Planeta Sustentável

domingo, 26 de junho de 2011

Exercitando para a prova 7o Ano Lemos de Castro

1) Complete as lacunas corretamente :

a) Para captar a realidade do mundo, os pintores renascentistas aperfeiçoaram a técnica da _____________.

b) O movimento cultural que caracterizou a mudança da mentalidade medieval para mentalidade moderna é chamado de ___________.

c) O Renascimento começou na _________________, espalhando-se, posteriormente , para outras regiões da Europa.

Respostas: a) perspectiva ; b) Renascimento ; c) Itália
2)Escreva o nome:

a) Protetor e patrocinador de artistas e sábios. ---------------------------------------------------

b)Movimento dentro do Renascimento que atribuía ao ser humano
um papel central no universo: ------------------------------------------------.

Resposta: a) mecenas; b) Antropocentrismo
3) Leia o parágrafo seguinte, e, a partir de seu conteúdo, defina a visão que os homens tinham do mundo medieval e do Renascimento:

“O termo Renascimento é, na realidade, um juízo de valor. Os homens desse período passaram a negar a visão do mundo medieval, pela qual o mais importante era a relação entre Deus e o homem . Com o advento do Renascimento a ênfase passa a ser o próprio homem”.


a)visão do mundo medieval: _______________________

b)visão do Renascimento: ________________________


Resposta: a) Teocentrismo e b) Antropocentrismo

AVISO ( PARA O SEXTO ANO DO JELE E DO LEMOS)

NO DIA 24/08/2009 VOCÊS ENCONTRARÃO VÍDEOS SOBRE FENÍCIOS, PERSAS E HEBREUS.
EM AGOSTO DE 2009 TEM EXERCÍCIOS TAMBÉM.

Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 57 (1 de 2)

Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 57 (2 de 2)

Respostas dos exercícios da página 142 ( 701 e 702 Lemos)

1- Porque transmite a ideia de que durante a Idade Média cultura desapareceu para renascer na época renascentista.

2- a) Expansão do comércio,ascensão da burguesia e fortalecimento do poder dos reis.

b) Foi um movimento cultural que começou nas cidades italianas no século XIV e se propagou pela Europa nos séculos seguintes.

c) No norte da Itália.

d)
1. O tempo pertence ao homem e este deve usá-lo em benefício próprio;

2. Razão e fé são importantes;
3. O individualismo; a valorização da arte e do talento de cada um.

3- A visão do corpo como fonte de beleza, a valorização da fé e da razão, ao mesmo tempo.

4- Antropocentrismo. Shakespeare apresenta o homem , sua inteligência e beleza como tema desse trecho de sua obra.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Exercitando para a prova 7o Ano Lemos de Castro

Questão

Questão 57: O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601.

“Os próprios céus, os planetas, e este centro
reconhecem graus, prioridade, classe,
constância, marcha, distância, estação, forma,
função e regularidade, sempre iguais;
eis porque o glorioso astro Sol
está em nobre eminência entronizado
e centralizado no meio dos outros,
e o seu olhar benfazejo corrige
os maus aspectos dos planetas malfazejos,
e, qual rei que comanda, ordena
sem entraves aos bons e aos maus."
(personagem Ulysses, Ato I, cena III).

(SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida: Porto: Lello & Irmão, 1948).

A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria

(A) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.
(B) da reflexão da luz do árabe Alhazen.
(C) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.
(D) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
(E) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.
Resolução

Resposta: Letra C

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de apectos da cultura.

Comentários: O trecho do renascentista Shakespeare faz referência às idéias heliocêntricas de Copérnico, um outro renascentista. Questão simples de resolver, uma vez que a essência está neste trecho: "(...) porque o glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio dos outros(...)". Copérnico, com o modelo heliocêntrico (a terra gira ao redor do sol), desafiou o modelo vigente pela Igreja Católica, ou seja, o geocêntrico (o sol gira ao redor da terra).

Temas: Heliocentrismo

Os pensadores absolutistas

Os pensadores absolutistas, a partir do séc. XVI, acabaram contribuindo para a consolidação do poder total nas mãos dos reis europeus. Suas ideias convenceram o povo sobre a necessidade de obedecer aos monarcas sem questionar.

Este foi, possivelmente, um dos trabalhos de marketing político mais eficientes da História!!!

Este jogo operatório trata destes pensadores, no contexto do Absolutismo e surgimento das Monarquias Nacionais na Europa. Para mandar bem no jogo, é necessário ter algum conhecimento sobre o assunto. Sugiro a leitura de alguns artigos antes de encarar o desafio.
- Resumo sobre o Absolutismo
- Vídeo: O Absolutismo na França e o Século XVII

Se você já está fera no assunto, é hora de testar seus conhecimentos. Para jogar, você deve primeiro clicar PLAY. Em seguida, as definições vão aparecer na parte de baixo da tela. Use o mouse para atirar na palavra referente as definições. Tome cuidado com o tempo e com as munições, que são limitados.

E se você gostar deste desafio, teste seus conhecimentos com outros jogos operatórios.
- Caça-Palavras sobre o Mercantilismo
- Caça-Palavras sobre a Era Vargas


Para jogar em TELA CHEIA, clique aqui

Quem são os pensadores absolutistas?

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna. Sua obra "O Príncipe" é um tratado político a respeito das estruturas do estado moderno. Nessa obra, Maquiavel defende que o soberano - chamado de Príncipe - deve utilizar de quaisquer meios para manter o controle de seu reino.

Thomas Hobbes (1588-1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês. Em sua obra "O Leviatã", defende que no estado natural e entregues à propria sorte, os homens devorariam uns aos outros. É por isso, então, que, por necessidade, fizeram entre si um contrato social que designou um soberano sobre todos os demais, tidos como súditos. A esse soberano - o rei absolutista, no caso - competiria garantir a paz interna e a defesa da nação.

Jacques Bossuet (1627-1704) foi um bispo e teólogo francês. Foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político, criando o argumento que o governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus. Foi autor de "A Política tirada da Sagrada Escritura", publicada em 1709, na qual defende a origem divina do poder real: Deus delegava o poder político aos monarcas, conferindo-lhes autoridade ilimitada e incontestável.

Jean Bodin (1530-1596) foi um jurista francês, membro do Parlamento de Paris e professor de Direito em Toulouse. Ele é considerado por muitos o pai da Ciência Política devido a sua teoria sobre soberania. Foi o primeiro autor a dar ao tema da soberania um tratamento sistematizado, na sua obra "Os Seis livros da República", publicada em 1576. Para ele, a soberania é um poder perpétuo e ilimitado, ou melhor, um poder que tem como únicas limitações a lei divina e a lei natural.

Resumo sobre Mercantilismo

Resumo sobre Mercantilismo

1. Conceito
* O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas, surgido na Europa a partir do séc. XV. Foi posterior ao sistema feudal e anterior ao sistema capitalista.

2. Características I
* Metalismo : caracterizou-se por quantificar a riqueza de uma nação pela quantidade de metais preciosos (ouro e prata).
* Balança comercial favorável : esforço para vender (exportar) mais do que comprar (importar), pois desta forma a nação não perderia reserva de metais.
* Protecionismo : medidas utilizadas pelo estado para diminuir as importações, geralmente através do incentivo à produção industrial interna e taxas alfandegárias.

3. Características II
* Intervenção do estado : o estado - caracterizado pelas monarquias absolutistas - intervinha na economia.
* Pacto colonial : caracterizado pelo monopólio dos países europeus (metrópoles) que tinham terras conquistadas (colônias) a partir da expansão marítima.

4. Sistema Colonial
* As colônias conquistadas pelos europeus, no decorrer do séc. XIV, podem ser divididas em:
* 1- Colônia de exploração : economia agrícola, produção para a exportação, grandes propriedades, trabalho escravo e monocultura. Ex.: Brasil.
* 2- Colônia de povoamento : economia industrial, produção para o mercado interno, pequenas propriedades, trabalho livre e policultura. Ex.: Norte dos EUA.

CAÇA PALAVRAS SOBRE MERCANTILISMO

Aplique seus conhecimentos sobre o Mercantilismo, procurando os termos referentes ao período no caça-palavras abaixo. Ao encontrá-los, arraste o mouse sobre o quadro. Para complementar seus estudos, leia o texto completo.

Este caça-palavras aborda o período do Mercantilismo, sistema ecônomico característico do período Absolutista na Europa (ou Antigo Regime) e que precedeu o capitalismo. Aprofunde seu conhecimento, lendo mais alguns artigos sobre este assunto.
- Resumo: Mercantilismo
- Vídeo: O Predomínio Ibérico


Para jogar em TELA CHEIA, clique aqui

Mercantilismo foi a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. O governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

Entre as principais características do sistema econômico mercantilista, podemos destacar:

- Bulionismo: conhecido também como metalismo. O ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os incas e astecas.

- Industrialização: o governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produto industrializado era mais caro do que matérias-primas ou gêneros agrícolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros.

- Protecionismo Alfandegário: os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países.

- Pacto Colonial: as colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico, ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial.

- Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Guerra Fria

♥ Mensagem

Sabedoria Canina

Você já se imaginou agindo com a Sabedoria Canina

A vida teria uma perspectiva muito mais amistosa.

Tente:

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1. Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.

2. Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.

3. Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-la(o).

4. Quando houver necessidade, pratique a obediência.

5. Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.

6. Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.

7. Corra, pule e brinque diariamente.

8. Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.

9. Seja sempre leal.

10. Nunca pretenda ser algo que você não é.

11. Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.

12. Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio,

sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo.

13. Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.

14. Evite morder quando apenas um rosnado resolver.

15. Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.

16. Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.

17. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.

18. Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que

não tiver e não fique amuado... corra imediatamente de volta para seus amigos.

19. Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.

Autor desconhecido


♥ Para refletir


Trabalho em equipe

"Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando numa formação em V, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se a ave voasse sozinha.
"

Lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade, podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente.

“Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência por tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando a “aspiração” da ave imediatamente à sua frente.”

Lição: Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa aos outros.

“Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta”.

Lição: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.

“Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar e encorajar os da frente e aumentar a velocidade.”

Lição: Precisamos nos assegurar de que o nosso “grasno” seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho.

“Quando um ganso fica doente, ferido, ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo ou morra. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de um outro bando.” Lição: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis.

Gostaria que você pensasse bem nestas lições dos gansos. Leia com atenção, reflita sobre cada item, transponha-os para a sua realidade, mostre ao seu pessoal e discuta com ele. Até com os gansos podemos aprender!

Sucesso!

Fonte: http://sandra-barreto.blogspot.com

Exercitando para a prova - 6o Ano - JELE (Geografia)

1) Qual a diferença entre clima e tempo? O tempo muda em dia. Mas o clima é constante todo o ano.

2) _____Clima____________ é o comportamento da atmosfera, ao longo do ano, em um determinado lugar.

3) Faça a associação correta entre a descrição climática e a denominação.

A - As quatro estações do ano são bem caracterizadas

B – Temperaturas muito baixas durante o ano todo e a maior parte das precipitações ocorre em forma de neve.

C – Altas temperaturas e com chuva durante a maior parte do ano.

D - Duas estações bem marcadas, sendo o verão chuvoso e o inverno seco

E- Altas temperaturas e pouca chuva durante o ano.

( B ) clima polar ( C ) clima equatorial ( E ) clima semiárido ( D ) clima tropical

4) Indique a alternativa correta.
Sobre o espaço geográfico é correto afirmar que é

a) construído sem nenhuma alteração na paisagem.
b) construído pela sociedade ao longo da história.
c) imutável, isto é, depois de construído não sofre mudanças.

5) Indique as afirmações corretas:

a) Os lugares se definem pela nossa convivência com outras pessoas.
b) Os lugares são todos iguais.
c) A praça onde você se encontra com os colegas é um lugar.
d) Nem todos os lugares são bonitos e agradáveis.
e) Uma das características do lugar é não ter relações com outros lugares.



domingo, 19 de junho de 2011

Exercitando para a prova 6o Ano JELE e Lemos de Castro

Esses exercícios servem para o 6o Ano do Lemos e do Jele.

1) Complete as lacunas corretamente:

a) A ________________ era uma faixa de terra localizada entre os rios Tigre e ___________.

b) O governante máximo do Egito era o _______________.

c) A atividade econômica mais importante da economia egípcia era a ___________________.

d) Os ____________________ eram funcionários da administração (sabiam ler, escrever e contar).

e) __________________foi o primeiro patriarca Hebreu.

f) O _______________________ foi à maior contribuição da civilização fenícia para a cultura das civilizações orientais.

g) No Império Persa, os inspetores reais denominados __________________

fiscalizavam as ____________________, governadas pelo _________________.

h) Os primeiros chefes hebreus eram chamados de ________________________.

i) De acordo com a Bíblia, foi durante o Êxodo que Moisés recebeu de Deus os

_________________________________________.

j) Biblos era cidade fenícia que se tornou célebre pela exportação de _________.

K) A Fenícia era formada por _________________________________________

independentes entre si.Cada cidade tinha um governo próprio.

l) O primeiro rei hebreu foi ________________________.

m)O Império Persa foi conquistado por __________________________, rei da Macedônia.

2) Sobre a religião persa, preencha as informações solicitadas:

a) fundador: _____________________________________________

b) livro sagrado: __________________________________________

c) deus do bem : __________________________________________

d) deus do mal: ____________________________________________

3) Responda:

a-O que foi a Diáspora ?

b-O que foi o Êxodo ?

c-O que representa a Páscoa para os hebreus?

GABARITO:


1-

A) MESOPOTÂMIA EUFRATES

B) FARAÓ

C) AGRICULTURA

D) ESCRIBAS

E) ABRAÃO

F) ALFABETO

G) "OLHOS E OUVIDOS DO REI" SATRAPIAS SÁTRAPAS

H) PATRIARCAS

I) DEZ MANDAMENTOS

J)PAPIRO

k) CIDADES-ESTADOS

L) SAUL

M) Alexandre MAGNO


2) A: ZOROASTRO

B: AVESTA

C: AHURA MAZDA

D: ARIMÃ


3)A) FOI A DISPERSÃO DOS JUDEUS PELO MUNDO.

B) SAÍDA EM MASSA DOS HEBREUS DO EGITO,ONDE ERAM ESCRAVIZADOS.

C) A PÁSCOA JUDAICA COMEMORA A LIBERTAÇÃO DOS JUDEUS DO EGITO .

Exercitando para a prova 7o Ano Lemos de Castro

Esses exercícios são só para as turmas do Lemos de Castro

1) Complete:

a) Para captar a realidade do mundo, os pintores renascentistas

aperfeiçoaram a técnica da ______PERSPECTIVA______________.

b) O movimento cultural que caracterizou a mudança da mentalidade

medieval para mentalidade moderna é chamado de ___RENASCIMENTO___________.

c) O Renascimento começou na _____ITÁLIA_________, espalhando-se,

posteriormente , para outras regiões da Europa.

d) Característica do Renascimento que valoriza o indivíduo: __INDIVIDUALISMO_________

e) A arte renascentista é de grande beleza até os dias atuais, esses estudiosos

e artistas tiveram apoio financeiro para produzirem, pois esse financiamento de

atividades intelectuais e artísticos passou a representar uma forma de obter status social.

Tais patrocinadores eram conhecidos como ____MECENAS_____.

f) O principal objetivo do ____HUMANISMO______

era o conhecimento do homem, de seu corpo, sua história, ideias e emoções.

2)Responda:

a) Quem propôs a teoria heliocêntrica? NICOLAU COPÉRNICO.

b) Quem escreveu o livro Dom Quixote? MIGUEL DE CERVANTES.

c) Quem é considerado o pai da anatomia moderna? ANDREAS VESALIUS.

d) Quem escreveu o livro Os lusíadas? LUÍS DE CAMÕES





domingo, 5 de junho de 2011

A história de Davi

A história de Davi

Adaptação: Lina

baseado na Bíblia - I Samuel 16-17

Há muito tempo atrás, num país muito distante do nosso, chamado Israel, havia um rapazinho chamado Davi.

Eu não sei a idade dele, mas imagino que ele era bem novinho e mesmo sendo novinho, ele já trabalhava. Sabe o que ele fazia?

Ele era pastor de ovelhinhas.

Todo o dia, de manhã bem cedinho, ele acordava e ia trabalhar. Ele levava as ovelhinhas para beberem água no riacho e comerem graminhas bem verdinhas.

Ele estava sempre alerta para evitar que algum bicho atacasse suas ovelhinhas, porque ele tinha um carinho muito especial por elas.

Nos momentos mais tranqüilos, Davi tocava sua harpa. As ovelhas ficavam calmas. E assim Davi tocava, tocava e tocava. Era tão bonito. As pessoas que passavam nas redondezas ouviam a música e ficavam admirados. Era uma música tão bonita.

Sabe... nessas horas, Davi olhava para natureza e via as coisas que Deus fez e tocava lindas canções e escrevia lindos poemas pensando em Deus – Esses poemas se chamam Salmos... é... são alguns dos Salmos que estão no meio da Bíblia. Foi assim que Davi cultivou uma amizade com Deus.

Daí... a música dele ficou conhecida por algumas pessoas da sua cidade.

Um dia, o rei Saul estava muito nervoso e seus empregados sugeriram que chamasse alguém que tocasse bem algum instrumento para acalmar os ânimos do rei.

Adivinhe quem foi chamado?

É... o próprio – Davi.

E ele tocou bonito para rei e assim... quando o rei ficava nervoso e irritado, Davi tocava a sua harpa e o rei ficava calminho, calminho. O rei gostou tanto, que até convidou Davi para ser escudeiro dele.

Mas... mesmo assim, Davi ainda cuidava das suas ovelhas nas horas vagas.

Um dia, teve uma guerra muito terrível e os irmãos de Davi foram para ela. Davi não foi porque era muito jovem, mas o pai de Davi pediu para que ele fosse até o local da guerra, levar alimentos para os seus irmãos.

Davi foi.

Chegando lá, viu que os soldados estavam tensos. No exército inimigo havia um inimigo muito poderoso. Ele era um gigante e o nome dele era Golias. Ele desafiava e xingava os soldados, chamando um que pudesse lutar com ele.

Os soldados de Israel estavam com medo, inclusive os irmãos de Davi.

Davi não ficou com medo do gigante e foi pedir autorização ao rei Saul para lutar com o gigante Golias. O rei não teve outra opção, senão autorizar o moço Davi a lutar com o gigante, dando a ele roupas de guerra (escudo/armadura).

Davi pôs aquelas roupas.... aiiii... mas não teve jeito. Ele não conseguia se equilibrar com aquilo. Aquelas roupas mais atrapalhavam do que ajudavam.

Decidiu tirar aquelas roupas de guerra e ir lutar do seu jeito, ou seja, CONFIANDO QUE SEU AMIGO DEUS, IRIA LHE DAR VITÓRIA.

Ele foi até o riacho, pegou 5 pedrinhas e um funda e foi.

O gigante, ao ver a Davi, começou a rir e a caçoar dele dizendo:

- Você ta pensando que eu sou cachorro para vir lutar comigo com pedras e paus? Você vai ver só o que vai te acontecer... vou fazer picadinho de Davi.

Davi não se intimidou e disse:

- Olhe senhor gigante, você pode vir lutar comigo com a sua espada e a sua lança, mas eu vou lutar COM A AJUDA DE ALGUÉM QUE É MAIOR QUE VOCÊ – QUE É DEUS.

Davi pegou a sua pedrinha, colocou na funda e girou, girou, girou e vuptttttt.

A pedrinha voou, voou, voou e PIMBA.

Bem na testa do gigante Golias que caiu e morreu.

E foi assim que Davi confiou em Deus e foi vitorioso.

Na nossa vida, temos probleminhas, problemas e problemões. Alguns deles, são como gigantes. Mas Deus quer que a gente, como Davi, tenha uma amizade com Ele, confie Nele e Ele nos ajuda a vencer esses desses problemas. Confie em Deus, confie em seu filho Jesus Cristo!

sábado, 4 de junho de 2011

Exercitando - 6o Ano - JELE (Geografia)


Exercitando para a prova - 7o Ano - JELE (Geografia)

Assinale com V as frases verdadeiras e com F as falsas:

1 - ( ) Nas grandes metrópoles a densidade demográfica é alta.

2 - ( ) Chamamos de migração aos deslocamentos da população de um lugar para outro.

3 - ( ) Quando as pessoas saem de uma cidade, estado ou país de origem elas são chamadas de emigrantes, pois realizam o movimento de emigração, isto é, de saída de seu local de origem.

4 - ( ) A população relativa ou densidade demográfica é o resultado da divisão do número de nascimentos pelo número de mortes .

5 - ( ) A população jovem é formada pelas pessoas que têm até dezenove anos de idade.

6 - ( ) População absoluta é o número de habitantes que reside em cada quilômetro quadrado.

7 - ( ) Densidade demográfica é o número total de habitantes que vivem numa dada área.

8 - ( ) O crescimento natural obtém-se subtraindo as pessoas que nascem das pessoas que morrem.

9 - ( ) O crescimento natural é a diferença entre natalidade e mortalidade.

10-( ) A taxa de natalidade é o número total de crianças que nascem durante um ano.

11-( ) Os idosos são a população com mais de 50 anos.

12-( ) O grupo etário dos adultos representa a população que tem entre 18 e 65 anos.

13-( ) Pirâmide etária é um gráfico que representa a forma como a população se reparte por grupos de idade e por sexo.

14-( ) O censo permite que sejam obtidos dados sobre a população.

15-( ) População absoluta é a população total de um determinado lugar.

16-( ) Nos países ricos, a taxa de expectativa de vida é baixa.

17-( ) Nos países ricos, a taxa de expectativa de vida é alta.

18-( ) Obtém-se a densidade demográfica dividindo-se o número de habitantes de uma área por sua extensão territorial.

19-( ) O termo povoado refere-se à população absoluta.



Respostas
1-V
2-V
3-V
4-F
5-V
6-F
7-V
8-F
9-V
10-V
11-F
12-F
13-V
14-V
15-V
16-F
17-V
18-V
19-F

Pirâmides etárias

Pirâmides etárias

A pirâmides etárias são representações gráficas (histograma) da população classificada por sexo e idade. No eixo vertical (y) estão indicadas as diversas faixas etárias, enquanto que no eixo horizontal (x) está indicada a quantidade de população: as barras da esquerda representam a população masculina e as barras da direita representam a população feminina. Observe duas pirâmides etárias correspondentes a dois países que apresentam um perfil sócio-econômico bastante diferente.


reprodução


A forma da pirâmide está associada ao nível de desenvolvimento do país. As pirâmides com forma irregular, topo largo e base estreita, correspondem aos países com predomínio de população adulta e população envelhecida, caso dos países desenvolvidos que atingiram ou estão próximos de atingir a fase de estabilização demográfica. As pirâmides de base larga e forma triangular representam países com população predominante jovem e baixa expectativa de vida, caso dos países subdesenvolvidos, em fase de crescimento acelerado, ainda na primeira fase da transição demográfica.

No Brasil, a pirâmide etária tem se modificado a cada década. Sua forma revela uma situação intermediária entre as duas primeiras pirâmides apresentadas, de acordo com as alterações recentes ocorridas do padrão demográfico brasileiro. Observe estas mudanças através da sobreposição das pirâmides de 1980 a 2000.


reprodução


Observação: Não existe um critério único para a distribuição da população por faixa etária; o mais adotado (inclusive pelo IBGE, atualmente) divide a população em jovens (0-14 anos), adultos (15-65 anos) e idosos (acima de 65 anos). Essa distribuição tem como critério a população ligada ao mercado de trabalho (pessoas de 15 a 65 anos, aproximadamente), empregada ou não, e as pessoas consideradas fora desse mercado (com menos de 15 anos ou mais de 65 anos, aproximadamente).

Deve-se observar que, a divisão da população, em três grandes grupos etários: de 0 a 14 anos, 15 a 64 e 65 anos e mais, não é restritivo. A utilização da divisão dos tradicionais grupos etários é base para o cálculo da razão de dependência em relação à população potencialmente ativa. A razão de dependência é a relação entre a população dependente (menores de 15 anos + acima de 65 anos) e a população em idade ativa (de 15 a 64 anos), multiplicado por cem. Com relação a faixa etária dos idosos, o critério de 65 anos e mais é utilizado para a conceituação do índice de envelhecimento que é indicado pelo "número de pessoas de 65 anos e mais de idade para cada 100 pessoas menores de 15 anos de idade, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado."

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Exercitando 7o Ano

EXERCÍCIOS

1) (Unitau-SP) São características do mercantilismo:
a) livre cambismo, fomento às indústrias, balança comercial favorável
b) fomento às indústrias, tarifas protecionistas, metalismo, leis de mercado
c) livre cambismo, pacto colonial, intervencionismo estatal
d) monopólio, livre cambismo, tarifas protecionistas, metalismo
e) balança comercial favorável, metalismo, tarifas protecionistas, intervencionismo estatal.

2) (FGV-SP) Acerca do absolutismo na Inglaterra, NÃO é possível afirmar que:
a) fortaleceu-se com a criação da Igreja Anglicana
b) foi iniciado por Henrique VIII, da dinastia Tudor, e consolidado no longo reinado de sua filha Elizabeth I;
c) a política mercantilista intervencionista foi fundamental para a sua solidificação;
d) foi conseqüência da guerra das Duas Rosas, que eliminou milhares de nobres e facilitou a consolidação da monarquia centralizada;
e) o rei reinava mas não governava, a exemplo do que ocorreu durante toda a modernidade.

3) (UFRN) O sistema de colonização objetivado pela política mercantilista tinha em mira:
a) criar condições para a implantação do absolutismo;
b) permitir à economia metropolitana o máximo de auto-­suficiência e situá-la vantajosamente no comércio internacional, pela criação de complementos à economia nacional;
c) evitar os conflitos internos, resultantes dos choques entre feudalismo e capitalismo, que entravavam o desenvolvimento dos países europeus;
d) ganhar prestígio internacional
e) obter a garantia de acessos às fontes de matérias-primas e aos mercados consumidores no ultra-mar.

4) (FUVEST) No processo de formação dos Estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:
a) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do Estado Moderno
b) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja
c) Desagregação do feudalismo e centralização política
d) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial
e) Enfraquecimento da burguesia e equilíbrio entre Estado e Igreja.

5) (PUC) Na obra O Príncipe , Maquiavel defendia o absolutismo como forma de consolidar e fortalecer o Estado. Entre seus argumentos destaca-se:
a) a necessidade de o governante cercar-se de bons conselheiros, com os quais dividiria o poder;

b) a ideia de que somente a lei moral e religiosa limitaria os poderes do rei
c) a constante utilização da guerra como meio de demonstrar a força do Estado;
d) o reconhecimento de que todos os meios utilizados para defender os interesses do governante e do Estado seriam justificados;
e) o princípio da constante mudança das instituições , para que elas se adequassem sempre às novas situações.

6) (FUVEST) O Estado Moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram, respectivamente:
a) rococó e liberalismo
b) renascentismo e capitalismo
c) barroco e mercantilismo
d) maneirismo e colonialismo
e) classicismo e economicismo.








RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS
1 E
2 E
3 B
4 C
5 D
6 C

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Exercícios Segunda Guerra Mundial

1.(UFMG) No período de 1948 e 1952, mudanças na conjuntura internacional obrigaram os EUA a alterar sua política em relação ao Japão. Essa alteração ocasionou o fim da intervenção americana naquela país. Assinale a alternativa que apresenta fatores que motivaram a alteração da política americana em relação ao Japão:
a)O surgimento da Cortina de Ferro e o conflito Tito-Stalin
b)A ascensão de Nikita Kruchev na URSS e a invasão da Hungria pelos soviéticos
c)Os conflitos da Coréia e do Vietnã
d)O macartismo e a criação do Kominform
e)O advento da guerra fria e a Revolução Chinesa

02. Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):
a)ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor
b)invasão da França por tropas italianas
c)política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país
d)apoio dado pela Onu aos países latino-americanos participantes do conflito
e)afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil

03. (FUVEST) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941)
A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Entre esses problemas, identificamos:
a)o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente
b)a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima
c)o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos
d)os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena
e)a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo

04. Assinale a alternativa errada no contexto da Segunda Guerra Mundial:
a)A anexação da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pelos alemães
b)A crise do Corredor Polonês, que culminou com a invasão da Polônia por tropas nazista
c)A anexação da Albânia pelas tropas fascistas italianas
d)A invasão, pelos japoneses, de regiões chinesas de grande importância econômica
e)A vitória alemã na batalha de Stalingrado, que consolidou a hegemonia alemã

05. (UFPE) Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:
1. Blitzkrieg ( ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze ( ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. A Grande Aliança ( ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
4. As nações do Eixo ( ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki ( ) Japão, Itália e Alemanha.
a)1, 5, 2, 4 e 3
b)1, 5, 2, 3 e 4
c)1, 2, 5, 4 e 3
d)4, 5, 2, 3 e 1
e)2, 3, 5, 4 e 1

06. (UNITAU) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a)a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich
b)a efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha
c)a invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético
d)a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia
e)a tomada do "Corredor Polonês" que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos

07. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a)os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki
b)de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy
c)com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra
d)Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas

08. (UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 - 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:
a)os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo
b)os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia
c)os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos
d)os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África
e)os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor


Gabarito

01)E
02)A
03)C
04)E
05)B
06)A
07)D
08)E

Resumo sobre Guerra Fria 9o Ano

Guerra Fria

Introdução

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Paz Armada

Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.

Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.
Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.

Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Corrida Espacial

EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.

Caça às Bruxas

Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.

Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

"Cortina de Ferro"

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".

Plano Marshall e COMECON

As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Envolvimentos Indiretos

Guerra da Coreia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoísta ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

Fim da Guerra Fria

A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

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