Escrevi este artigo, pois estudar e aprender história exige um mínimo de leitura e compreensão. Os alunos frequentemente se queixam de dificuldades em lidar com um texto. Não existem fórmulas mágicas para resolver o problema, mas existem formas de tornar a leitura mais eficiente. Isto é especialmente importante para aqueles que desejam se tornar alunos nota 10, assim como aqueles que vão prestar vestibulares ou concursos públicos.
Este texto foi
escrito com base em experiências pessoais e pesquisas feitas sobre a
prática da leitura e como reter melhor o conteúdo estudado. Selecionei
aquelas que considerei as melhores sugestões.
1- Concentre-se, Pay Attention,
Atención!: parece óbvio, mas sem
concentração, não há retenção do conteúdo. E concentração exige persistência.
Não importa a língua…2-Esteja em um ambiente propício e estimulante: se escutar MP3 ou assistir televisão desviam sua atenção, procure se afastar destes aparelhos.
3-Comece com uma leitura superficial, depois aprofunde: é interessante conhecer o conteúdo geral de um texto antes de esmiuçá-lo. Dar uma passada rápida no título, imagens e tópicos principais, facilita na hora de interpretá-lo.
4-Traduza as palavras que você não entende: um texto só é compreendido na medida em que o vocabulário é conhecido. Portanto, mantenha um dicionário bem pertinho de você.
5- Sublinhe as ideias principais: marcar as ideias centrais de um texto ajudam a fixar o conteúdo e organizar as ideias. Assim, tenha em vista um lápis ou marca-texto. Se o texto não for seu, transcreva o trecho em outro local.
6-Faça anotações: talvez esta seja a dica menos popular. Ao fazer anotações com suas próprias palavras, as ideias do texto permanecem na memória durante muito tempo, melhorando a escrita, a criatividade e a capacidade de resumir.
Aproveite para
utilizar estas dicas quando estiver lendo
os nossos resumos de história, certamente você vai aproveitar melhor o
conteúdo e lembrar durante um tempo muito maior do que apenas a data da prova.
Texto extraído do
blog História Digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário