Planeta Sustentável

sábado, 17 de março de 2012

Para o 6o Ano ( Lume/ Geografia)

Muitos estudantes estão tendo dúvidas quando as questões em prova são referentes aos pontos cardeais e colaterais. Muito estudando por gerações anteriores, os pontos cardeais nos dias atuais ficaram quase que no esquecimento, dando lugar a preocupações mais atuais para os jovens como postar, editar o perfil, efetuar o download, atualizar o navegador, entre outras tarefas que a era digital trouxe para esta nova geração. Mas de forma alguma este conhecimento deve ser deixado de lado e conhecer os pontos cardeais e colaterais é fundamental. E nem é difícil entender e saber o que são estes pontos.

Como todos sabem a Terra é dividida em dois grandes hemisférios que a divide em duas partes iguais, são os hemisférios Norte e Sul. Somando-se isso a dinâmica de rotação da Terra, foram criados pontos de orientação e direção fundamentais denominados de pontos cardeais. Os Pontos Cardeais são quatro: Norte, Sul, Leste e Oeste.

O Norte aponta em direção ao Polo Norte da Terra e possui dois principais sinônimos que são: setentrional e boreal. Por essa razão quando alguém fala sobre a Aurora Boreal, dá-se a entender que esse fenômeno ocorre no Polo Norte do Planeta. O ponto cardeal Sul marca o Polo Sul da Terra e possui como sinônimos: Meridional e Astral.

O Ponto Cardeal Leste é o que chamamos de Oriente. Essa denominação é devida ao local onde o sol nasce, já que a Terra de movimenta de Oeste para leste ficou a impressão do movimento aparente do Sol. Dessa forma entende-se o porquê de dizer comumente que o Japão é a Terra do Sol Nascente já que o país fica no Oriente.
E finalmente o Ponto Cardeal Oeste tem como referencial o pôr do sol e possui como sinônimo mais difundido o Ocidente. Agora que já sabemos todos os pontos cardeais vale ressaltar que nem sempre eles são suficientes para localizações e reconhecimento de direções específicas, por essa razão existem os pontos colaterais, que estão situados entre dois pontos cardeais. Por exemplo, entre o Norte e o Oeste existe um ponto colateral chamado de Noroeste e entre o Norte e o Leste existe o Nordeste. Todos os pontos colaterais são: noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste.

Dessa forma fica mais fácil entender, inclusive, algumas notícias da previsão do tempo, quando o jornalista informa que há uma massa fria vindo em direção ao Nordeste você entende que a direção fica entre o Norte e o Leste de determinado país. A Rosa dos Ventos é uma figura que contém todos os pontos de direção geográficos, além dos cardeais e colaterais ela também representa os pontos subcolaterais.


É fácil entender os pontos Cardeais e Colaterais e além de fácil é muito importante, pois é utilizado em nosso dia-a-dia e não há motivos mais para termos dificuldades na hora de localizarmos o sul, norte, leste ou oeste ou os pontos entre estes, que são os pontos colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores