Os pensadores absolutistas, a partir do séc. XVI, acabaram contribuindo para a consolidação do poder total nas mãos dos reis europeus. Suas ideias convenceram o povo sobre a necessidade de obedecer aos monarcas sem questionar.
Este foi, possivelmente, um dos trabalhos de marketing político mais eficientes da História!!!
Este jogo operatório trata destes pensadores, no contexto do Absolutismo e surgimento das Monarquias Nacionais na Europa. Para mandar bem no jogo, é necessário ter algum conhecimento sobre o assunto. Sugiro a leitura de alguns artigos antes de encarar o desafio.
- Resumo sobre o Absolutismo
- Vídeo: O Absolutismo na França e o Século XVII
Se você já está fera no assunto, é hora de testar seus conhecimentos. Para jogar, você deve primeiro clicar PLAY. Em seguida, as definições vão aparecer na parte de baixo da tela. Use o mouse para atirar na palavra referente as definições. Tome cuidado com o tempo e com as munições, que são limitados.
E se você gostar deste desafio, teste seus conhecimentos com outros jogos operatórios.
- Caça-Palavras sobre o Mercantilismo
- Caça-Palavras sobre a Era Vargas
Para jogar em TELA CHEIA, clique aqui
Quem são os pensadores absolutistas?
Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna. Sua obra "O Príncipe" é um tratado político a respeito das estruturas do estado moderno. Nessa obra, Maquiavel defende que o soberano - chamado de Príncipe - deve utilizar de quaisquer meios para manter o controle de seu reino.
Thomas Hobbes (1588-1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês. Em sua obra "O Leviatã", defende que no estado natural e entregues à propria sorte, os homens devorariam uns aos outros. É por isso, então, que, por necessidade, fizeram entre si um contrato social que designou um soberano sobre todos os demais, tidos como súditos. A esse soberano - o rei absolutista, no caso - competiria garantir a paz interna e a defesa da nação.
Jacques Bossuet (1627-1704) foi um bispo e teólogo francês. Foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político, criando o argumento que o governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus. Foi autor de "A Política tirada da Sagrada Escritura", publicada em 1709, na qual defende a origem divina do poder real: Deus delegava o poder político aos monarcas, conferindo-lhes autoridade ilimitada e incontestável.
Jean Bodin (1530-1596) foi um jurista francês, membro do Parlamento de Paris e professor de Direito em Toulouse. Ele é considerado por muitos o pai da Ciência Política devido a sua teoria sobre soberania. Foi o primeiro autor a dar ao tema da soberania um tratamento sistematizado, na sua obra "Os Seis livros da República", publicada em 1576. Para ele, a soberania é um poder perpétuo e ilimitado, ou melhor, um poder que tem como únicas limitações a lei divina e a lei natural.
Planeta Sustentável
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Minha lista de blogs
-
-
-
PalestrasHá 7 anos
-
Revistas antigas na internet!Há 15 anos
-
-
-
-
-
Continente em construçãoHá 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário