Planeta Sustentável

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Idade Média

O cerco a Jerusalém - Infográfico


Cerco a Jerusalém 
 

Conheça um pouco da história do cerco a Jerusalém de forma rápida e interessante neste infográfico animado.
Imagem: sites.aticascipione.com.br

Este infográfico, criado pela equipes da Abril Educação e Editora Scipione, mostra as táticas e técnicas usadas pelos romanos e pelos judeus no cerco a Jerusalém em 70 d.C. .

Para ver a animação clique sobre a imagem acima e aguarde o programa carregar. 
( Não é necessário instalar nenhum programa em seu computador! ) 
Clique nos números para informações, fechando-os depois. É possível clicar nos números em ordem aleatória ou acessar o 1 e usar a seta para direita para percorrer as informações em ordem cronológica.
Aproveite a viagem.

Se desejar ver outros infográficos históricos, acesse o site da Editora Scipione no link abaixo:
http://sites.aticascipione.com.br/hgb/infograficos.aspx 
Poderá também gostar de:

quarta-feira, 30 de outubro de 2013


Edição 1967, 9 de agosto de 2006
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias– Lingüística
Os símbolos da escrita chinesa
Convide a garotada a pôr a mochila nas costas e embarcar numa excursão por lugares paradisíacos
 
Paciência: 10000 modos de representar a noção de logevidade, pesquisados por um calígrafo usando ideogrmas chineses

Uma Vitrine para o Mundo
Revolução na Sala de Aula

Duas aulas de 50 minutos

Oralidade, escrita e alfabeto


Perceber a presença de fontes tanto nos ideogramas chineses quanto na escrita alfabética
Ao longo do caderno especial de VEJA, encontram-se dados sobre uma das glórias da cultura chinesa: a escrita. "Uma Vitrine para o Mundo", por exemplo, conta que o aeroporto de Pequim, visto do alto, lembra tanto um dragão quanto o ideograma chinês para "humano". A outra reportagem focaliza duas crianças de 9 anos que superaram 3 milhões de concorrentes no campeonato nacional de caligrafia. Eles representam a versão contemporânea dos letrados que, com o passar dos milênios, fizeram da caligrafia chinesa uma síntese harmoniosa de pintura e escrita. Esses e outros elementos apontam para a necessidade de examinar, com seus alunos, o volume de interrogações que os ideogramas nos trazem.
O objetivo deste roteiro é evidenciar que, muitas vezes, tomamos por universal um viés ou uma ideologia dominante discutível. A elegância dos textos manuscritos daquela cultura oriental nos faz lembrar que, em História, Literatura, Arte ou mesmo em linguagem, estudar o Ocidente não significa compreender o mundo.

Atividades
1ª aula - Conte que a preocupação em manter e propagar sistemas de valores fez o homem buscar na tradição memorizada recursos para preservar fielmente sistemas de crença. Por sua vez, a necessidade de representação do mundo e das coisas, em vários momentos históricos e contextos, levou-o à busca de representações visuais, com diferentes instrumentos e sobre materiais diversos. Assim, algumas culturas acabam por dotar-se de sistemas de escrita.
Bastou isso para que, com o advento da ciência da linguagem, o eixo das discussões entre oralidade e escrita viesse a centralizar-se numa tensão entre ambas que destaca a primazia de uma sobre a outra, a depender do foco empunhado como espada nessa luta armada de teóricos. Em seguida, focalize a necessária distinção entre escrita e alfabeto e mostre à garotada certos elementos da escrita chinesa.
Para tanto, distribua cópias dos três quadros deste plano de aula, sobre o alfabeto fenício, alguns ideogramas e os traços básicos da caligrafia chinesa. Sugira ainda que obtenham informações, em livros e na internet, sobre os quatro períodos de variação dessa escrita.

• Os ossos — oráculo: gravações em carapaças de tartaruga (entre os séculos XV e X a.C.).• O selo antigo: escrita em vasos de bronze.
• O selo mais jovem: antecedente do chinês moderno e ainda usado na caligrafia e na pintura.
• A escrita lishu, que substituiu todas as outras no século VI a.C.
Explique que a fonte de produção da escrita chinesa são os oito trigramas dispostos em círculo para formar um octógono (é o desenho do bagua do feng shui). Os ideogramas são construídos segundo linhas básicas, traçadas de cima para baixo e da esquerda para a direita. Mostre que não há nada aleatório.
Pergunte, então, se no caso do alfabeto latino também existe uma fonte. Desenhe no quadro-negro um segmento de curva C e um segmento de reta | e demonstre serem eles a base do nosso alfabeto. Compare-o ao alfabeto fenício, "ancestral" do latino.

2ª aula — Reafirme que os estudos da linguagem, ao enfatizar que a escrita é apenas um registro imperfeito da fala, dificultaram a reflexão sobre a articulação existente entre a palavra falada e a escrita.
Deixando de lado a concepção tradicional, abra um debate a respeito da incidência que a escrita teve — e tem — sobre atividades culturais e cognitivas. Discuta a relação complementar e dialética que a oralidade e a escrita mantêm.
Leve a classe a perceber os elementos básicos da escrita chinesa: ideogramas, pictogramas e fonogramas. Se necessário, forneça exemplos em que os três elementos estão presentes. O site indicado no final deste roteiro é uma boa fonte de referência.
• Ideogramas — símbolos gráficos que representam palavras ou conceitos abstratos.
• Pictogramas — pequenos desenhos ilustrativos de objetos ou conceitos.
• Fonogramas — signos fonéticos arbitrários.

Relacione a escrita ideogramática com os hieroglifos egípcios e a pictórica com os glifos de determinados grupos indígenas, fazendo a turma ver que, a despeito da aparente diversidade entre as línguas, os princípios que as regem estruturalmente, na fala ou na escrita, tendem a aproximar-se.
Tome alguns ideogramas que simbolizam conceitos abstratos. Vários deles, mostrados na foto da página ao lado, representam 10000 modos diferentes de escrever longevidade em chinês. Pergunte se a escrita converte alguns aspectos da linguagem, como as palavras, em objetos de consciência. É assim que passamos de um pensamento acerca das coisas para um pensamento sobre as representações dessas coisas?
Sugira, a seguir, que os jovens reflitam: a escrita é um mero anexo da fala ou uma forma de "tecnologizar" a palavra porque, ao levá-la do mundo oral a um novo universo visual, transforma a fala e também o pensamento?
Será essa a razão pela qual os chineses cultivam a caligrafia como arte? Será que eles iniciaram o que a imprensa e o computador apenas continuam — a separação da palavra do presente vivo?
Nesse caso, na arte da caligrafia, a escrita gera uma distância que possibilita compreender e contemplar os próprios pensamentos (já que a palavra escrita objetiva o pensamento)? Peça comentários em forma de dissertação.

Internet
O site www.proel.org/chino.html apresenta ideogramas chineses, pictogramas e fonogramas

maquininha de Fazer lacinhos

http://www.youtube.com/v/3aG7kHGx6i8?version=3&autohide=1&autohide=1&showinfo=1&feature=share&autoplay=1&attribution_tag=eRk-aSILOv8FQA6IMiStwQ

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dica de Português


Gabarito do ENEM 2013 divulgado no site InfoEnem

Fonte:InfoEnem


 

Terminou agora pouco o primeiro dia do Enem 2013. E, da mesma forma que ocorre todo o ano, a ansiedade dos estudantes em saber se foi bem ou não é enorme. Ou seja, antes mesmo de realizar o segundo dia de prova, a procura pelo gabarito (do primeiro dia, é claro!) já é gigantesca.
Segundo o Inep (órgão responsável pela preparação do exame) a publicação do gabarito oficial será feita até o dia 30 deste mês.
Entretanto, diversos cursinhos acabam soltando seus “próprios gabaritos”, pois contam com professores experientes e que, em geral, solucionam de maneira correta todos os exercícios da prova.
Assim sendo, em respeito a curiosidade dos nossos leitores, nós (do infoEnem) monitoramos os sites dos principais cursinhos preparatórios do país para trazer, o mais rápido possível, o gabarito do primeiro dia do Enem deste ano.
Logo abaixo, segue o gabarito (de cada cor!) divulgado agora pouco pelo Anglo, grupo forte no seguimento da educação. Como dito anteriormente, este gabarito não é oficial, mas é altamente confiável!

 
 

O tema da redação  deste ano falou sobre os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.
E ai? Achou pertinente o tema? Em breve estaremos publicando artigo da nossa colunista sobre redação, a professora CAMILA DALLA POZZA PEREIRA,  sobre a escolha do tema por parte do Inep.
Agora, da mesma maneira que fizemos ontem, destacamos abaixo o gabarito da parte objetiva do segundo dia do Enem 2013. Novamente ressaltamos que este gabarito não é oficial. Entretanto, é feito por professores da rede Anglo, sendo assim totalmente confiável.




 
E aí? Foi bem?

sábado, 26 de outubro de 2013

Aprenda montar um Caça-palavras


 

Recebi  de  um amigo, professor de  língua inglesa, o link de  um site cheio de  joguinhos  educacionais; uma  de  suas   ferramentas  é a  elaboração de um caça-palavras que pode  ser   usado  em  qualquer  disciplina.

Experimentei ontem o  caça-palavras  com uma  turma de  primeiro ano do  Ensino Médio ( idades de  14 a 16 anos) e o nosso assunto foi   figuras de linguagem. Antes de  iniciar a  atividade, expliquei  aos  alunos  qual era  o meu objetivo ao levar  aquele jogo  para  sala  de aula: eu os tenho achado  um  pouco dispersos e é preciso melhorar  a  concentração. Quem  está acostumado  a  fazer  caça-palavras  sabe  que há algumas  habilidades  a  serem  exercitadas  com esse   tipo de   entretenimento, principalmente a  concentração e  a  percepção   visual.
Indiquei  o site a  vários colegas de trabalho e  alguns queixaram-se de o  site ser   todo em  inglês. Por esse motivo,  resolvi  criar  uma espécie  de   tutorial sobre  a  montagem  do  caça-palavras. Para acessar a página  de  construção,   clique aqui. Surgirá  a  tela  abaixo:
 
1.  Escolha um título para  o seu caça-palavras.
2. Digite  as palavras que  comporão o jogo.
3 e  4.  Deixe  em branco. Esses  espaços deve  ser  usados apenas, se  você  estiver  usando  uma   lista  pronta do site.
5. Marque  essas  opções se  desejar criar   um  banco  de palavras em ordem  alfabética.
6.  Escolha  “portuguese”. Este item  permite ao  programa  inserir   caracteres especiais  da  língua portuguesa, como  os acentos.
 
7.   Neste espaço , você deve  definir  o  número  de   linhas e colunas  que  terá  seu caça-palavra; quanto mais  colunas  e  linhas, maior  será o grau de  dificuldade. O  item  Grid  Styles   oferece  diversos  formatos de  formatação  para o diagrama. Fique  atento aos   números  que antecedem os   nomes  dos   formatos; por exemplo, 20X20 Spiral identifica  um diagrama  em forma de  espiral  com   20 linhas e   20  colunas.  Em  Font Styles, pode-se  entre  quatro   estilos.  Font  Case define  se as letras aparecerão em  caracteres   maiúsculos ou  minúsculos. Font size determina o  tamanho  da  fonte a  ser   usado; o  tamanho padrão do  programa  é  5.0 mm .
8. Em word  placement, é   possível  definir  a  maneira como  as palavras  aparecerão no  diagrama:  diagonal,  horizontal, vertical, espelhadas.
9.  Clique em  Create  Puzzle.  Surgirá uma  página  com o   seu  caça-palavras pronto para ser  impresso. Se preferir,  basta  selecionar com  o mouse , copiar ( ctrl +  C) e  colar  no Word (ctrl+ V).
Veja o  exemplo abaixo: um caça-palavras  sobre  figuras de  linguagem, criado  em um diagrama 15 X 15 e   fonte Arial.
Além de   usar  o caça-palavras, levei  também palavras cruzadas  sobre o mesmo assunto. O programa utilizado na montagem  exige download e  é um  pouco  mais  complexo para ser usado, porém  prometo escrever  sobre  ele  assim que   for  possível.
 

O Olimpo e os ses deuses(Grécia)

Deuses gregos e romanos

EL ORIGEN DEL TEATRO Y LA TRAGEDIA GRIEGA 2


Deuses romanos

Conheça abaixo uma relação das principais divindades da Roma Antiga e suas características.
Nome do deus (a) -  O que representava
Júpiter - rei de todos os deuses, representante do dia
Apolo - Sol e patrono da verdade
Vênus - amor e beleza
Marte - guerra
Minerva - sabedoria, conhecimento
Plutão - mortos, mundo subterrâneo
Netuno - mares e oceanos
Juno - rainha dos deuses
Baco - vinho, festas
Febo - luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Diana - caça, castidade, animais selvagens e luz
Ceres - colheita, agricultura
Cupido - amor
Mercúrio - mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
Vulcano - metais, metalurgia, fogo
Saturno - tempo
Psique - alma
 

Professora Isabel Aguiar: A ERA DOS IMPERADORES ROMANOS

Professora Isabel Aguiar: A ERA DOS IMPERADORES ROMANOS: A FUNDAÇÃO DE ROMA Origem de Roma: explicação mitológica Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo...

OS DEUSES QUE PARECEM NO TEXTO SÃO GREGOS.






VOCÊ SABE QUEM FOI BARÃO DE MAUÁ?

Barão de Mauá
Industrial e político brasileiro
Biografia de Barão de Mauá:




Barão de Mauá ou Visconde de Mauá (1813-1889) foi industrial e político brasileiro. Pioneiro da industrialização no Brasil. Foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX. Foi responsável por grandes obras como um Estaleiro, a Companhia Fluminense de Transporte e a primeira estrada de ferro ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis. Investiu como sócio nas ferrovias do Recife e de Salvador que chegavam até o Rio São Francisco, entre várias outros empreendimentos.


Ferrovias
O Barão de Mauá (1813-1889) nasceu em Arroio Grande no Rio Grande do Sul em 28 de dezembro de 1813. Filho do fazendeiro João Evangelista de Ávila e Sousa e Maria de Jesus Batista de Carvalho. Ficou órfão de pai aos oito anos de idade, sendo entregue aos cuidados de um tio, capitão da marinha mercante. É levado para São Paulo, onde fica interno num colégio de 1821 a 1823. Aos 11 anos emprega-se como balconista de uma loja de tecidos. Em 1824 vai trabalhar como caixeiro da Companhia Inglesa Carruthers, especializada em importação onde o proprietário Ricardo Carruthers lhe ensinou inglês, contabilidade e a arte de comercializar. Aos 23 anos torna-se sócio gerente da empresa.

Em 1837 adquire uma chácara no Morro de Santa Teresa. Chamava seus empregados de meus auxiliares. Criou antipatia de senhores de engenho e também da corte, por dar abrigo a escravos foragidos. Em 1840 vai buscar sua mãe, sua irmã, e sua sobrinha adolescente Maria Joaquina. As três se instalaram em sua chácara. Mauá vai para a Inglaterra e traz um anel de ouro. Presenteia a sobrinha, era o pedido de casamento. Casaram-se em 1841 e juntos tiveram 12 filhos. Dona Guilhermina, sua irmã e sogra, comandava a casa, agora uma mansão na rua do Catete.

Em 1946 vende sua parte na Carruthers e adquire uma pequena fundição, situada na Ponta da Areia em Niterói. Vai buscar recursos na Inglaterra, estava convencido que o Brasil deveria caminhar para a industrialização. Nesse mesmo ano funda um estaleiro. Com a Fundição e a Companhia Estaleiro da Ponta da Areia, logo multiplica por quatro seu patrimônio.

Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá foi pioneiro no campo dos serviços públicos, fundou em 1852 a Companhia Fluminense de Transportes. Em 1853 criou a Companhia de Navegação a Vapor do rio Amazonas, obtendo o direito à navegação por 30 anos. A Amazônia teve pela primeira vez, transporte regular entre seus pontos mais longínquos.

Iluminação a gás
Em 1854 fundou a Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro e no dia 30 de abril inaugura 15 km da primeira estrada de ferro ligando o Porto Mauá na baía da Guanabara à encosta da Serra da Estrela. Entre os convidados estava Dom Pedro II, que no mesmo dia concede a Irineu o título de "Barão de Mauá". A locomotiva recebe o nome de Baronesa em homenagem à esposa do Barão. Inaugurou nesse mesmo ano o trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora.


Em sociedade com capitalistas ingleses e cafeicultores paulistas, participou da construção da Recife and São Francisco Railway Company, da ferrovia dom Pedro II, atual Central do Brasil e da São Paulo Railway, hoje Santos-Jundiaí. Iniciou a construção do canal do mangue no Rio de Janeiro e foi o responsável pela instalação dos primeiros cabos telegráficos submarinos, ligando o Brasil à Europa.
 
O Barão de Mauá fundou, no final da década de 1850, o Banco Mauá, MacGregor & Cia, com filiais em várias capitais brasileiras, como também em Londres, Nova Iorque, Buenos Aires e Montevidéu. Ajudou a fundar o segundo Banco do Brasil pois o primeiro havia falido em 1829.


Liberal, abolicionista e contrário à Guerra do Paraguai, forneceu os recursos financeiros necessários à defesa de Montevidéu quando o governo imperial decidiu intervir nas questões do Prata em 1850, e assim, tornou-se persona non grata no Império. Suas fábricas passaram a ser alvo de sabotagens criminosas e seus negócios foram abalados pela legislação que sobretaxava as importações de matéria prima para suas indústrias. Em 1857 seu estaleiro foi criminosamente incendiado.

O Barão de Mauá foi deputado pelo Rio Grande do Sul em diversas legislaturas, mas renunciou ao mandato em 1873 para cuidar de seus negócios, ameaçados desde a crise bancária de 1864. Apesar de todas as realizações o Barão de Mauá terminou falindo. Em 1874 recebe o título de Visconde de Mauá. Em 1875 com o encerramento do Banco Mauá, viu-se obrigado a vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros. Doente, sofrendo com a diabetes, só descansou depois de pagar todas as dívidas, encerrando com nobreza todas as suas atividades, embora sem patrimônio.



Irineu Evangelista de Sousa faleceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 21 de outubro de 1889.


Fonte: Professora Isabel Aguiar

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - TEXTO E ATIVIDADES


 
 A Proclamação da República foi o ato que estabeleceu que a partir daquele momento o Brasil deixava de ser império e passava a ser república, ou seja deixava de ter um imperador e passava a ter presidente e ministros.
 
 
A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
Fonte Wikipedia
 
 





Todas essas atividades você encontra em www.smartkids.com.br
 
 
 
 A Proclamação da República foi o ato que estabeleceu que a partir daquele momento o Brasil deixava de ser império e passava a ser república, ou seja deixava de ter um imperador e passava a ter presidente e ministros.
 
 
A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
Fonte Wikipedia
 
 





Todas essas atividades você encontra em www.smartkids.com.br
 

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores