCQUEVILLE, Alexis de. "O
Antigo Regime e a Revolução". Tradução de Yvonne Jean da Fonseca,
Brasília: UNB, 1979, p. 59.)
A Revolução Francesa é um dos
principais movimentos sociais da história ocidental. Exerceu forte influência
na formação do ideário político e social do ocidente em épocas distintas e em culturas
variadas. A Revolução Francesa, em seu processo de mudanças políticas e
sociais, caracterizou-se por:
a) derrubar o sistema de
representação política da nobreza senhorial baseado nos Estados Gerais eleitos
por sufrágio singular, secreto e universal
b) fortalecer o Estado estamental
baseado no privilégio como fator de distinção social e ascensão econômica
c) promover o súdito a cidadão
através de um ordenamento político-jurídico no qual se destaca a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão
d) substituir o sistema
constitucional e parlamentar da monarquia francesa do Antigo Regime por uma
República Federativa de governo burguês
e) trocar o
modelo institucional da separação dos poderes do Estado Absoluto francês,
divididos em executivo, legislativo e judiciário, pelos tribunais
revolucionários burgueses
GABARITO
1. Eram
aqueles que não pertenciam ao clero e à nobreza e que consistiam no grupo dos
excluídos. Reivindicavam o fim das desigualdades sociais e da estrutura do
Antigo Regime.
2. Os pesados
impostos exigidos pela realeza e a nobreza para sustentar os seus privilégios.
A
permanência de várias obrigações feudais no campo que se tornaram insuportáveis
com as péssimas colheitas e o inverno rigoroso que antecederam o ano da
revolução.
3. Era
composto pela nobreza de sangue, proveniente dos senhores feudais da idade
média, que viviam dos impostos pagos pelo 3Ž estado, dos privilégios feudais e
eram conhecidos por seu luxo, gastos supérfluos e por não trabalharem.
4.
Constituída pela maioria da população francesa, se caracterizava por
pertencerem a ela os que trabalhavam, como a burguesia, os operários, os
jornaleiros, artesãos, pequenos camponeses, etc.
5. Os
montanheses representavam uma ala dos jacobinos liderada por Robespierre.
"Sans-culottes" significava sem calções, peça de roupa usada pelos
nobres e que o homem comum não usava.
6. Em 1798
os jacobinos vencem as eleições, prejudicando assim o projeto burguês de
estabilizar o país conforme seus interesses. Isto os levou a desejarem um
governo forte que normalizasse a França. Por isso preparam o golpe que levaria
Napoleão ao poder.
7. Sob
domínio dos girondinos, foram abolidas algumas conquistas populares, sobretudo
o voto universal, com o restabelecimento do voto censitário.
8. A Revolução
Francesa, além de seu caráter burguês, propunha uma igualdade jurídica e a
propriedade privada, o que não é igualitário e nem democrático.
9. [C]
10. [D]
11. [C]
12. [B]
13. [E]
14. [D]
15. [C]
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