Planeta Sustentável

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Novo Telecurso -As grandes Navegações - História - Aula 17 (1 de 2)

Novo Telecurso -As Grandes Navegações - História - Aula 17 (2 de 2)

Aviso para os alunos do 9o Ano

Não deixem de ver uns slides sobre Guerra Fria (agosto de 2009).

Para os alunos do 6o Ano

Aprenda mais um pouco...

Ostracismo era uma forma de punição política empregada inicialmente pelos atenienses. Significava a expulsão política e o exílio por um tempo de 10 anos. Seus bens ficavam guardados na cidade e ele se tornava como de fora. Foi decretada em Atenas no ano de 510 a.C. por Clístenes e foi posto em prática no ano 487 a.C. como luta contra a tirania.
O político que houvesse proposto projetos e votações para beneficio próprio para retornar para a tirania era candidato certo ao ostracismo.

Aviso para os alunos do 6o Ano

Não deixe de assistir os vídeos sobre Grécia ( agosto de 2009).

Exercícios para os alunos do 6o Ano de História

1) Complete:

a) Os ______________________ valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os ____________________________, o militarismo.
b)A Capital de Creta é ___________.
c) A Cidade-Estado grega que se localizava na Lacônia era ___________.
d) A religião grega era ______________________ e antropomórfica.
e) _________________________________ é considerado “Pai da História”.
f) Os __________________ era a classe social ateniense que possuía direitos políticos.


Gabarito
a)atenienses espartanos
b) Cnossos
c) Esparta
d) politeísta
e) Heródoto
f) eupátridas

Exercitando 6o Ano - Grécia

1) Cite:

a) Parte mais elevada da cidade de Atenas. O local tinha a função de proteger a pólis contra a ameaça externa, além de servir de centro religioso .________

b) Classe social ateniense que possuía direitos políticos. ________________

c)Em uma habitação da Grécia antiga o _______________________era à parte da casa destinado exclusivamente às mulheres e o ___________a parte reservado para os homens.

2) Correlacione:

1- Atenas 2- Esparta

( ) Não fundaram colônias fora da Grécia.
( ) Forma de governo: Aristocracia.
( ) A Assembléia do povo, conhecida por Eclésia, tinha poderes reduzidos.
( ) Forma de governo: Democracia

3) Os gregos tinham o costume de excluir uma pessoa do convívio das outras, por ela ser perigosa para a sociedade. Que nome recebia esse costume?

__________________________________________________________________


Gabarito

1) a) Acrópole
b) eupátridas
c) gineceu andrón

2) 2-2-1-1

3) Ostracismo.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 03 (1 de 2)

Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 03 (2 de 2)

Exercícios - 7º anos

Exercícios - 7º anos

Faça em seu caderno um quadro comparativo da doutrina Católica, Luterana e Calvinista

Tema Doutrina Católica Doutrina Luterana Doutrina Calvinista

Salvação Pelas obras e pela fé Somente pela Fé Predestinação

Número de
Sacramentos
07 02 02

Verdade A tradição e a Biblia Somente a Biblia Somente a Biblia

Autoridade do
papa Aceitava Não Aceitava Não aceitava

2. Faça uma ficha sobre o concílio de Trento
a - Significado de um Concílio: Reunião de cardeais que discutem a doutrina Católica.
b - Local e data de realização: Trento na Itália, entre 1545 a 1563.
c - Motivo da convocação deste concílio: Discutir e deliberar sobre as reformas na Igreja.
d - Principais resoluções: Reafirmação da doutrina católica e reorganização da Igreja.
e - Instrumentos de evangelização criados ou fortalecidos: Tribunal do Santo Ofício, Companhia de Jesus e o Index

Regras de Convivência

Regras de Convivência


Respeitar a todos na escola: colegas e funcionários.
Manter a oganização do material e ambiente escolar.
Realizar sem preguiça as atividades propostas.
Falar na hora certa e permitida.
Não fazer brincadeiras desagradáveis: chutes, tapas, deboches, rixas...
Não consumir guloseimas: chicletes, pirulitos, balas...
Não pegar material do colega sem sua devida permissão.
Não conversar durante as explicações.
Fazer as tarefas

Exercícios sobre a China Antiga- 6o Ano

1. Indique três importantes realizações humanas que ocorreram durante a dinastia Chang.

  • aparecimento das primeiras cidades fortificadas.
  • desenvolvimento da metalurgia do bronze.
  • criação do primeiro sistema de escrita chinês.

2. Dê duas características da economia e da sociedade chinesa do período Chou.

Sociedade:

Os nobres e camponeses polarizaram a sociedade. os nobres, composto pelos grandes proprietários de terra, dominavam os cargos da administração pública. Os camponeses formavam o grupo social mais numeroso. Eles cultivavam as terras dos nobres, além de se dedicar ao artesanato.

Economia:

A agricultura era a atividade mais importante, com destaque para o cultivo de painço, cevada e do arroz; outras atividades econômicas de importância eram a exploração de madeira, a tecelagem da seda e a criação de gado.

3. Leia a fonte histórica a seguir.

" Como os dias de primavera começa o calor,

e o papa-figo inicia seu canto.

As jovens mulheres pegam seus grandes cestos,

e percorrem os pequemos caminhos,

procurando pelas delicadas folhas de amoreira ..."

  • A que atividades econômica o poema acima se refere? Quem a realiza?

O poema se refere-se à coleta de folhas de amoreira, alimento do bicho-da-seda. As mulheres.

  • É possível perceber no texto a relação entre coleta das folhas de amoreira e o tempo da natureza? Justifique.

Sim, tanto a china antiga quanto na vida rural dos dias atuais, a pesca, a agricultura e a coleta são atividades intimamente relacionadas ao nascer e ao pôr-do-sol, às estações do ano,´e à época das chuvas das secas.

domingo, 8 de agosto de 2010

Novo Telecurso - Fenícios e hebreus - História - Aula 06 (2 de 2)6o Ano

Novo Telecurso -Fenícios e hebreus - História - Aula 06 (1 de 2)6o Ano

Novo Telecurso - Reforma ou Reforma Protestante - História - Aula 19 (1 de 2)

Novo Telecurso -Reforma e Contrarreforma - História - Aula 19 (2 de 2)

TELE AULA SOBRE REFORMA- 1a parte

É sempre bom apontar alguns erros nessas tele aulas. Como por exemplo, afirmar que, na Europa, o Catolicismo era a única religião na Idade Média. Não é verdade. Parte da Espanha e de Portugal
eram Islâmicos e a maior parte da Europa Oriental era Ortodoxa.

MARTINHO LUTERO - Parte - ( 04 de 04 )

MARTINHO LUTERO - Parte - ( 03 de 04 )

MARTINHO LUTERO - Parte - ( 02 de 04 )

MARTINHO LUTERO - Parte - ( 01 de 04 )

Aviso para os alunos do 7o Ano

No mês de março de 2010 tem um texto sobre Reforma e Contrarreforma e as 95 teses de Lutero.
No mês de abril tem exercícios.

Aviso para os alunos do 6o Ano

Os vídeos sobre hebreus, fenícios e persas estão em 2009 no mês de agosto e tem também exercícios.

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores