1. Analise as
afirmações abaixo sobre o Iluminismo e assinale a única alternativa incorreta.
a) Muitas das
ideias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da
identidade da sociedade ocidental.
b) O
pensamento iluminista caracterizou-se pelo destaque dado à razão, entendida
como própria da condição humana.
c) Diversos
pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto
instrumento promotor da civilização.
d) A
filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo
ser humano.
e) O
Iluminismo constituiu-se importante instrumento político das monarquias
absolutas.
2. Responder
à questão com base nas afirmativas sobre o Iluminismo, a revolução intelectual
que se efetivou na Europa, no século XVIII.
I. As ideias
iluministas surgiram como resposta a problemas concretos enfrentados pela
burguesia, como, por exemplo, a intervenção do Estado na economia, que impunha
limites à expansão dos negócios empreendidos por essa camada social.
II. As bases
do pensamento iluminista - o racionalismo, o liberalismo e o desenvolvimento do
pensamento científico - foram estabelecidas a partir das ideias de pensadores
do século XVII, como René Descartes, John Locke e Isaac Newton.
III. Os
iluministas, em suas obras, criticavam os resquícios feudais, como a servidão,
assim como o regime absolutista e o mercantilismo, que limitavam o direito à
propriedade.
IV. A
filosofia iluminista incentivava a influência da Igreja Católica sobre a
sociedade, principalmente no âmbito da educação e da cultura, o que resultou no
aumento do poder político da Igreja, pela emergência da Teoria do Direito
Divino.
Estão
corretas apenas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e
III.
e) II, III e
IV.
3. Igualdade
social, liberdade de pensamento, ação e soberania popular são manifestações do
Iluminismo, que basicamente se caracterizou como:
a) Um
movimento de retorno aos valores místicos e transcendentes, anteriores ao
Renascimento.
b) Uma
substituição da religião, da tradição e da ordem absolutista, pelo pensamento
racional em prol dos liberalismos político e econômico.
c) Uma ilusão
social fundada na ideologia cristã, base das correntes humanistas do Ocidente.
d) Uma reação
contrária à sistematização do saber e à soberania popular.
e) Um
movimento artístico com ênfase na expressão livre da vontade criadora dos
artistas.
4. O
Despotismo Esclarecido marcou a atuação de alguns monarcas europeus no século
XVIII,
promovendo o
progresso de seus povos. A fórmula política associava:
a) feudalismo
– filosofia iluminista.
b)
absolutismo real – filosofia iluminista.
c)
absolutismo real – democracia.
d) democracia
– socialismo.
e)
absolutismo real – feudalismo.
5. Defina os
termos liberalismo político e despotismo esclarecido.
6. Qual era o
centro do pensamento fisiocrata?
7. Que
palavra pode ser considerada sinônimo de luz, ou de iluminação, de acordo com o
pensamento iluminista?
8. O escritor
e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos
grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte
sobre a importância de manter acesa a chama da razão:
“Vejo que
hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da
hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas
são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a
verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas?
Ou deve-se acender
um archote
onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito
que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos
abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”.
Identifique a
opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.
a) Aquele que
se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco
desnecessário.
b) A razão é
impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres
humanos.
c) Aquele que
se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o
obscurantismo
e o fanatismo.
d) O
fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não
precisa mais estar alerta.
e) A razão
envenena o espírito humano com o fanatismo.
9. A respeito
do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do
século XVIII, considere as seguintes afirmativas:
1. Muitos
filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram
leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos
ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo.
2. Quanto à
organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia,
mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito
divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.
3. A
descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as
expressões artísticas durante o iluminismo.
4. Em
Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas
marítimas.
Assinale a
alternativa correta:
a) Somente a
afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a
alternativa 2 é verdadeira
c) Somente as
afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
d) As
alternativas 2,3 e 4 são verdadeiras
e) Todas as
alternativas são verdadeiras.
10.
I. A
liberdade é um direito intransferível, mesmo em sociedades com governos
centralizadores.
II. A divisão
dos poderes em três foi uma das bandeiras defendidas pelo iluminismo.
III. O homem
só pode se considerar livre caso não seja governado por um governo autoritário.
Está(ão)
correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I.
b) II.
c) I e II
d) II e III.
e) Todas
estão corretas
11. A
televisão é o meio de comunicação mais poderoso inventado pelo homem. Ela é o
maior veículo de lazer e informação da nossa sociedade. Sua onipresença é uma
característica do mundo atual. Sendo um veículo de cultura de massa, ela é um
fato social. Está à disposição de todos, independente de classe social ou nível
cultural. Penetra na intimidade cotidiana de cada indivíduo de uma forma tão
absoluta que, é capaz de influenciar e modificar seus hábitos, seu
comportamento, sua linguagem de maneira incontestavelmente forte.
(TRANZILLO,
Márcia. A Televisão como difusora de interesses da classe dominante, Rio de
Janeiro, Revista Atlas,1997, p. 14)
Editou-se
muito no século XVIII. A tal ponto que o filósofo Hegel disse que a leitura
diária do jornal "era a oração do homem moderno". Somente na América
do Norte daquele século, estima-se que mais de dois mil títulos de jornais
tenham vindo à luz. Mas o panfleto foi o veículo soberano da comunicação no
Século das Luzes. Infelizmente perdeu-se a maior parte deles, mas Voltaire
debatia com eles utilizando-os em suas célebres campanhas (pela introdução do
teatro em Genebra ou em defesa da família Calais e no affair Sirven). Eram de
baixo custo, fáceis de serem transportados e escondidos, e geralmente eram
escritos em linguagem sintética e objetiva, que depois veio a ser a escrita
comum de quase toda a imprensa moderna. Era também uma publicação democrática,
pois atingia tanto o salão do
aristocrata,
como a taverna operária e o café do literato.
(DARTON,
Robert., A voz iluminista. Cadernos de Pós Graduação da UFBA, 2001, nº 11,
p.72.)
Compare os
textos verificando o poder de propaganda da televisão e do principal veículo de
comunicação do período Iluminista.
12. Na
segunda metade do século XVIII, surgiram monarcas que implementaram novas
feições ao Absolutismo, adequando seus Estados e governos às ideias da época.
Assinale a
alternativa que apresenta elementos do Despotismo Esclarecido.
a) A
igualdade jurídica entre os cidadãos, o anticlericalismo, o combate às ideias
fisiocratas, a supressão do liberalismo econômico e a separação dos três
poderes.
b) O
anticlericalismo, o fim do Absolutismo, a reformulação das relações entre o
Estado e a Igreja e o fortalecimento da Monarquia.
c) O estímulo
à organização e à tolerância religiosa, a abolição do Antigo Regime, a
desregulamentação dos ofícios, a contestação ao Estado e ao sistema monárquico.
d) O fim das
práticas mercantilistas, a organização do ensino nos moldes dos enciclopedistas
e a adoção das propostas do filósofo iluminista Montesquieu para o
fortalecimento dos privilégios feudais.
e) A
reformulação das relações entre o Estado e a Igreja, o desenvolvimento das
atividades manufatureiras
e a
realização de algumas reformas sociais, sem o abandono do absolutismo na
prática política.
13. Leia as
frases de pensadores iluministas.
“(...) encontramos
nossos lucros no prejuízo de nossos semelhantes e a perda de um quase sempre determina
a prosperidade de outro.” (Jean-Jacques Rousseau)
“(...) aquele
que alimenta a sua loucura com o crime é um fanático (...). Há também fanáticos
de sangue-frio: são juízes que condenam à morte aqueles cujo único crime
consiste em não
pensarem como
eles (...)” (Voltaire)
Explique o
significado das afirmativas acima, utilizando exemplos de situações reais da
vida política, econômica ou social do Brasil.
14. Acerca do
movimento de ideias que teve início no século XVII e propagou-se no século XVIII,
denominado Iluminismo, assinale a alternativa correta:
a) Para os
iluministas, o conhecimento era fruto da observação e da experiência, sendo os
homens aptos a pensar por si mesmos.
b) A
elaboração da Enciclopédia foi um marco na crítica iluminista ao princípio da
razão, presente nas concepções científicas vigentes.
c) Como
projeto social, os iluministas defendiam a vida comunal e o retorno ao
coletivismo dos povos primitivos.
d) Os
filósofos iluministas foram responsáveis por propagar, pelos dois lados do
Atlântico, a teoria do direito divino dos reis.
e) No campo
da política, os filósofos iluministas propunham a revolução, a transformação
radical e a tomada do poder pelas classes populares.
15. Entre as
principais propostas formuladas no século XVIII por Montesquieu, em sua obra “O
Espirito das Leis”, podemos citar:
a) separação
dos poderes em executivo, legislativo e judiciário;
b) sufrágio
universal;
c) direito
divino dos reis;
d) Parlamento
composto por membros da nobreza;
e) regime
presidencialista.
16. Adam
Smith, em A Riqueza das Nações (1776), lançou os fundamentos da economia
Política Clássica.
Para esse
autor, o crescimento da riqueza de uma nação depende:
a) da
intervenção do Estado na economia.
b) da
natureza e do uso correto do solo nas atividades agrícolas.
c) da
produtividade do trabalho, em função de seu grau de especialização.
d) da
quantidade de metais preciosos e recursos minerais, acumulados com a exploração
das colônias.
e) do
incremento das atividades comerciais, através da criação de companhias de
comércio.
17. O
Liberalismo como ideologia da burguesia está construído sobre quais princípios
fundamentais?
a)
Propriedade privada, liberdade de pensamento, igualdade jurídico-política.
b) Igualdade
de classe, liberdade de pensamento, materialismo.
c)
Propriedade privada, corporativismo, liberdade de expressão.
d) Igualdade
jurídico-politica, fraternidade, exaltação ao misticismo.
e) Igualdade
de classes, liberdade religiosa, corporativismo.
18.
Caracterize as principais ideias dos fisiocratas:
19. Na
apresentação da Enciclopédia, D’Alembert diz que essa obra tinha dois objetivos
“(...) expor, na medida do possível, a ordem e o encadeamento dos conhecimentos
humanos;(...) deverá conter, a respeito de cada ciência ou arte(...), os
princípios gerais que constituem suas respectivas bases(...)”.
Discorra
sobre a Enciclopédia dirigida por Diderot e D’ Alembert?
20. O
mercantilismo foi criticado pelos economistas do Iluminismo. Caracterize o
mercantilismo e aponte as razões que levaram à essas críticas.
GABARITO
1. E
2. D
3. B
4. B
5. O liberalismo
político determinava que a economia possuía leis próprias que funcionariam sem a intervenção do Governo. Ao liberais adotavam o tema
laissez-faire, laissez-passer (deixe fazer, deixe passar), observando a liberdade que
julgavam necessária para o bom funcionamento das leis econômicas. O despotismo esclarecido
foi a influencia do iluminismo em algumas monarquias europeias que implementaram
reformas políticas,
econômicas e sociais na administração dos seus reinos.
6. Para os
fisiocratas a terra era a única fonte de riqueza e a agricultura era a única
atividade verdadeiramente produtiva. O comércio e a indústria seriam
atividades secundárias.
7. Razão
8. C
9. C
10. C
11. O
texto deverá ser analisado à luz das semelhanças e potencialidades dos dois
meios de comunicação utilizados para a difusão de ideias. Na
comparação deverá verificar o alcance dos veículos de comunicação, cada um ao seu tempo, mas com a
mesma intensidade.
12. E
13. O
aluno deverá associar as ideias contidas nos dois textos com situações onde há
abuso de poder político e econômico na sociedade brasileira, que
acabam por interferir na ordem social. Poderá citar exemplos claros pesquisando em
jornais, revistas ou outros meios de comunicação que poderão fornecer a ele os elementos
necessários para essa análise. Não poderá esquecer que existe aí uma análise comparativa.
14. A
15. A
16. C
17. A
18. Os
fisiocratas defendiam a ideia da não interferência do Estado na economia. Para
eles
as riquezas da nação vinham da terra e comercio e indústria
seriam atividades secundárias.
19. Era
a obra suprema do Iluminismo. Uma síntese do conhecimento científico que se
tornou o maior veiculo de propaganda das ideias iluministas.
20. O
mercantilismo era o sistema econômico adotado pelos sistemas absolutistas. Sua
principal característica era a intervenção total do Estado
na economia. Para os economistas do iluminismo o mercado deveria se autorregular. Sendo assim,
essa intervenção do Estado não deveria existir de maneira tão drástica, deveria apenas
existir para não ocorrer injustiças entre os mercadores
Bacana!
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