A Primeira Escola de Samba do Brasil
Você sabia que a primeira escola de samba brasileira foi a "Deixa Falar", fundada em 18 de agosto de 1928, no bairro do Estácio, Rio de Janeiro? Se quiser saber como começou essa história, leia o artigo do professor e historiador Ricardo Barros Sayeg, colaborador do Café História.
Ricardo Barros Sayeg *
“Ê, FAVELA! / DA BATUCADA, DO MEU GRANDE AMOR / EU SOU MALANDRO E FAÇO HISTÓRIA / NA ZONA DO MANGUE ONDE TUDO COMEÇOU / NASCIA EM FORMA DE ORAÇÃO / NAS MESAS DO CAFÉ, UMA CANÇÃO/ BAMBAS QUE O BERÇO DO SAMBA UM DIA EMBALOU / VERSOS DE ISMAEL, "SE VOCÊ JURAR" / TE DOU EM POESIA, A "DONA DO LUGAR" / VAI MINHA INSPIRAÇÃO... DEIXA FALAR”
(Do samba enredo: “Deixa Falar, a Estácio é isso aí. Eu visto esse manto e vou por aí”, 2010)
A primeira escola de samba brasileira foi a Deixa Falar, fundada em 18 de agosto de 1928, no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, por Nilton Bastos, Ismael Silva, Silvio Fernandes, Oswaldo Vasques, entre outros. Seus componentes ensinavam e difundiam o samba, por isso ela foi considerada a primeira escola dedicada ao samba.
Na verdade, a Deixa Falar durou pouco tempo. Desfilou nos carnavais da Praça Onze nos anos de 1929, 1930 e 1931. Em 1932, quando foi organizado o primeiro concurso de escolas de samba pelo jornal Mundo Sportivo, a escola não desfilou. Naquele ano, a agremiação resolveu mudar sua categoria para rancho. Ela já havia desfilado em 1931 nessa nova categoria com o enredo “O Paraíso de Dante” e teve boa avaliação na mídia da época.
Em 1932, decidiu concorrer nos desfiles de ranchos com um novo enredo “A Primavera e a Revolução de Outubro”, mas não conseguiu sequer classificação. De acordo com a comissão julgadora daquele concurso, a Deixa Falar teria se apresentado “simples e sem maiores pretensões”. Nesse mesmo ano, a escola viria a acabar devido a conflitos entre os fundadores, sobre a subvenção oferecida pela prefeitura para aquele desfile.
O termo escola teria sido cunhado por Ismael Silva, um dos grandes compositores do samba carioca, pois próximo à Deixa Falar havia uma escola normal. Ele então teria dado o nome de escola de samba, pois sua escola formaria sambistas e não professores. Alguns historiadores, entretanto, discordam dessa explicação, pois teriam dito que o termo escola já teria sido utilizado antes de 1928.
As cores da Deixa Falar eram o vermelho e o branco, em homenagem ao América Futebol Clube, que ficava próximo à escola, e também ao bloco A União faz a Força, que havia deixado de existir em 1927, com a morte de Mano Rubem, um de seus fundadores, admirado pelos integrantes da Deixa Falar.
*Ricardo Barros Sayeg. Professor de História do Colégio Paulista. Mestre em Educação e formado em História e Pedagogia pela mesma universidade.
- Artigo retirado do site Café História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário