Planeta Sustentável

domingo, 18 de março de 2012

Para o 8o Ano ( Lume e Lemos)

1. (Fuvest) "A sede insaciável do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente se poderá dar conta do número das pessoas que atualmente lá estão. "

(André João Antonil, CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL POR SUAS DROGAS E MINAS)

Que conseqüências teve a corrida do ouro do final do século XVII e início do XVIII descrita no texto?

2. (Fuvest) "...algumas escravas procuram de propósito aborto, só para que não cheguem os filhos de suas entranhas a padecer o que elas padecem".

(André João Antonil, CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL, 1711)

Relacione outras formas de resistência do escravo africano, além do mencionado no texto.

3. (Unesp) O tráfico de negros escravos para o Brasil Colônia representou:

a) certa lucratividade para a Metrópole portuguesa, favorecendo a acumulação de capitais.

b) prejuízos à Metrópole lusitana pela não adaptação do negro ao trabalho agrícola.

c) a possibilidade da exportação de índios para a Europa na condição de escravos domésticos.

d) incentivo ao crescimento do mercado interno e à criação de um parque manufatureiro.

e) maior estímulo à agricultura de subsistência em prejuízo dos produtos agrícolas exportáveis.

4. (Ufc) Os Bandeirantes paulistas foram responsáveis pela interiorização e expansão do projeto colonial português. Suas expedições visavam ao aprisionamento de índios, com a finalidade de transformá-los em mão-de-obra escrava, e a metais preciosos para seu enriquecimento pessoal ou da Coroa portuguesa.

a) Diga como eram chamadas as expedições conduzidas pelos bandeirantes.

b) Apresente pontos de divergência, presentes na Historiografia Brasileira, a respeito da ação dos Bandeirantes.

5. (Ufpr) O Brasil Colônia teve como base uma economia e uma sociedade centradas no trabalho escravo e na grande lavoura para exportação. Comente essa afirmação.

6. (Unesp) "Durante a fase Colonial, houve fugas de escravos dos engenhos e a formação, no sertão brasileiro, de mocambos que se transformaram em quilombos".

Responda:

a) Qual foi o mais importante quilombo?

b) Quem era seu chefe?

c) Qual seu papel na luta do negro contra a escravidão?

7. (Unicamp) "E se o castigo for freqüente e excessivo, ou se irão embora, fugindo para o mato, ou se matarão por si, como costumam, tomando a respiração ou enforcando-se, ou procurarão tirar a vida aos que lhe dão tão má, recorrendo se for necessário a artes diabólicas, ou clamarão de tal sorte a Deus, que os ouvirá e fará aos senhores o que já fez aos egípcios, quando avexavam com extraordinário trabalho aos hebreus, mandando as pragas terríveis contra suas fazendas e filhos."

(Padre Antonil, CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL,1710)

a) Quais eram as formas de resistência dos negros à escravidão citadas por Antonil?

b) Qual o tipo de argumento utilizado por Antonil para convencer os senhores a não se excederem nos castigos?

8. (Unicamp) Comentando a Guerra dos Emboabas (1709), o historiador Antônio Sérgio escreveu:

"Cedo no Brasil se buscaram as minas. Para isso se organizavam expedições (bandeiras) que se internavam pelo sertão. Enfim, a descoberta fez-se e a notícia atraiu muita gente. Os habitantes de São Paulo consideravam como inimigos todos os que pretendiam, como eles, enriquecer com o ouro".

(adaptado de Antônio Sérgio, BREVE INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL)

a) Quem eram os emboabas e por que os paulistas entraram em guerra contra eles?

b) Explique as transformações econômicas que a mineração provocou no Brasil.

9. (Uel) No Brasil Colônia, a pecuária teve um papel decisivo na

a) ocupação das áreas litorâneas.

b) expulsão do assalariado do campo.

c) formação e exploração dos minifúndios.

d) fixação do escravo na agricultura.

e) expansão para o interior.

10. (Unicamp) Trabalhando nas ruas das cidades brasileiras, no século XIX, os escravos de ganho conheciam uma vida diferente daqueles que trabalham na zona rural.

a) O que eram escravos de ganho e que atividades desempenhavam nas cidades?

b) Quais as diferenças, nas relações senhor/escravo, entre o escravo de ganho e o escravo das fazendas?

11. (Unicamp) O escravo no Brasil é geralmente representado como dócil, dominado pela força e submisso ao senhor. Porém, muitos historiadores mostram a importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores sentiam diante dos quilombos, insurreições, revoltas, atentados e fugas de escravos.

a) Descreva o que eram os quilombos.

b) Por que a metrópole portuguesa e os senhores combateram os quilombos, as revoltas, os atentados e as fugas de escravos no período colonial brasileiro?

12. (Unirio) Durante o século XVII podem ser observadas as primeiras reações contra o domínio colonial, entre as quais temos:

a) "Quilombo dos Palmares" que simboliza as diversas formas de reações dos escravos à sua condição.

b) a relativa independência dos núcleos populacionais interioranos, surgidos da expansão bandeirante.

c) a Revolta do Rio de Janeiro, que representou o primeiro movimento de caráter emancipacionista da história colonial com conteúdo doutrinário definido.

d) a Revolta de Beckmam, no Maranhão, que expressou uma reação dos comerciantes locais, ligados ao tráfico negreiro contra a política abolicionista da Coroa.

e) as Guerras dos Emboabas e dos Mascates, que reagiram contra a opressão fiscal da metrópole na exploração do ouro.

13. (Unitau) O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:

a) O dos capitães do mato e de prospecção.

b) O de expansão das fronteiras e de prospecção.

c) Da caça ao índio e o de busca do ouro.

d) O dos capitães do mato e de caça ao índio.

e) O de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.

(Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

14. Sobre os QUILOMBOS, pode-se afirmar:

( ) eram uma ameaça à ordem escravocrata e à economia do açúcar; neles, os negros fugidos dos engenhos tentavam reviver o modo de vida africano;

( ) durante a ocupação holandesa em Pernambuco os escravos, aproveitando a desorganização produzida pela guerra, fundaram vários quilombos;

( ) dois grandes líderes negros chefiaram quilombos em Pernambuco: Ganga Zumba e Zumbi;

( ) o bandeirante Domingos Jorge Velho, contratado pelo governo de Pernambuco, destrói o quilombo dos Palmares com o seu exército na primeira investida;

( ) o famoso batalhão de negros comandados pelo negro Henrique Dias também combateu o quilombo dos Palmares.

15. (Cesgranrio) A expansão da Colonização Portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar:

a) o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.

b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.

c) o bandeirismo paulista, que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do planalto central.

d) a expansão da lavoura de cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.

e) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.

16. (Faap) O Brasil estava sob domínio ibérico de 1580 a 1640. Neste período os criadores de gado e os bandeirantes, que buscavam metais e pedras preciosas, atravessaram a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, incorporando ao território brasileiro:

a) Minas Gerais, Amazonas e Pará

b) Ceará, Piauí e Alagoas

c) Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso

d) Maranhão, Pernambuco e Bahia

e) Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

17. (Faap) A escravidão negra foi introduzida pela primeira vez pelos portugueses:

a) no Brasil

b) na Índia

c) na Capitania de São Vicente

d) nas ilhas atlânticas portuguesas

e) na ilha de Fernando de Noronha

18. (Fatec) Durante o Período Colonial brasileiro, a mão-de-obra do negro africano substituiu, progressivamente, a indígena. Isso se deveu:

a) ao fato dos portugueses já utilizarem, há muito, o trabalho escravo negro no sul de Portugal e nas ilhas do Atlântico.

b) à inabilidade do indígena para o trabalho agrícola e sedentário.

c) à reduzida e dispersa população pré-colombiana comparada com a grande oferta de mão-de-obra negra africana.

d) ao fato dos negros africanos já aceitarem passivamente o trabalho na lavoura e na mineração do Brasil.

e) aos interesses dos traficantes negreiros e de Portugal neste ramo de comércio colonial, altamente lucrativo.

19. (Fei) A chamada "sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial, assentava-se em dois elementos essenciais, que eram:

a) livre comércio e isenção de taxas;

b) mão-de-obra assalariada e monocultura;

c) pequena propriedade e exportação;

d) senhores e escravos;

e) comércio e lavoura.

20. (Fuvest) Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?

a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas

b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã

c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas

d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas

e) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas

21. (Fuvest) Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares. Isto se deu porque:

a) os paulistas, excluídos do circuito da produção colonial centrada no Nordeste, queriam aí estabelecer pontos de comércio, sendo impedidos pelos quilombos.

b) os paulistas tinham prática na perseguição de índios, os quais aliados aos negros de Palmares ameaçavam o governo com movimentos milenaristas.

c) o quilombo desestabilizava o grande contingente escravo existente no Nordeste, ameaçando a continuidade da produção açucareira e da dominação colonial.

d) os senhores de engenho temiam que os quilombolas, que haviam atraído brancos e mestiços pobres, organizassem um movimento de independência da colônia.

e) os aldeamentos de escravos rebeldes incitavam os colonos à revolta contra a metrópole visando trazer novamente o Nordeste para o domínio holandês.

22. (Fuvest-gv) A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil foi progressivamente abandonada e substituída pela africana entre outros motivos, devido:

a) ao constante empenho do papado na defesa dos índios contra os colonos.

b) à bem-sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.

c) à completa incapacidade dos índios para o trabalho.

d) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa.

e) ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.

23. (G1) O Quilombo dos Palmares passou para a história como símbolo da resistência negra, sediado na Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. Esta experiência existiu porque:

a) os holandeses dominaram o Nordeste e não tinham interesse no escravo africano.

b) os paulistas começaram a apresar o índio e a vendê-lo para as lavouras, suprimindo o braço escravo.

c) as invasões holandesas permitiram a fuga dos escravos negros porque desorganizavam as fazendas, nos primeiros tempos.

d) a fuga era a única saída para os quilombos auxiliados pelos jesuítas.

e) os escravos africanos foram estimulados pelos Bandeirantes, que pretendiam valorizar a mão-de-obra indígena.

24. (Puccamp) No Período Colonial Brasileiro, a implantação do trabalho escravo dos africanos deveu-se

a) ao desconhecimento de técnicas de produção agrícola pelos indígenas, à fácil adaptação do negro às condições de trabalho e à necessidade de ocupar o território.

b) à passividade do negro, à facilidade de produzir tabaco e aguardente e à aceitação por parte dos jesuítas do trabalho compulsório.

c) à pouca distância entre o Brasil e a África, à belicosidade dos grupos indígenas e ao desinteresse dos portugueses na produção agrícola.

d) ao pequeno crescimento demográfico da Metrópole, à proteção dos indígenas nas missões jesuíticas e à facilidade de extração do ouro de aluvião.

e) à abundância de terra, à necessidade de produzir em alta escala um produto de grande aceitação no mercado europeu e à alta lucratividade do tráfico.

25. (Pucsp) Personagem atuante no Brasil colônia, foi "fruto social de uma região marginalizada, de escassos recursos materiais e de vida econômica restrita (...)", teve suas ações orientadas "ou no sentido de tirar o máximo proveito das brechas que a economia colonial eventualmente oferecia para a efetivação de lucros rápidos e passageiros em conjunturas favoráveis - como no caso da caça ao índio - ou no sentido de buscar alternativas econômicas fora dos quadro da agricultura voltada para o mercado externo (...)".

Carlos Henrique Davidoff, 1982.

O personagem e a região a que o texto se refere são, respectivamente:

a) o jesuíta e a província Cisplatina.

b) o tropeiro e o vale do Paraíba.

c) o caipira e o interior paulista.

d) o bandeirante e a província de São Paulo.

e) o caiçara e o litoral baiano.

26. (Uece) A ocupação do interior da colônia brasileira aconteceu irregularmente, conforme o desenvolvimento das atividades econômicas. Marque a opção certa a respeito das principais atividades empreendidas pelas BANDEIRAS:

a) a agricultura monocultora do café e o comércio com os espanhóis no Sul

b) garantir a instalação de núcleos coloniais familiares e o estabelecimento de acordos de paz com os indígenas

c) a busca de uma rota comercial para o Pacífico e garantir a liberdade dos indígenas, conforme a orientação dos jesuítas

d) a procura de metais preciosos e a escravização dos indígenas

GABARITO

1. A forte imigração para o Brasil, a forte urbanização e a interiorização da colonização.

2. Rebeliões, sabotagens, fugas, suicídios, infanticídios e alcoolismo, eram as principais formas de resistência à escravidão no Brasil.

3.. [A]

4. a) Entradas ou bandeiras.

b) Para muitos são vistos como heróis que desbravaram os sertões, para outros homens movidos pela cobiça e ganância de enriquecimento.

5. A sociedade era basicamente dividida entre elite e escravos e eram o trabalho escravo a base da acumulação capitalista pelos altos lucros obtidos.

6. a) Quilombo dos Palmares.

b) Zumbi.

c) Mais importante foco de resistência, inclusive armado contra a escravidão.

7. a) Quilombos, suicídio e a capoeira.

b) Compara os escravos negros com os escravos hebreus do Egito e a possibilidade de obras malfeitoras (crenças/religião).

8. a) Forasteiros (portugueses)

b) Urbanização, estratificação social, fluxo imigrante, transferência do reino econômico do nordeste para o centro-sul, etc.

9. [E]

10. a) Escravos de ganho eram empregados em pequenas atividades urbanas produtivas ou de prestação de serviços.

b) Estes gozavam de uma vida menos desumana. Tinham várias concessões e até pequenas recompensas.

11. a) Eram locais em que se reuniam os escravos fugitivos.

b) Porque eram uma ameaça à estrutura de produção baseada na mão-de-obra escrava.

12. [A]

13. [C]

14. V V V F V

15. [C]

16. [C]

17. [D]

18. [E]

19. [D]

20. [C]

21. [C]

22. [D]

23. [C]

24. [E]

25. [D]

26. [D]


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