Planeta Sustentável

sábado, 30 de junho de 2012

Exercícios para o 7o Ano- História



1) Complete:

a) O metalismo, a doutrina da balança comercial favorável, o industrialismo, o protecionismo e o colonialismo constituem as características básicas do ________________________.
 
b) O __________________ foi um movimento artístico, literário e científico defensor do humanismo, baseado no antropocentrismo e no espírito crítico em oposição ao teocentrismo;
 
c) O Renascimento começou na _________________, espalhando-se, posteriormente , para outras regiões da Europa.

d) Para captar a realidade do mundo, os pintores renascentistas aperfeiçoaram a técnica da _______________________________________________.

e) O movimento cultural que caracterizou a mudança da mentalidade medieval para mentalidade moderna é chamado de _________________________________.

f) A arte renascentista é de grande beleza até os dias atuais, esses estudiosos e artistas tiveram apoio financeiro para produzirem, pois esse financiamento de atividades intelectuais e artísticos passou a representar uma forma de obter status social. Tais patrocinadores eram conhecidos como_______________________

g) A famosa frase atribuída a _________________: "O Estado sou eu", define o absolutismo.

h)  Escritor italiano, _________________ é considerado o fundador da política como ciência.




2) "Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma o movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais."
                        (SHAKESPEARE, William. HAMLET.)
                       
O valor renascentista expresso nesse texto é ____________________________.

3) Marque a melhor resposta:



1- As principais características do Renascimento foram:
a) teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade;
b) ausência de perspectiva e adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais;
c) antropocentrismo, humanismo e inspiração greco-romana.


2- Ao surgimento, a partir do século XIV, de uma cultura secular, humanista e antropocêntrica, damos o nome de:

a) Reforma.
b) Renascimento.
c) Mercantilismo.

3-  Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
a) O Príncipe - Shakespeare
b) Dom Quixote - Miguel de Cervantes
c) Os Lusíadas - Erasmo de Rotterdan

Gabarito:
 
1)
a) Mercantilismo.
b) Renascimento
c) Itália
d) perspectiva
e) Renascimento
 f) mecenas
 g) Luis XIV
h) Nicolau Maquiavel

2) o humanismo. 

3)

1- c
2-
3-

Exercícios para o 8o Ano


1) Marque  as sentenças verdadeiras sobre a sociedade francesa pré-revolução:

a-(     ) Os nobres possuíam quase toda a terra da França.
b-(     ) O clero não compartilhava dos privilégios dos nobres.
c-(     ) O povo era obrigado a pagar impostos exorbitantes.
d-(     ) Depois da expansão industrial e comercial os burgueses foram adquirindo importância e riqueza cada vez maiores..
e-(     ) Dentro do 3º Estado os burgueses eram os que mais sofriam.

2)  Relacione os termos à suas respectivas referências :

a – Girondinos.
b – Jacobinos.
c – Sans-cullotes.
d – Bastilha.
e – Diretório.

(     ) Segundo eles “para o povo ser feliz é necessário haver pão, pois onde não há mais pão, não existe mais leis e liberdade, consequentemente, não há mais República”
(     ) Representantes da alta burguesia.
(     ) Representantes da pequena burguesia
(     ) Forma de governo criada na Revolução Francesa, onde cinco membros – os diretores – exerciam o poder executivo.
(     ) Fortaleza que simboliza o poder real.

3) Complete: 

a) As reivindicações do 3º Estado, na Revolução Francesa era:
Voto por ________________e não por Estado, número de deputados do 3º Estado igual à soma do número de deputados dos outros Estados e igualdade de direitos.

b) O primeiro presidente dos Estados Unidos fo _______________________________.

c) A declaração de Independência dos EUA inspirou-se nos ideais do ____________.

4) Marque com um X a melhor resposta:

 1) Em 1798 os jacobinos vencem as eleições, prejudicando assim o projeto burguês de estabilizar o país conforme seus interesses. Isto os levou a desejarem um governo forte que normalizasse a França. Por isso preparam o golpe que levaria Napoleão ao poder.

a ) Causa do Golpe de 18 Brumário.
b ) Consequência do Golpe de 18 Brumário.
c ) Efeito da fase do Terror.
d ) Conseqüência da fase do Terror.

2I) A segunda fase foi o período onde houve inúmeros excessos cometidos pelos jacobinos a fim de manter república popular.
          A fase descrita acima foi chamada de:

a) Fase Impopular.
b) Fase do Terror.
c) Fase do Progresso.
d) Fase do Popular.



Gabarito: 

1- a,c,d

2-  c;a;b;e;d

3- 
a)  cabeça
b) George Washington.
c) Iluminismo.

4-

1- a
2- b

terça-feira, 19 de junho de 2012

Para o 8o Ano (História)

Revolução Francesa: esquema

Imagem "capturada" da internet.

A Revolução Francesa pode ser definida como um conjunto (ou série) de acontecimentos que iniciaram em 1789 e seguiram até 1799. Dentro desse conjunto de acontecimentos podemos destacar a Queda da Bastilha, cuja data é comemorada (na França) hoje, 14 de julho.




Esquema

REVOLUÇÃO FRANCESA
·         Antecedentes:
Clique para ampliar a imagem.

 
o   França essencialmente agrícola;
o   O clero e a nobreza possuíam enormes privilégios;
o   Governo absolutista do rei;
o   População passando fome e a nobreza no luxo;
o   Sociedade dividida em 3 Estados:
 
o   Ideais iluministas;
·         A Revolução:
o   Crise financeira     convocação dos Estados Gerais       membros do 3º Estado lutam por igualdade de direitos.
·         Reivindicações do 3º Estado:
o   Voto por cabeça e não por Estado;
o   Número de deputados do 3º estado igual a soma do número de deputados dos outros Estados;
o   Igualdade de direitos.
·         Tomada da Bastilha (14 de julho de 1789);
·        Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – Liberdade, Igualdade e Fraternidade;
·         Monarquia Constitucional;
·         Convenção Nacional:
o   Girondinos: representavam o interesse da burguesia comercial e manufatureira;
o   Jacobinos: representavam o interesse da pequena burguesia e das camadas populares;
o   Planície: representavam o interesse da burguesia financeira (banqueiros).
·         Período do terror: Robespierre.
·         Diretório: nova constituição (o poder continuou nas mãos dos mais poderosos e a camada popular foi excluída)
·         Consequências:
o   Elaboração de constituições na maioria dos países europeus.
o   Movimentos de independência nas colônias da América.
o   Queda da monarquia absolutista na França.
o   O governo de Napoleão Bonaparte.

domingo, 17 de junho de 2012

Exercícios para o 6o Ano(História)

1.Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança:
a) o monoteísmo
b) o patriarquismo
c) a monarquia
d) a arquitetura
e) suas artes e cultura

2. Assinale a alternativa que se refere a um dos grandes períodos da história política dos hebreus:
a) governo aristocratas
b) governo dos patriarcas
c) governo de monarca
d) governo dos plebeus
e) governo dos monoteístas

3. Assinale a alternativa que se refere ao primeiro patriarca dos hebreus:
a) Moisés
b) Sansão
c) Judásenta afid) Saul
e) Abraão

4. As constantes batalhas pela reconquista da palestina duraram cerca de 200 anos e durante esse período a palestina foi governada por:
a) juízes
b) patriarcas
c) monoteístas
d) reis
e) sacerdotes hebreus

5. A vida dos hebreus em relação ao socioeconômico pode ser dividida em duas partes, a fase nômade e a fase:
a) religiosa
b) da literatura
c) islâmica
d) das batalhas
e) sedentária

6.Assinale a afirmação que se refere ao código de Hamurábi:
a) A função da pena é sujeitar o condenado a um castigo equivalente ao dano por ele praticado.
b) A pena dada não era prisão, mas as quantidades de chibatadas dadas conforme a gravidade do crime.
c) O condenado era preso em um calabouço até o fim de sua vida comendo pão e água somente.
d) Havia apenas duas leis que levava o condenado a morte, roubar e matar.
e) Todos deviam respeito ao rei e caso descumprisse era condenado à morte.

7.Assinale a alternativa que se refere a região do Oriente Médio localizada entre os rios Tigres e Eufrates:
a) Pérsia
b) Ásia Menor
c) Assíria
d) Arábia
e) Mesopotâmia

8." ... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..."

O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os
a) fenícios.
b) hebreus.
c) caldeus.
d) egípcios.
e) persas.

9.Na história dos hebreus, corresponde à saída dos hebreus do Cativeiro no Egito, conduzidos por Moisés à Terra Prometida:
a) Cisma.
b) Diáspora.
c) Êxodo.
d) Cativeiro na Babilônia.
e) Formação de Israel.

10.Dario I da Pérsia, dividiu seu vasto império em províncias administrativas chamadas ______________, sendo cada uma delas governada por um ________________, que era vigiado pelos _____________.

Completam a frase acima:
a) Tribos - patriarcas - mercenários.
b) satrapias - sátrapa - "olhos e ouvidos do rei".
c) marcas e condados - marqueses e duques - missi dominici.
d) imperiais e senatoriais - pretores - censores.
e) cidades-Estado - patesi - monarcas

11. O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.
Estas características identificam o
a) império dos persas durante o reinado de Dario.
b) império babilônico durante o governo de Hamurabi.
c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
d) reino de Israel sob o comando de Davi.
e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon..

12. Em relação aos povos da Antigüidade, é correto afirmar que
a) os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
b) os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos.
c) os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.
d) os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos.
e) os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu império.

13. Acerca das estruturas governamentais egípcias no reino Antigo, é possível afirmar que:
a) a burguesia incipiente criada pelo comércio com o Oriente Médio, principalmente com a Pérsia, tinha no faraó a garantia de seu domínio absoluto.
b) A pequena burguesia das cidades competia com o campesinato na tentativa de controlar o faraó e a burocracia que o cercava, incluindo os escribas e os guerreiros.
c) O faraó era o mais absoluto dos monarcas, adorado como um deus e visto como suprema autoridade religiosa, militar e civil.
d) O faraó e totalmente controlado pelos sacerdotes e funcionários, cuja base de poder estava na propriedade privada dos meios de produção e na força das armas.
e) A burocracia era controlada pela sociedade, que tinha como guardiã suprema de seus direitos a figura do faraó.

14. Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos em Creta).
Entre as afirmações que se seguem, escolha aquela que caracteriza de maneira correta esse povo.
a) Viviam num sistema político teocrático.
b) Suas principais atividades econômicas eram agrícolas.
c) Praticavam uma religião maniqueísta.
d) Eram especializados no comércio marítimo.
e) Seu alfabeto foi elaborado a partir do alfabeto grego.


15.Os fenícios, na Antiguidade, foram conhecidos, sobretudo, por suas atividades ligadas:
a) à propagação do monoteísmo.
b) ao comércio marítimo.
c) ao expansionismo militarista.
d) à criatividade científica.
e) à agricultura intensiva. 


-
 


.

Gabarito:
1.a – 2.b – 3.e – 4.a – 5.e - 6.a- 7.e - 8.a - 9.c - 10.b - 11. a - 12. b - 13.c- 14.d - 15.b

sábado, 2 de junho de 2012

Artesanato, manufatura e maquinofatura
O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção.
A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o arte­são trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar. Surgiram fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.
Na maquinofatura, o trabalhador estava sub­metido ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial.











Moderno sistema industrial


Indústria significa qualquer esforço humano para transformar em produtos matérias-primas.Mas a indústria que estou postando aqui neste blog é a INDÚSTRIA MODERNA , que veio com as fábricas inglesas do século XVIII(18).A fabril se caracterizou pelo uso de mquinas que aumentaram de foram a extraodinária a velocidade e o volume da produção.Esse sistema é chamado de MAQUINOFATURA.
Neste tipo de trabalhos a função dos trabalhadores é comandarem as máquinas e nisso perdiam a noção do tempo.



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