Revolução Russa
1- Explique a importância para a História do acontecimento denominado Revolução Russa.
2- Quais fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Russa?
3- O que eram os Sovietes?
4- Diferencie os Mencheviques dos Bolcheviques citando as características de cada partido.
5- De qual maneira a 1ª Guerra Mundial influenciou o processo da Revolução Russa? Relacione Revolução Russa e a 1ª Guerra.
6- Explique as duas etapas do processo da Revolução Russa .
7- O que foi a NEP executada por Lênin?
8- Diferencie as ideias de Stalin das de Trotsky.
Respostas :1- O estudo deste processo revolucionário tornou-se importante para a História, em razão das representações e rupturas relacionadas com as mudanças na estrutura do poder político, sociais e econômicas. Em linhas gerais é considerada o modelo clássico de revolução proletária que destruiu a ordem capitalista e burguesa lançando os fundamentos do primeiro Estado socialista da história da humanidade, acontecimento este de relevância para a História.
2- Devido a uma combinação de vários fatores:
- A crise econômica; pesados impostos; a fome que atingia grande parte da população;
- Incapacidade administrativa dos Czares;
- As derrotas da Primeira Guerra Mundial;
- Grande desigualdade social existente no país.
3-Sovietes eram os conselhos ou comitês populares formados por operários, soldados e camponeses que em tese representariam o poder do proletariado.
4-Bolchevique, cujo o significado em russo é maioria, achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
Menchevique que significa minoria, acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
5-A participação da Rússia na 1ª Grande Guerra foi desastrosa, apesar de ser o maior contingente militar entre os países envolvidos era também o mais despreparado em matéria de armamentos. Evidentemente que este despreparo provocou enormes baixas no contingente militar e trouxe revolta entre a população. Além das perdas de vidas os elevados custos com a guerra agravou ainda mais as dificuldades econômicas do país e agudizou a reprovação do povo em relação a participação no conflito. A manutenção da Rússia na guerra pelo governo czarista foi um dos motivos que contribuíram para a deflagração da Revolução Bolchevique.
6- O primeiro momento deu-se com a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal, comandado pelo partido Menchevique.
O segundo momento, com a revolução de outubro, marca o período da tomada do poder pelos bolcheviques marxistas (do partido operário), para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.
7-Eram medidas de urgência, impostas pela gravidade da situação. Para aumentar a produção a qualquer custo, foram tomadas algumas medidas capitalistas, como a restauração da pequena e da média propriedade na industria alimentícia, no comércio varejista e na agricultura.
8-Trotsky era a favor de implementar o modelo de internacionalização da revolução, enquanto Stalin propunha primeiro consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário