Minha primeira reação, certamente, foi de surpresa ao ver as dicas de Paulo César Pereira, conhecido como Sapoia. Afinal, professor que se preze ensina o aluno a estudar, e não a chutar.
Já estava preparado para dar boas risadas, quando o improvável aconteceu. Percebi que muitas técnicas fazem realmente sentido!!! E antes que a galera jogue as pedras, deixem eu explicar a situação...
A técnica do chute
Sapoia chama estas técnicas de "técnica do chute" que, segundo ele, é um conjunto de pistas e detalhes que nos levam a diagnosticar se um item é certo ou errado, juntamente com o conhecimento obtido ao longo dos anos. Vale ressaltar: as dicas funcionam apenas com questões objetivas, múltipla escolha ou somatórios.
O citado professor é polêmico, pois diz que o correto é aplicar a técnica em todas as questões, e não apenas naquelas que o candidato tem dúvida. Isto aumentaria a porcentagem de acertos, de acordo com ele. Sapoia ressalta também que estas técnicas só podem ser utilizadas por aqueles alunos ou candidatos que se prepararam para valer, ou seja, estudaram muito para a prova. Porém, segundo ele, não basta apenas estudar. Tem que saber chutar.
As dicas
Bom, ao analisar as dicas do Sapoia, percebemos que, apesar do termo "chute" dar uma impressão ruim, estas técnicas podem ser aplicadas em conjunto com um bom preparo prévio por parte do aluno ou candidato.
As dicas servem tanto para testes escolares, como para concursos, apesar que algumas se aplicam mais ao segundo caso. Para melhorar a compreensão, vou colocar alguns exemplos de questões do Enem que se adequam à dica.
1- Fique atento a repetição de alternativas: Em provas mal elaboradas, é possível que o gabarito concentre suas alternativas corretas em uma letra. Por outro lado, provas bem elaboradas procuram dividir bem o rol de acertos entre as alternativas A, B, C, D e E.Estas são as dicas do Sapoia. Apesar do novo Enem garantir que o chute não será possível nas provas, Sapoia garante que até neste tipo de prova suas técnicas podem ser aplicadas.
2- Perceba o tamanho da alternativa: Uma pequena falsidade invalida um item. Para formular um item correto, os examinadores têm que colocar todo o conceito, pois muitas vezes uma pequena omissão acaba por ter a questão anulada por alunos mais atentos. Assim, os itens corretos geralmente são maiores que os errados.Exemplo: Questão 06 (Enem 1999)3- Fique ligado na repetição de elementos na questão: A tendência é que, no rol de respostas, um elemento correto esteja repetido várias vezes. A intenção do examinador é não facilitar a vida do candidato. Geralmente, a alternativa correta é uma daquelas em que o elemento é repetido.
Para convencer a população local da ineficiência da Companhia Telefônica Vilatel na expansão da oferta de linhas, um político publicou no jornal local o Gráfico I, abaixo representado. A Companhia Vilatel respondeu publicando dias depois o Gráfico II, onde pretende justificar um grande aumento na oferta de linhas. O fato é que, no período considerado, foram instaladas, efetivamente, 200 novas linhas telefônicas.
Analisando os gráficos, pode-se concluir que
(A) o Gráfico II representa um crescimento real maior do que o do Gráfico I.
(B) o Gráfico I apresenta o crescimento real, sendo o Gráfico II incorreto.
(C) o Gráfico II apresenta o crescimento real, sendo o Gráfico I incorreto.
(D) a aparente diferença de crescimento nos dois gráficos decorre da escolha das diferentes escalas.
(E) os dois Gráficos são incomparáveis, pois usam escalas diferentes.
Resposta: Letra D
Comentário: Note que o item correto é muito maior que os demais, com uma redação muito diferente.Exemplo: Questão 56 (Enem 2007)4- Identifique a intenção na elaboração da questão: alternativas que indicam possibilidade, como "em geral é", "predominantemente é", "em regra é" ou "pode ser", tendem estar corretas. Por outro lado, alternativas que indicam ordem, como "nunca é", "obrigatoriamente é", "não pode ser", tende a ser incorretas.
Todas as reações químicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informações. A meta desse programa é a auto-replicação de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicação do próprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa está inscrito. Cada reprodução pode estar associada a pequenas modificações do programa.
(M. O. Murphy e l. O’neill (Orgs.). O que é vida? 50 anos depois — especulações sobre o futuro da biologia. São Paulo: UNESP. 1997 (com adaptações)).
São indispensáveis à execução do “programa” mencionado acima processos relacionados a metabolismo, autoreplicação e mutação, que podem ser exemplificados, respectivamente, por:
(A) fotossíntese, respiração e alterações na seqüência de bases nitrogenadas do código genético.
(B) duplicação do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digestão de constituintes dos alimentos.
(C) excreção de compostos nitrogenados, respiração celular e digestão de constituintes dos alimentos.
(D) respiração celular, duplicação do DNA e alterações na seqüência de bases nitrogenadas do código genético.
(E) fotossíntese, duplicação do DNA e excreção de compostos nitrogenados.
Resposta: Letra D
Comentário: Os elementos da letra D são os mais repetidos, apesar que o examinador tentou embaralhar para dificultar o uso da técnica.
5- Perceba quando existe o politicamente correto ou incorreto: Quase todos os concursos tem como corretos itens politicamente corretos, que atendem aos princípios socialmente aceitos e ao bom senso. A recíproca é verdadeira, pois o examinador coloca nos itens incorretos aquilo que a sociedade não deve fazer, coisas que não pegam bem, politicamente incorretas. Parece meio bobo, mas é fato.Exemplo: Questão 06 (Enem 2007)6- Cuidado com as pegadinhas: Algumas alternativas dizem uma verdade, mas que não pode ser associada ao texto, como é pedido. Outras vezes é uma mentira tida por uma verdade por muitos, mas que é desmentida pelo texto. O lugar preferido é a letra "A", mas pode vir em outras alternativas.
A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária.
Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa:
(A) O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional.
(B) A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal.
(C) O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie.
(D) O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira.
(E) O tráfico de animais silvestres é benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes a sobrevivência.
Resposta: Letra A
Comentário: Precisa dizer alguma coisa? O item correto é uma verdadeira lição de mora.Exemplo: Questão 29 (Enem 2007)7- Fique atento a aspectos que podem invalidar uma alternativa: Em alternativas assim, o item quase todo é correto, mas há a inserção de um pedaço que o invalida (geralmente ao final da frase).
Há cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da população brasileira poderiam ser considerados dependentes de álcool. Esse índice, dividido por gênero, apontava que 17,1% da população masculina e 5,7% da população feminina eram consumidores da bebida. Quando analisada a distribuição etária desse consumo, outro choque: a pesquisa evidenciou que 41,2% de estudantes da educação básica da rede pública brasileira já haviam feito uso de álcool.
Dados atuais apontam que a porcentagem de dependentes de álcool subiu para 15%. Estima-se que o país gaste 7,3% do PIB por ano para tratar de problemas relacionados ao alcoolismo, desde o tratamento de pacientes até a perda da produtividade no trabalho. A indústria do álcool no Brasil, que produz do açúcar ao álcool combustível, movimenta 3,5% do PIB.
(Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n.º 4, dez./2006 e Internet: (com adaptações)).
A partir dos dados acima, conclui-se que
(A) o país, para tratar pessoas com problemas provocados pelo alcoolismo, gasta o dobro do que movimenta para produzir bebida alcoólica.
(B) o aumento do número de brasileiros dependentes de álcool acarreta decréscimo no percentual do PIB gasto no tratamento dessas pessoas.
(C) o elevado percentual de estudantes que já consumiram bebida alcoólica é indicativo de que o consumo do álcool é problema que deve ser enfrentado pela sociedade.
(D) as mulheres representam metade da população brasileira dependente de álcool.
(E) o aumento na porcentagem de brasileiros dependentes de álcool deveu-se, basicamente, ao crescimento da indústria do álcool.
Resposta: Letra C
Comentário: Tremenda pegadinha na letra "A". Aproveitou o termo "Indústria do Álcool" e nos induziu a acreditar que se tratava de produção de bebidas alcoólicas.
8- Elimine as alternativas absurdas: Esta é a técnica mais importante, que deve ser usadas em todas as questões das provas de múltiplas escolhas. Quando é pedido para "selecionar a correta", mude a frase para: "selecionar a mais correta, eliminando as absurdas".Exemplo: Questão 18 (Enem 2007)
Abolição da escravatura:
Considerando a linha do tempo acima e o processo de abolição da escravatura no Brasil, assinale a opção correta.
(A) O processo abolicionista foi rápido porque recebeu a adesão de todas as correntes políticas do país.
(B) O primeiro passo para a abolição da escravatura foi a proibição do uso dos serviços das crianças nascidas em cativeiro.
(C) Antes que a compra de escravos no exterior fosse proibida, decidiu-se pela libertação dos cativos mais velhos.
(D) Assinada pela princesa Isabel, a Lei Áurea concluiu o processo abolicionista, tornando ilegal a escravidão no Brasil.
(E) Ao abolir o tráfico negreiro, a Lei Eusébio de Queirós bloqueou a formulação de novas leis anti-escravidão no Brasil.
Resposta: Letra D
Comentário: Foram tantos e tamanhos os absurdos, que acertar o item correto, por eliminação, ficou muito fácil.
Em outro post, vou colocar os seus vídeos.
Referências
- PEREIRA, Paulo C. A técnica do chute para as provas, concursos, vestibulares e Enem.[Online] Disponível em: http://geocities.yahoo.com.br/sapoia2000/A_TECNICA_DO_CHUTE_COM_CAPA_PARA_PDF_2.pdf. Arquivo consultado em 03 de Julho de 2009.
- SOUSA, Alexandre de. A arte de chutar em provas de múltipa escolha. [Online] Disponível em: http://concursos.depolicia.com/2008/06/13/como-chutar-em-provas-de-multipla-escolha/. Arquivo consultado em 03 de Julho de 2009.
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