Planeta Sustentável

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Resumo sobre Mercantilismo

Resumo sobre Mercantilismo

1. Conceito
* O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas, surgido na Europa a partir do séc. XV. Foi posterior ao sistema feudal e anterior ao sistema capitalista.

2. Características I
* Metalismo : caracterizou-se por quantificar a riqueza de uma nação pela quantidade de metais preciosos (ouro e prata).
* Balança comercial favorável : esforço para vender (exportar) mais do que comprar (importar), pois desta forma a nação não perderia reserva de metais.
* Protecionismo : medidas utilizadas pelo estado para diminuir as importações, geralmente através do incentivo à produção industrial interna e taxas alfandegárias.

3. Características II
* Intervenção do estado : o estado - caracterizado pelas monarquias absolutistas - intervinha na economia.
* Pacto colonial : caracterizado pelo monopólio dos países europeus (metrópoles) que tinham terras conquistadas (colônias) a partir da expansão marítima.

4. Sistema Colonial
* As colônias conquistadas pelos europeus, no decorrer do séc. XIV, podem ser divididas em:
* 1- Colônia de exploração : economia agrícola, produção para a exportação, grandes propriedades, trabalho escravo e monocultura. Ex.: Brasil.
* 2- Colônia de povoamento : economia industrial, produção para o mercado interno, pequenas propriedades, trabalho livre e policultura. Ex.: Norte dos EUA.

4 comentários:

  1. adorei o resumo. me ajudou bastante para estudar! bjs

    ResponderExcluir
  2. Professora Vânia adorei o seu resumo me ajudou muito pois estou fazendo o terceiro período de História e foi de muita ajuda para a minha pesquisa da História da África. Bjs Ellen Rodrigues de Manaus-Am

    ResponderExcluir

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores